Simplesmente o maior congresso da indústria de águas minerais do mundo chega a Campinas!
20 de agosto de 2024É o 31º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e Expo-ABINAM & SINDINAM 2024, que acontece de 20 a 23 de agosto, em Campinas (SP). É o lugar certo para conhecer as últimas novidades da indústria de águas minerais, tanto em produtos e empresas inovadores, como em processos, e assim, ter a exata informação de como está o setor. Confira os detalhes da programação.
O lugar, Royal Palm Hall, em Campinas, foi escolhido pela localização estratégica e bastante privilegiada: na principal entrada de Campinas, no encontro das rodovias Anhanguera com a Santos Dumont e com fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes e Dom Pedro I. O objetivo do evento é reunir empresários, especialistas, formuladores de políticas públicas, e profissionais do setor. O Royal Palm acolhe para o congresso palestrantes internacionais, excelentes oportunidades de networking e negócios, além das premiações aos destaques da indústria em 2024. Concomitantemente, ocorre a Expo-ABINAM & SINDINAM 2024, com a presença de mais de 60 expositores.
A presidência do 31o Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais está a cargo de César Dib, Vice-presidente da ABINAM/SINDINAM e CEO da Lindoya Verão. Da Comissão Organizadora/Científica faz parte o Geólogo Carlos Alberto Lancia, Presidente da ABINAM/SINDINAM. O tema do evento é “Re:generando o Futuro” e César Dib explica que o forte significado de renovação e transformação é fundamental para o momento pelo qual passa o setor de águas minerais. E o termo regeneração remete adicionalmente à sustentabilidade, como resultado das grandes inovações e da necessidade da indústria neste momento em que estamos. “A ideia não é apenas preservar, mas também revitalizar e melhorar as diretrizes gerais para a integração entre a gestão de águas minerais naturais e a gestão dos recursos hídricos e os seus ecossistemas relacionados”, afirma Dib.
Muito calor
A indústria de águas minerais tem crescimento constante no país, de acordo com a empresa de pesquisa TCP Partners. O estudo indica que há cerca de 700 licenças de exploração de água mineral no país, o que caracteriza um setor altamente pulverizado. A consultoria aponta um crescimento no valor da produção mineral, chegando a um total de R$ 8,6 bilhões em 2025, com um crescimento acumulado de 44% entre 2023 e 2025. Em 2022, a produção mineral de água atingiu um recorde de R$ 5,9 bilhões, aumento de 25,5% em relação a 2021.
As altas temperaturas, independentemente das estações do ano, ajudam muito o consumo de água mineral no Brasil. Por isso, o setor certamente comemora o aumento constante da produção e consumo nos últimos anos. São vários os fatores que influenciam este cenário positivo: abundância de recursos naturais, pois o Brasil possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, o que se reflete em uma grande diversidade de fontes de água mineral distribuídas pelo país. Isso facilita a produção e a disponibilidade do produto em diversas regiões. Outro fator que contribui é a conscientização da população sobre a importância de beber água. Além disso, a grande variedade de produtos favorece o atendimento de diferentes públicos. E para ajudar ainda mais, o clima brasileiro com altas temperaturas durante grande parte do ano impulsiona o consumo de bebidas refrescantes, como a água mineral.
Em entrevista recente, o presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia, destacou que, embora a procura seja crescente, não há motivo para preocupação e nem leva em conta a possibilidade de desabastecimento. “Temos capacidade de produção para atender essa demanda. O que pode acontecer é o consumidor não encontrar sua marca preferida”.
31º Congresso
O conceito por trás de “Re:generando o Futuro” é o incentivo para que todos os participantes da cadeia produtiva da indústria de águas minerais adotem estratégias e práticas inovadoras, que colaborem para a regeneração do meio ambiente, promovendo um futuro onde a indústria de águas minerais naturais não só minimize seu impacto ambiental, mas contribua ativamente para a saúde do planeta, garantindo o futuro das próximas gerações. O congresso foi estruturado em quatro trilhas principais: Social, Ambiental, Tecnológico e Político/Econômico, oferecendo aos participantes conteúdo atualizado e relevante, o que resulta em um conhecimento e um networking bastante produtivos.
O grande destaque do evento é a palestra internacional, que será realizada on-line: “Insights into the reality plastics & their impact in the environment”, ou “Obtenha insights sobre a realidade dos plásticos e seus impacto no meio ambiente”, de Chris DeArmitt, presidente da Phantom Plastics, que acontece no dia 22 de agosto, às 9h45. DeArmitt é um dos principais especialistas em materiais plásticos e responsável por descobrir soluções relacionados ao uso do material. Pesquisador de polímeros, enchimentos funcionais, a inovação e os aspectos ambientais dos plásticos rendeu a ele várias premiações pelas soluções inovadoras para problemas técnicos complexos. Ele é um palestrante premiado que educa o público global sobre a ciência dos materiais plásticos e seus benefícios ambientais.
