Santa Rosa e Erechim recebem equipe da Embrapa para workshop

20 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Encontros tem foco na apresentação de soluções técnicas para destinação de animais mortos

Foto: Embrapa/Google

Nesta semana terá continuidade a ação que promove o workshop “Tecnologias para Destinação de Animais Mortos não Abatidos” no estado do Rio Grande do Sul.  Na quinta-feira, dia 20, a equipe de pesquisa estará em Santa Rosa, no auditório do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Já na sexta-feira, dia 21, será em Erechim, no Anfiteatro da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Erechim (Prédio 3).

O objetivo dos eventos é apresentar soluções técnicas para a destinação de animais mortos não abatidos, todas validadas por meio de projetos de pesquisa pela equipe da Embrapa. O público-alvo são agentes de extensão rural, profissionais da área, produtores, agroindústrias e entidades ligadas à cadeia de produção de suínos e aves. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas no portal da Embrapa.

O conteúdo técnico está dividido em quatro palestras, que abordam desde o problema dos animais na propriedade, passando pelas principais rotas tecnológicas e a questão de sanidade, com análise de riscos. A primeira palestra será com o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, que fará a abordagem da problemática dos animais mortos e a importância da destinação correta, utilizando rotas adequadas e indicadas, que garantam a segurança da produção e do entorno.

Na sequência, o pesquisador Rodrigo Nicoloso falará sobre as tecnologias de compostagem, para pequenos e grandes animais. Já o pesquisador Airton Kunz abordará a tecnologia de biodigestão anaeróbica, rota também estudada e validada pela Embrapa. E, para encerrar a parte de apresentações técnicas, o pesquisador Luizinho Caron falará sobre as práticas e recomendações para a remoção de animais mortos da granja com o foco na análise de risco.  Ao final, os palestrantes ficarão à disposição para perguntas e discussão técnica com os participantes.

O evento é organizado pela Embrapa Suínos e Aves e conta com o apoio da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul – SIPS/RS, SFA-RS/Mapa, Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal-DDA/Governo RS, Emater/RS e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).

Serviço:

Santa Rosa/RS

Data: 20 de outubro

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Auditório do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson

Inscrição: https://www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/470036/workshop-tecnologias-para-destinacao-de-animais-mortos-nao-abatidos

Erechim/RS

Data: 21 de outubro

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Anfiteatro da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Erechim (Prédio 3).

Inscrição: https://www.embrapa.br/busca-de-eventos/-/evento/470035/workshop-tecnologias-para-destinacao-de-animais-mortos-nao-abatidos

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail suinos-e-aves.nco@embrapa.br ou fone  (49) 3441-0400.

Monalisa Leal Pereira

Jornalista | MTb/SC 01139

Embrapa Suínos e Aves

Concórdia-SC

suinos-e-aves.imprensa@embrapa.br

+55 (49) 3441-0400


Compartilhar