Sesc Rio Preto é palco do projeto Juventudes: Arte e Território, que estimula e valoriza as potências das diversas juventudes
Divulgação

Sesc Rio Preto é palco do projeto Juventudes: Arte e Território, que estimula e valoriza as potências das diversas juventudes

14 de outubro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Voltado a jovens de 13 a 29 anos, um dos destaques é o pocket show da jovem drag queen e cantora sertaneja Reddy Allor. Curso ‘Miniuniversos em latas de spray’ com artista Pera e bate-papo sobre doramas com escritora Bianca Ribeiro também estão entre ações. Programação em rede conta ao todo com mais de 50 atividades em diversas unidades do Sesc no estado

Ao longo do mês de outubro, acontece a 5ª edição do projeto Juventudes: Arte e Território. A ação realizada pelo Sesc São Paulo em 26 unidades na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado, incentiva, discute e valoriza a potência das produções culturais das diversas juventudes.

No Sesc Rio Preto, toda a programação é gratuita e um dos destaques é a jovem drag queen e cantora sertaneja Reddy Allor, vencedora do reality show Queen Stars Brasil, em 2022, que realiza um pocket show dia 19, no Palco Aberto, espaço para o público jovem do território mostrar seu talento na dança, no canto e na interpretação.

A unidade também recebe o curso “Miniuniversos em latas de spray”, com o artista João Pedro Perassoli, o Pera, entre os dias 15 e 17. Ele irá ensinar como esses objetos podem se transformar em verdadeiras obras de arte que retratam universos pessoais. A outra atividade da programação no Sesc Rio Preto é o bate-papo “Vamos conversar sobre doramas?”, com a escritora Bianca Ribeiro, que vai abordar numa conversa descontraída as séries e novelas coreanas que têm conquistado corações brasileiros e ganhado cada vez mais espaço em plataformas de streaming. As características mais marcantes encontradas em séries asiáticas e os principais efeitos desse intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia do Sul estarão em pauta.

Juventudes diversas

Por meio de uma programação de exibições audiovisuais, shows, slams, saraus, batalhas de rimas, oficinas, debates e feiras, a ideia é compartilhar as histórias, vivências e como as diversas juventudes expandem os limites de seus territórios, não só geograficamente, mas também culturalmente.

É especialmente das periferias – locais, por vezes, estigmatizados e marginalizados, mas também cada vez mais reconhecidos como espaços de potente produção cultural – que surgem expressões e manifestações de resistência e reivindicação de pessoas jovens quanto ao seu lugar. A ação do Sesc dá palco e reverbera a voz dessas produções, que vão além do fazer artístico.

Criado em 2019, o Juventudes: Arte e Território vêm reunindo, ao longo de suas edições, jovens artistas como o cartunista Pedro Vinicio, que participou da edição on-line de 2020 e, atualmente, faz sucesso nas redes com desenhos que refletem o cotidiano; e o rapper e escritor Owerá, jovem Guarani que vive na Terra Indígena do Krukutu Guarani, situada no extremo sul da cidade de São Paulo, que passou pelo projeto em 2022, e realizou parcerias com nomes como Criolo e Alok.

Filmes

O projeto também chega na plataforma Sesc Digital, com o Especial Diferentes Juventudes – Arte e Território, até o dia 5 de novembro. A programação reúne três filmes com foco no protagonismo juvenil em diferentes territórios: “António Um Dois Três” (Dir. Leonardo Mouramateus, Portugal, 2017); “Mães do Derick” (Dir. Cássio Kelm, Brasil, 2020); e “Raízes” (Dir. Simone Nascimento e Well Amorim, Brasil, 2022). A curadoria é de Rosa Caldeira e a disponibilidade é gratuita em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Histórico

Desde sua criação, há 78 anos, o Sesc São Paulo tem atendido adolescentes e jovens em diversas atividades e programas, reconhecendo a importância desse público ao longo de sua trajetória. O programa Juventudes intensifica esse trabalho com estímulo à participação efetiva e ao protagonismo de pessoas com idades entre 13 e 29 anos, atuando com a finalidade de ampliar o repertório cultural, estimular a convivência, formar vínculos e respeitar as diferenças desses públicos. O Arte e Território é uma das ações desenvolvidas pelo programa, que tem no acesso à cultura e ao lazer, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Juventude, uma importante referência de atuação.

PROGRAMAÇÃO SESC RIO PRETO

JUVENTUDES ARTE E TERRITÓRIO 2024

Ações que tem por objetivo a difusão das produções artísticas e culturais juvenis, sob uma perspectiva da valorização do talento de grupos juvenis que também apresentam pela primeira vez as suas produções. Com abordagem a temas como o respeito às diferenças e o olhar sensível para todas as manifestações culturais, as programações celebraram a potência e a presença criativa de jovens em seus territórios, com o intuito de que expandam as suas fronteiras geográficas e culturais.

Curso – MINIUNIVERSOS EM LATAS DE SPRAY

Com João Pedro Perassoli (Pera), artista

Latas de spray podem se transformar em verdadeiras obras de artes que retratam universos pessoais. Este curso é um encontro entre a arte e a singularidade, a expressão individual que conecta as pessoas a seus cotidianos.

De 15 a 17. Terça a quinta, 19h às 21h. Sala de Múltiplo Uso. Inscrições a partir das 14h de 5 a 15/10. Lugares limitados. Grátis. De 13 a 29 anos

Encontro – PALCO ABERTO

Com jovens de Rio Preto e região e apresentação da cantora Reddy Allor Você é jovem e deseja mostrar o seu talento? Neste espaço, você pode dançar, cantar, interpretar e expressar toda sua arte, seja ela um solo ou uma apresentação de grupo. O público também está convidado a curtir o ritmo sertanejo da cantora Reddy Allor em um pocket show cheio de representatividade e potência.

Dia 19. Sábado, 15h às 18h. Teatro. Inscrições encerradas. Grátis. De 13 a 29 anos.

Bate-papo – VAMOS CONVERSAR SOBRE DORAMAS?

Com Bianca Ribeiro, escritora

As séries e novelas coreanas têm conquistado corações brasileiros e ganhado cada vez mais espaço em plataformas de streaming. Neste bate-papo, vamos dialogar sobre o fenômeno dos doramas, as características mais marcantes encontradas em séries asiáticas e os principais efeitos desse intercâmbio cultural entre Brasil e Coreia do Sul.

Dia 26. Sábado, 16h30 às 18h. Sala de Múltiplo Uso. Inscrições no local. Lugares limitados. Grátis. De 13 a 29 anos.

Sesc Rio Preto    
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 

Informações: (17) 3216-9300    
sescsp.org.br    
Facebook e Instagram: /sescriopreto 

YouTube: /sescriopreto   

Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h  

Assessoria de imprensa – Sesc Rio Preto 

Graziela Delalibera | imprensa.riopreto@sescsp.org.br | 17 99114-1343


Compartilhar