Rio Acre atinge níveis críticos: seca extrema decreta emergência em todo o estado

Rio Acre atinge níveis críticos: seca extrema decreta emergência em todo o estado

31 de julho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto :Agência de noticias do Governo do Acre

O estado do Acre segue enfrentando situação de emergência ambiental. Nesta quarta-feira, o Rio Acre atingiu a cota de 1,54 metros, a medição é feita pelo Serviço Geológico Brasileiro e representa uma redução de dois centímetros em relação à medição da última terça-feira. A pior cota da história para o rio foi registrada em setembro de 2022, no valor de 1,25 metros.

Diante da situação, o Diário Oficial do estado do Acre desta quarta feira trouxe a publicação de decretos de estado de emergência nos municípios de Cruzeiro do Sul, pelo prazo de 180 dias, e Porto Walter: 190 dias.

O governo do Acre já decretou emergência ambiental nos 22 municípios do estado, medida que vale até o fim do ano. Um gabinete de crise foi instalado para enfrentar a situação e mitigar os impactos da seca na população.

Em Porto Walter, a seca prolongada causa muitos problemas para a navegação no Rio Juruá e seus afluentes, afetando quase onze mil pessoas, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas que sofrem com a falta de água potável e a escassez de alimentos.

Também há registros de incêndios na área verde do aeródromo da cidade, comprometendo voos. A rota aérea poderá sofrer obstrução por conta das nuvens de fumaça. O decreto de estado de emergência vale até o fim do ano.

Reportagem, Kristine Otaviano
Agência Voz


Compartilhar