Senai oferece qualificações na Rodada de Empregabilidade do setor de bioenergia

Senai oferece qualificações na Rodada de Empregabilidade do setor de bioenergia

16 de outubro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

A ação será realizada simultaneamente em 10 municípios no próximo dia 18, véspera do Dia Nacional da Bioenergia, celebrado em 19 de outubro

O Senai é um dos participantes da Rodada da Empregabilidade voltado ao setor de bioenergia. Inédita, a iniciativa da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul) será realiza na próxima sexta-feira (18/10) simultaneamente em 10 municípios.

Com oferta de qualificações na área de bioenergia, o Senai estará presente nos municípios de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Sidrolândia e Sonora. O evento também será realizado nas cidades de Caarapó, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. A equipe também fará um diagnóstico quanto as necessidades de capacitações conforme a demanda da indústria e os perfis profissionais do mercado.

O objetivo do Rodada é conectar as usinas de bioenergia com pessoas que buscam oportunidades profissionais, oferecendo um processo de recrutamento ágil para 376 vagas abertas por diversas empresas do setor.

Entre elas estão Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador de um dos municípios participantes, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho, para se cadastrarem nas vagas disponíveis. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.

Entre as vagas oferecidas, destacam-se as ocupações de mecânico (automotivo, industrial e agrícola), eletricista, operador (moenda, classificador, caldeira, cozimento e centro de operações) e analista (laboratório, financeiro, ambiental, planejamento e controle da manutenção (PCM)). Embora a formação básica e experiência possam ser diferenciais, elas não são obrigatórias, e todas as vagas estão abertas para candidatos PcD (Pessoas com Deficiência).

Sobre o setor de bioenergia

O setor de bioenergia em Mato Grosso do Sul conta com 22 usinas que produzem açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Presente em mais de 40 municípios, o setor gera cerca de 30 mil empregos diretos e contribui com 16,5% do PIB industrial do Estado. Além disso, as empresas investem fortemente na capacitação e formação de seus colaboradores, oferecendo oportunidades de crescimento profissional. A bioenergia é fundamental para a matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo, e contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, substituindo combustíveis fósseis. Além disso, o setor é uma importante fonte de geração de empregos e renda, especialmente em regiões agrícolas.

Mapa da Rodada

Campo Grande – Funtrab

Rua Treze de Maio, 2773 – Centro

Aparecida do Taboado – Casa do Trabalhador

Avenida Orlando Mascarenhas, 2059 – Jardim Morumbi

Empresa: Alcoolvale

Caarapó – Casa do Trabalhador

Avenida Presidente Vargas, 861 – Centro

Empresa: Raízen

Dourados – Casa do Trabalhador

Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2548 – Jardim Tropical

Empresas: BP Bunge Bioenergia e Inpasa Dourados

Maracaju – Casa do Trabalhador

Rua Melânio Garcia Barbosa, 119 – Centro

Empresa: CerradinhoBio Neomille

Nova Alvorada do Sul – Casa do Trabalhador

Rua Antônio Barbosa, 1195 – Centro

Empresa: Atvos

Nova Andradina – Casa do Trabalhador

Rua Valter Hubacker, 1368 – Centro

Empresas: Agroterenas – Estrela do Oeste, Energética Santa Helena e Usina Laguna

Rio Brilhante – Casa do Trabalhador

Avenida Lourival Barbosa, 965 – Centro

Empresas: Atvos e Raízen

Sidrolândia – Casa do Trabalhador

Rua Santa Catarina, 750 – Centro

Empresa: Inpasa Sidrolândia

Sonora – Casa do Trabalhador

Avenida do Povo, 1500 – Centro

Empresa: Usina Sonora

FIEMS


Compartilhar