Servidores Federais devem receber aumento com novo governo

Servidores Federais devem receber aumento com novo governo

27 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Categoria está sem reajuste desde 2017 e aumento é uma das pautas do presidente eleito.

Durante a campanha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou em diversos momentos sobre o reajuste salarial dos Servidores Públicos Federais.

Com a campanha, destacou conceder reajuste de forma gradual, com base no crescimento econômico do país.

Especialistas acreditam que reajuste será possível a partir de 2023, mas de forma a não extrapolar o orçamento.

“Certamente haverá reajustes nos salários, inclusive nas forças de segurança. Os governos de Lula sempre valorizaram os servidores públicos”, destaca o professor de Direito Público e especialista em Gestão Pública, Adriano Pedra, e acredita que o reajuste no salário de servidores deve ocorrer a partir do segundo ano de mandato do presidente eleito.

Recomposição e reforma do funcionalismo

Era esperada alguma recomposição salarial de qualquer um dos presidentes eleitos. Porém, segundo Daniel Almeida Oliveira, procurador federal e professor de Direito Administrativo, a política de redução do Estado no atual governo prejudicou setores e funções do funcionalismo público, acarretando prejuízos para o País e para o próprio governo.

O novo governo pretende criar um conselho econômico, de forma conjunta com os três Poderes e participação da sociedade, para discutir a reforma administrativa.

Deverá propor também uma nova reforma administrativa, com um sistema de avaliação dos servidores, ao alcance dos próprios cidadãos.

A proposta não contemplo alterar a estabilidade dos servidores públicos, mas alteração nas estruturas de carreira é defendida por alguns assessores do PT.

A ideia, neste caso, é aumentar a distância entre o salário inicial e o término das carreiras.

Fonte: Tribuna Online


Compartilhar