Saúde mental e flexibilidade são premissas básicas para os escritórios do futuro: confira como investir em um ambiente corporativo saudável e atual
27 de setembro de 2022O escritório do futuro é um dos principais legados da pandemia. Os conceitos de liberdade, flexibilidade e tecnologia caminham lado a lado com este novo formato, ao passo que, atualmente, o ambiente corporativo se tornou um ponto de encontro, um local de treinamento, e por último, de fato um local de trabalho.
A qualidade do ambiente de trabalho é considerada um dos principais fatores que impactam diretamente a motivação e a produtividade de uma equipe. Mas, afinal, o que é um bom ambiente de trabalho? Basicamente, todo e qualquer espaço que motiva o profissional a oferecer e entregar sempre o seu melhor, não se limitando apenas ao ambiente físico. Isto é, alguns pontos como cultura organizacional, diversidade entre as equipes, comunicação fluida e aspectos sociais também refletem e auxiliam na estruturação do ambiente corporativo.
“Muito mais do que sofás para descanso, cadeiras ergonômicas, uma decoração lúdica e bons equipamentos, o ambiente de trabalho ideal é aquele capaz de se adequar aos colaboradores que possui. Os empresários precisam compreender que cada equipe demanda um local diferente para produzir mais e se desenvolver profissionalmente”, explica Pamela Paz, CEO da John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios e residências do Brasil.
Pensando nisso, a executiva listou abaixo três dicas simples para que todos os players do mercado possam investir em um ambiente corporativo saudável.
Aposte nos espaços de descompressão: A preocupação com a qualidade do ambiente de trabalho é um dos investimentos mais relevantes para o crescimento de qualquer negócio, ao passo que colaboradores felizes e motivados produzem mais e melhor: um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia.
“Esteja sempre atento ao clima organizacional da empresa e procure promover um ambiente saudável e construtivo. As salas dinâmicas e espaços de descompressão ganharam destaque em grandes empresas como Google, Apple e Microsoft, mas também podem ser adotadas em algum espacinho do seu escritório. Investir no bem-estar do colaborador e em um ambiente que ele possa renovar suas energias, faz toda a diferença”, afirma Paz.
Não se esqueça da cultura organizacional: O trabalho é de certa forma nossa segunda casa, afinal, são tantas horas compartilhadas com nossos pares que acabam se tornando parte da rotina. Além disso, as empresas são feitas por relações pessoais e, consequentemente, a construção de uma convivência amistosa e benéfica, estabelece um ambiente de colaboração harmonioso e produtivo. Mas, para que isso aconteça, é necessário investir na cultura organizacional, a partir de boas relações sociais entre líderes e colaboradores.
Uma comunicação fluida aliada a cultura do feedback é essencial. O diálogo torna o ambiente de trabalho mais colaborativo, onde as pessoas aprendem, ensinam e possuem empatia para com o outro. Isto afeta de forma positiva a qualidade do trabalho executado.
Atenção à saúde mental dos colaboradores: A saúde mental dos colaboradores é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos e diversos são os fatores que impactam diretamente, como competitividade excessiva, altas exigências, falta de organização e flexibilidade, longas jornadas de trabalho, entre outros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Por isso, as ações voltadas para a saúde mental dos colaboradores merecem mais atenção no ambiente de trabalho. “Invista em planos de saúde, dinâmicas em grupo, confraternizações, coffee breaks, palestras motivacionais e atividades voltadas à melhoria do clima organizacional. Além disso, conhecer os sintomas das principais doenças mentais pode auxiliar na tomada de decisão e, principalmente, em ações que minimizem o problema em sua empresa”, conclui a CEO.
Piar Group,.