Reverência à carne de qualidade marca Workshop em Pelotas (RS)

6 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com o consumidor cada vez mais consciente sobre a importância da qualidade da carne em detrimento da quantidade, o mercado premium avança com força puxado pela diversidade de preparos e cortes à venda. A ideia foi abordada no Workshop Carne Angus, na noite desta terça-feira (4/10), durante a 96ª Expofeira de Pelotas, em Pelotas (RS). O encontro reuniu pecuaristas, lideranças da Metade Sul do Rio Grande do Sul, empresários e profissionais ligados ao agronegócio e foi promovido pela Associação Brasileira de Angus, pelo Programa Carne Angus Certificada e pelo Núcleo Centro-Sul de Criadores de Angus com apoio do Frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul (RS), e da MSD.  

Sob comando do renomado chef e empresário Rogério De Betti, o evento foi um verdadeiro desfile de cortes de excelência. Preparadas com esmero no Frigorífico Coqueiro, as carnes foram assadas na parrilla pelo chef De Betti para um público entendido no assunto. “Há pouco tempo, a carne não tinha marca. Hoje, tem marca e tem origem”, citou o chef, sugerindo uma analogia com o mercado de cervejas e vinhos que valorize o terroir dos cortes. Segundo ele, esses são exemplos que a pecuária deveria seguir porque retratam uma mudança no comportamento do consumidor, enaltecendo o diferente. “Há pouco tempo, se bebia cerveja mais gelada. Hoje, há cervejas de R$ 3,00 e de R$ 20,00. O consumidor está interessado em descobrir novos sabores e formas de preparo”, exemplificou De Betti. Ele ainda mencionou novos movimentos como o flexitarianismo, que, diferentemente do veganismo, se caracteriza pelo consumo alternado de proteína e vegetais sem defesa de extremos. “Nunca se consumiu tanta carne boa. As pessoas não procuram pelo peso, mas pela qualidade. Hoje, os restaurantes que mais ‘bombam’ são os de carne”, completou De Betti.

Durante a conversa com os criadores da Metade Sul do Rio Grande do Sul, o chef também contou como se tornou referência em carne. Lembrou quando começou a produzir Dry Aged em casa e postava imagens no Instagram. A experiência agradou amigos e transformou-se em um projeto de negócio. “É preciso ter fãs que sigam sua marca porque realmente se identificam com ela e confiam em seu potencial”, disse. A energia que moveu o chef paulista é similar à que conduziu o empresário Luiz Roberto Saalfeld a dar vida ao Frigorífico Coqueiro. De Betti ressaltou que grande parte dos pecuaristas conhece pouco sobre o mercado de carne e grande parte dos açougueiros não sabe nada sobre boi. “A hora que se começar a entender que o boi impacta na carne e que a carne depende do boi você cria uma relação de simbiose, de ganha-ganha”.

Outra tendência, acrescentou a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, é com relação à sustentabilidade da atividade pecuária, como a adoção do Selo Sustentabilidade capitaneado pela Angus e concedido a propriedades que adotam boas práticas tanto do ponto de vista ambiental quanto trabalhista e social. “As pessoas perguntam: quanto eu vou ganhar fazendo esse protocolo de sustentabilidade? E a gente sempre responde: em um primeiro momento nada. Mas precisamos comunicar o que já fazemos dentro da porteira. Depois do reconhecimento do consumidor, vem o valor adicional”, frisou a dirigente, lembrando que as bonificações pagas hoje pela Carne Angus surgiram só após o crescimento da demanda pelo produto.

Durante o Workshop, De Betti explicou desde o preparo do fogo até o tempo de cocção e cortes Angus. Ana Doralina ressaltou a importância de encontros como esse para debater, junto dos criadores, as tendências de consumo. “O Brasil evoluiu muito. Ganhamos em peso de carcaça e em número de cabeças certificadas. Estar ao lado de pessoas como o De Betti nos ajuda a entender o que pensa o novo consumidor”, salientou.

Posição compartilhada pelo presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski. Ressaltando os ganhos obtidos pelo Programa Carne Angus, ele reforçou o excelente trabalho de certificação realizado junto ao Frigorífico Coqueiro, que atualmente vem expandindo vendas para outros estados brasileiros. “Hoje vemos um melhor aproveitamento das carcaças em cortes certificados. Esse é um trabalho que a associação não abre mão”. O ganho, explicou o diretor do Carne Angus Certificada, Milton Moraes Filho, vem de uma produção de alto desempenho, lastreada em cortes produzidos com uma toilette de excelência dignos dos mercados mais exigentes. Também participaram do encontro a presidente do Núcleo Centro-Sul Angus, Claudia Ferreira Talavera Campos, e o produtor Virgílio Bammann, da propriedade Arvoredo, de Cachoeira do Sul (RS), que entrega animais ao Coqueiro.  

Durante o evento, a MDS ainda apresentou sua nova linha de produtos para controle de carrapatos e outros ectoparasitas. O Workshop Carne Angus também teve apoio da Genex.

Crédito das fotos: Carolina Jardine

Jardine Agência Com,.


Compartilhar