Setembro Safira: Mais de oito milhões de brasileiros usam lentes oculares de contato; manuseio incorreto pode causar cegueira em casos extremos
26 de setembro de 2024Com mais de oito milhões de usuários brasileiros, as lentes oculares de contato auxiliam na correção de distúrbios da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria. Elas podem ser usadas como alternativa ao uso de óculos de grau, proporcionando melhora significativa da visão, liberdade visual, conforto e qualidade de vida. “O que muita gente não sabe é que o uso incorreto e negligente pode ser prejudicial, podendo provocar cegueira em casos extremos. Por isso, foi criado o Setembro Safira, que é um mês dedicado à conscientização do uso das lentes de contato. O movimento, de abrangência nacional, é uma analogia da pedra preciosa (safira) com a nossa visão”, conta Carla Cordeiro Vita, oftalmologista do DayHORC, unidade que faz parte da Opty – Rede Integrada, na Bahia, e fomentadora do assunto em Salvador.
A médica, especialista neste segmento, explica que, com o passar dos anos, houve um avanço na oftalmologia e no mercado de lentes de contato, proporcionando hoje uma diversidade, a exemplo das modalidades rígidas, gelatinosas, multifocais, tóricas, estéticas, entre outras, cabendo somente ao oftalmologista orientar qual é o tipo adequado para cada paciente. “A indicação das lentes vai depender de fatores diversos, como grau e topografia corneana. Porém, existem casos em que este é o único artifício para que o paciente consiga enxergar melhor, a exemplo de pessoas com o diagnóstico de ceratocone e outras deformidades na córnea, que é a região do olho onde a lente se apoia. Nesses casos, são apenas as lentes os recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão, ou seja, os pacientes são totalmente dependentes delas para executar atividades do dia a dia”, detalha a especialista.
Cristine Libório, oftalmologista do Instituto de Olhos Freitas – outra unidade da Opty no estado, informa que as lentes de contato podem ser utilizadas desde a infância até a terceira idade. Independentemente da fase de vida, as pessoas estão vulneráveis às consequências provocadas pelo mau uso, apesar dos grandes benefícios trazidos pelas lentes de contato. “Alergias, infecções, baixa de oxigenação na córnea, úlceras ou até mesmo a perda do globo ocular podem ser algumas das consequências da prática de utilização indevida. Como muitos usuários desconhecem ou ignoram as informações corretas para o uso saudável, a visão pode ser colocada em risco” diz a oftalmologista, enfatizando que, em caso de qualquer sintoma ou desconforto visual, o paciente deve ir imediatamente a um oftalmologista.
Parece inofensivo, mas não é…
As infecções por lentes de contato podem acontecer com frequência, pelo fato de estarem em contato direto com os olhos. E, nesse contexto, alguns hábitos, aparentemente comuns e inofensivos, podem ser prejudiciais, como ressalta Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose – unidade da Opty – Rede Integrada. “Guardar as lentes na água ao invés da solução apropriada; não trocar o estojo com a frequência necessária; nadar com elas; compartilhá-las com outras pessoas; usá-las por mais tempo do que o indicado; não higienizar as mãos antes de tocá-las e comprar lentes em locais duvidosos e sem prescrição médica são ações altamente nocivas aos olhos”, alerta o oftalmologista, destacando também não ser recomendado dormir com as lentes oculares, salvo em caso de lentes com esta finalidade, a exemplo da Ortoceratologia – método terapêutico que possibilita a redução temporária da miopia através da utilização de lentes de contato durante o sono.
Cuidados
Para ajudar a conscientizar pessoas que fazem uso desse artifício, a oftalmologista Renata Fahl, da Oftalmoclin – também da Opty – Rede Integrada, reforça os os mandamentos da campanha Setembro Safira. Então, atenção às dicas!
1. Lave bem as mãos com água e sabão e seque-as completamente antes de manusear as lentes.
2. Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica, o que não inclui soro fisiológico ou água. Faça movimentos de fricção e enxague com a própria solução de limpeza.
3. Despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o recipiente a cada três meses.
4. Não use as lentes após seu vencimento, respeitando o prazo de validade do fabricante.
5. Não durma com elas, a menos que seja indicado pelo seu oftalmologista.
6. Não molhe as lentes de contato com água de qualquer espécie.
7. Use colírios lubrificantes próprios quando usá-las.
8. As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso, se possível.
9. Faça higiene nos cílios diariamente com shampoos específicos para os olhos.
10. As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento imediatamente.
Fonte: https://setembrosafira.com.br/
Sobre a Opty – Rede Integrada
A Opty – Rede Integrada nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. A rede aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.
A rede agrega 28 marcas, totalizando 85 unidades, aproximadamente 3000 colaboradores e 1400 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (PE, RJ, SP, SC e BA), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Instituto da Visão São José dos Campos (SP), Visão Center (PE), Íris Oftalmo (PE), SEOPE (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite: www.opty.com.br
Lume Comunicação Integrada