Servidores Federais devem receber aumento com novo governo
27 de novembro de 2022Categoria está sem reajuste desde 2017 e aumento é uma das pautas do presidente eleito.
Durante a campanha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou em diversos momentos sobre o reajuste salarial dos Servidores Públicos Federais.
Com a campanha, destacou conceder reajuste de forma gradual, com base no crescimento econômico do país.
Especialistas acreditam que reajuste será possível a partir de 2023, mas de forma a não extrapolar o orçamento.
“Certamente haverá reajustes nos salários, inclusive nas forças de segurança. Os governos de Lula sempre valorizaram os servidores públicos”, destaca o professor de Direito Público e especialista em Gestão Pública, Adriano Pedra, e acredita que o reajuste no salário de servidores deve ocorrer a partir do segundo ano de mandato do presidente eleito.
Recomposição e reforma do funcionalismo
Era esperada alguma recomposição salarial de qualquer um dos presidentes eleitos. Porém, segundo Daniel Almeida Oliveira, procurador federal e professor de Direito Administrativo, a política de redução do Estado no atual governo prejudicou setores e funções do funcionalismo público, acarretando prejuízos para o País e para o próprio governo.
O novo governo pretende criar um conselho econômico, de forma conjunta com os três Poderes e participação da sociedade, para discutir a reforma administrativa.
Deverá propor também uma nova reforma administrativa, com um sistema de avaliação dos servidores, ao alcance dos próprios cidadãos.
A proposta não contemplo alterar a estabilidade dos servidores públicos, mas alteração nas estruturas de carreira é defendida por alguns assessores do PT.
A ideia, neste caso, é aumentar a distância entre o salário inicial e o término das carreiras.
Fonte: Tribuna Online