Ronda Escolar da PM apreende 300 cigarros eletrônicos neste ano em escolas da Capital

Ronda Escolar da PM apreende 300 cigarros eletrônicos neste ano em escolas da Capital

16 de dezembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

por Dany Nascimento | seg, 16/12/2024 – 09:41

Fotos: Divulgação/PMMS

O Programa Ronda Escolar, conduzido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, encerra o ano de 2024 com um balanço significativo de ações e apreensões nas 78 escolas estaduais de Campo Grande.

Um trabalho de vigilância, que tem como objetivo levar segurança para o ambiente escolar da Rede Estadual de Ensino.

Durante as operações, foram apreendidos mais de 300 cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como PODs ou VAPEs, e 50 objetos cortantes, como facas, estiletes e tesouras.

Além disso, o programa registrou diversas ocorrências como mostra a tabela abaixo:

Como forma de prevenção, o programa promoveu mais de 9 mil rondas e 840 palestras, abordando temas como civismo, prevenção à violência e cidadania. Essas atividades educativas foram fundamentais para conscientizar os alunos sobre os riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos e o porte de objetos perigosos, além de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar.

Todas as 78 escolas estaduais de Campo Grande foram atendidas diariamente pelo programa, distribuídas nas seguintes áreas:

  • Anhanduizinho: 10 escolas
  • Bandeira: 12 escolas
  • Segredo: 10 escolas
  • Prosa: 6 escolas
  • Lagoa: 11 escolas
  • Imbirussu: 9 escolas
  • Área Central: 20 escolas
Comandante da Ronda Escolar, Letícia Raquel Lopes Ramos

As equipes realizaram atividades como acompanhamento nos horários de entrada e saída dos alunos, orientações à gestão escolar, suporte em situações que exigem intervenção de órgãos competentes, e interação constante com a comunidade escolar.

De acordo com a tenente-coronel da PM, Letícia Raquel Lopes Ramos, comandante da Ronda Escolar, a presença constante das equipes foi determinante para que, em 2024, não houvesse nenhuma ocorrência de ameaças de ataques ou massacres nas escolas estaduais, em contraste com o cenário de insegurança vivenciado em 2023.

“A Ronda Escolar reafirma seu compromisso com a prevenção e com a segurança de nossas escolas. O resultado desse trabalho é visível na tranquilidade que hoje caracteriza o ambiente escolar”, destacou a comandante.

O balanço de 2024 reflete o impacto positivo do programa na garantia de um espaço seguro e propício para o aprendizado, reafirmando a importância da parceria entre segurança pública, escola e comunidade.

Cigarros eletrônicos apreendidos durante ronda escolar em 2024

Assessoria de Comunicação Sejusp-MS


Compartilhar