Saiba quais as principais vantagens do Ultrassom Microfocado 
Foto: Pexels

Saiba quais as principais vantagens do Ultrassom Microfocado 

27 de setembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

O Ultrassom Microfocado é utilizado em tratamentos estéticos que buscam melhorar o contorno facial e corporal, além de estimular o rejuvenescimento da pele. Ele se destaca perante as outras alternativas do mercado, porque consegue proporcionar um efeito de lifting imediato perceptível desde as primeiras sessões — sem abrasão ou cirurgias.

Para chegar a esse resultado, a tecnologia de HIFU possui características únicas que garantem vantagens aos profissionais, além dos benefícios proporcionados aos pacientes. Motivo pelo qual, é indicada para clínicas estéticas que desejam realizar um investimento assertivo e que potencialize os resultados do seu negócio ajudando a promover funcionário e o crescimento de emprego nesta área.

Está em busca desta tecnologia de alta qualidade? Então confira nesta publicação quais são os diferenciais do Ultrassom Microfocado.

O que é ultrassom microfocado?

A tecnologia de Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade teve seu uso aplicado pela primeira vez na medicina tradicional, precisamente no em tratamentos não invasivos para tumores benignos e malignos. Em 2008, foi utilizada pela primeira vez em tratamentos estéticos e deste então tem ganhado destaque pelos resultados surpreendentes, sobretudo em tratamentos voltados para o rejuvenescimento da pele.

Sua origem na medicina tradicional contribuiu para que o Ultrassom Microfocado se destacasse perante as outras alternativas no mercado de estética. Isso porque, ao contrário de outras tecnologias, ela possui uma precisão que protege tecidos adjacentes e ondas com maior alcance. Motivo pelo qual, o ultrassom é capaz de atuar em pontos específicos da pele, localizados abaixo da superfície da derme e acima da musculatura facial, região conhecida como SMAS.

Como o ultrassom microfocado funciona?

A energia ultrassônica concentrada entregue pelo ultrassom microfocado induz vibrações moleculares que rapidamente aumentam a temperatura e geram pequenas lesões microtérmicas nos pontos de coagulação focal, causando coagulação quase instantânea, necrose e morte celular dentro do tecido-alvo, enquanto as áreas circundantes permanecem inalteradas.

O ponto de coagulação controlado pelo hifu ultrassom microfocado, gerado pela lesão térmica, é tratado pelo organismo como dano no tecido. Com isso, inicia-se uma cascata inflamatória como forma de reparo e cicatrização, que consiste, principalmente, na formação de novas fibras de colágeno pelos fibroblastos e estímulo à remodelação do tecido, semelhante às alterações que ocorrem após tratamentos a laser ablativos ou não ablativos.

O aumento do colágeno resulta em uma pele mais firme e com menos rugas. Desta forma, obtemos um resultado duradouro de melhoria da tensão e levantamento da pele, induzida de forma mais profunda.

Essa ação mais profunda é um dos principais diferenciais do Ultrassom Microfocado, pois grande parte dos tratamentos estéticos não invasivos conseguem atuar apenas em camadas mais superficiais da derme. Mas, de que forma isso poderá favorecer clínicas estéticas e pacientes? Entenda a seguir.

1. Ondas com maior alcance e precisão

Tratamentos que utilizam a tecnologia de Ultrassom Microfocado têm como principal objetivo estimular um processo de regeneração da pele. Para isso, é essencial que as ondas cheguem até camadas mais profundas da derme, conforme citados anteriormente.

Ultrassom Microfocado é o único que consegue executar essa meta com precisão e sem afetar áreas adjacentes. Visto que, devido ao potencial das suas ondas de energia, ele é capaz de atingir diretamente o SMAS (Sistema Aponeurótico Muscular Superficial) — camada de base profunda que outros procedimentos não invasivos são incapazes de atingir.

Tal característica faz com que o equipamento consiga estimular a produção de colágeno em um ponto determinante da derme. Por consequência, é possível perceber um efeito lifting já nas primeiras sessões, ou seja, a pele mais firme e com conforto definido, além de outros benefícios. Por exemplo:

  • Garantia de um tratamento com resultados eficientes;
  • Resultados semelhantes ao de procedimentos invasivos;
  • Tratamento conforme as necessidades do paciente.

Se utilizados equipamentos de ponta, todos esses resultados são perceptíveis logo nas primeiras sessões.

2. Tratamento personalizado para diferentes perfis de públicos

A personalização do tratamento, por exemplo, é também uma das vantagens diretamente relacionadas ao Ultrassom Microfocado. Porém, não pode ser creditada apenas às características técnicas dessa tecnologia, mas também às funcionalidades do equipamento escolhido.

O HIPRO, por exemplo, é um aparelho de ultrassom microfocado desenvolvido pela Contourline que garante ao profissional maior controle, liberdade e segurança durante a aplicação do tratamento. Porque através do software do equipamento, é possível definir a profundidade das ondas conforme os objetivos de cada paciente.

Em tratamentos faciais, por exemplo, é possível trabalhar com profundidades de 1,5mm a 4,5mm, já em tratamentos corporais de 6mm a 13mm nos corporais. Ao iniciar o procedimento, cabe ao profissional determinar no painel do HIPRO equipamento com qual deseja profundidade trabalhar. Para isso, basta que ele tenha conhecimentos básicos sobre a anatomia facial.

3. Resultado de alta qualidade e com efeito progressivo

A eficácia desse tratamento faz com que seus efeitos sejam progressivos e duradouros, por isso o intervalo entre as sessões pode ser espaçado. Em casos mais simples, por exemplo, apenas uma sessão é capaz de proporcionar ótimos resultados. Já em casos de flacidez elevada são recomendadas mais sessões, porém é possível administrar intervalos grandes entre aplicações, sendo no mínimo 3 meses entre uma e outra.

Além de tudo isso o conforto da aplicação chama atenção, já que muitos pacientes tem receio se o tratamento com o ultrassom microfocado dói e já adiantamos que esse não é um problema com o HIPRO.

Tais características colaboram no retorno do paciente, já que ele é capaz de adequar o tratamento a sua rotina. Além de otimizar o tempo do profissional, pois ele conseguirá encaixar mais pacientes na sua agenda diária e até mesmo oferecer outros tratamentos complementares aos pacientes.

4. Diferentes indicações de tratamentos faciais e corporais

Conforme dito anteriormente, seu principal uso está em protocolos que desejam minimizar os efeitos da flacidez facial e corporal, bem como proporcionar o rejuvenescimento da pele. Mas, o potencial de alcance das ondas de energias do Ultrassom Microfocado corporal ou facial, juntamente com a tecnologia HIPRO, colabora para que ele seja indicado para diferentes tratamentos, por exemplo:

  • Rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos;
  • Rejuvenescimento de pescoço e colo;
  • Perda do contorno do rosto e mandíbula;
  • Lifting facial;
  • Adiposidade localizada (papada, abdômen, coxa, braço, flanco, joelhos);
  • Tonificação da pele.

Uma tecnologia completa que atende com eficiência os principais tratamentos faciais e corporais do mercado. Portanto, é uma ótima maneira de ampliar os protocolos oferecidos aos seus pacientes e atender as principais tendências do mercado.

Lauanda Gomes


Compartilhar