Rota Bioceânica – Com foco no avanço das obras, senador Nelsinho Trad visita Porto Murtinho
19 de março de 2024 Off Por Marco Murilo OliveiraDefensor da Rota Bioceânica, projeto que promete redefinir as dinâmicas econômicas e logísticas do Mato Grosso do Sul e do Brasil, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) visita hoje (19) as obras da ponte que representará um marco na ligação entre o Mato Grosso do Sul e Carmelo Peralta, no Paraguai. Acompanham: a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional e dos Transportes, Waldez Góes e Renan Filho e o governador de MS, Eduardo Riedel.
“A construção desta ponte é símbolo da nossa capacidade de ultrapassar fronteiras e promover integração econômica e cultural profunda entre os países sul-americanos,” afirmou o senador.
Financiada pela Itaipu Paraguai com um investimento de U$$ 85 milhões, a ponte é fundamental para o projeto da Rota Bioceânica, que estabelece uma ligação direta para o comércio com os mercados asiáticos e fortalece as relações com Paraguai, Chile e Argentina.
O senador Nelsinho Trad tem sido figura decisiva nos esforços para assegurar o financiamento federal necessário e na superação de desafios logísticos e burocráticos. Recentemente, acompanhou um impasse aduaneiro que paralisou as obras.
O parlamentar acredita na Rota Bioceânica como um catalisador para o desenvolvimento regional, destacando que, uma vez concluído, o corredor de 2.396 quilômetros ligará o Atlântico ao Pacífico, “transformando o Mato Grosso do Sul em um hub logístico estratégico para o comércio internacional, especialmente com a Ásia”, explicou.
“Estou ansioso para acompanhar de perto o progresso dessas obras e continuar o trabalho para assegurar a realização deste projeto transformador,” concluiu parlamentar.
Além de relações comerciais, outras promessas do corredor são a de fortalecer os laços culturais entre os países sul-americanos, oferecer benefícios econômicos significativos e uma maior integração do Mato Grosso do Sul no cenário do comércio global.
Assessoria de imprensa do senador Nelsinho Trad