Outras atrações
O 31º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais começa em 20 de agosto, terça-feira, a partir das 14 horas, com o credenciamento e entrega de materiais pela Secretaria do Congresso. Esta é uma importante ocasião, em que as pessoas recebem o material e se encontram com outras. Mais tarde, às 20h, é hora do Coquetel de Boas-Vindas, no Salão Anhanguera, do Royal Palm Hall, de Campinas, para confraternização e encontro dos amigos novos e antigos.
No dia seguinte, dia 21 de agosto, quarta-feira, às 9h, acontece a solenidade oficial de abertura do congresso, da exposição e do Water Bar, com a presença do Presidente do Congresso, César Dib, autoridades e convidados, como Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Às 9h30, com a coordenação do Geólogo Carlos Alberto Lancia, Presidente da ABINAM/SINDINAM, é a vez da Cerimônia de Entrega de Premiações e Homenagens. Os prêmios são destinados a homenagear personalidades que se destacaram em promover a valorização dos vários segmentos das Águas Minerais Naturais, Crenologia e Termalismo.
No período da tarde, às 14h, começa a Trilha Social, com a liderança de Marcelo Hauaji de Sá Pacheco, Sócio-Diretor da Empresa de Água Mineral L’Aqua, do Rio de Janeiro. Carlos Ferreirinha, Fundador da MCF Consultoria palestra com o tema “O Que o Futuro Espera de Nós?”, com Carlos Ferreirinha, Fundador da MCF Consultoria. Ferreirinha expõe sua trajetória profissional impar, com quase 30 anos de experiência dentro do mercado de luxo, nos quais passou da presidência da Louis Vuitton Brasil até a criação da MCF Consultoria. A palestra explica o que é o mercado de luxo e o que podemos aprender com as marcas que estão inseridas nesse espaço. Em seguida, vem “Tendências do Varejo”, com Camila Salek, CEO Vimer Retail Experience; “Quebra de Paradigma”, com Andrea Bisker, CEO e Fundadora Spark:off; e “Tecnologia e Sustentabilidade para Embalagens de Água Mineral”, com Renato Habbab, da PET Preform Applications Business Advisor, da HUSKY TECHNOLOGIES, Canadá.
A Trilha Ambiental abre a quinta-feira, dia 22 de agosto, com a coordenação de César Dib, vice-presidente da ABINAM. A primeira explanação é a de Fábio Bozeda, Supervisor de Vendas da KRONES do Brasil, “Aumento de Produtividade com Redução de Perdas na Linha de Produção”. Depois acontece a palestra internacional de Chris DeArmitt, Presidente da Phantom Plastics, “Obtenha insights sobre a realidade dos plásticos e seus impactos no meio ambiente”. Na sequência, “Longevidade da Empresa Familiar”, com Leticia Reichert, CCA IBGC | Conselheira de Administração e “Filantropia Corporativa”, com Carla Assumpção, Embaixadora e Porta-voz, Swarovski Foundation integram o período da manhã do dia.
Na parte da tarde, começa a Trilha Tecnológica, liderada pela Profa. Dra. Petra Sanchez Sanchez, Bioquímica (USP), com doutorado em Ciências (USP) e Especialização em Saúde Pública (USP) e Presidente do Comitê Científico da ABINAM. As palestras que compõem a parte da tarde são “Inovação e Sustentabilidade na Circularidade das Garrafas PET”, de Larissa Ogera D’Otaviano Head of Sustainability, Valgroup; e “Reciclagem de Embalagens de Água nos EUA e os Esforços da IBWA na Educação do Consumidor sobre Reciclagem”, de Joseph Doss, Presidente and CEO da International Bottled Water Association (EUA). Encerram a data um jantar de confraternização e a entrega de prêmios.
No último dia do evento, dia 23, se inicia a Trilha Política/Econômica, com a mediação de Rubem Cecchini. Ele é diretor da indústria Águas da Prata e tem experiência de quase 40 anos em bancos comerciais, em Varejo, Middle Market, Corporate e Trade. No executivo, destacam-se as habilidades em contratação, gestão e desenvolvimento de equipes comerciais de alta performance. A primeira palestra do dia 23, último dia de congresso é “A Reforma Tributária: Os Impactos para o Setor”, com Eduardo Rocca, Advogado Tributário – RZ Advogados. Oferecida pelo advogado, sócio fundador do RZ Advogados, pós- graduado em processo tributário pela PUC/SP, especialista em contabilidade fiscal pela FGVlaw. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e Participante do STEP Advising Families Across Genererations. Eleito em 2019, 2020, 2021, por indicações internacionais, como profissional “Conceituado” como referência pelo World TAX – WT Highly Regarded e em 2022 e 2023 como advogado reconhecido ITR TAX. É membro efetivo na qualidade de conselheiro em companhias, e representante de entidades sem fins lucrativos perante órgãos públicos e consultor mediador em holding familiares.
Em seguida, às 9h37, é a vez de “Tecnologia de Rotulagem Roll Fed: O futuro já começou!”, com Frederico Visentini, diretor-geral da P.E. Labellers Brazil. Logo depois, às 10h07, o público pode assistir à explanação do questionamento, “O Brasil tem jeito?”, com Zeina Latif, Consultora Econômica.
Water Bar, ampliação da experiência de beber água
Ao mesmo tempo em que as pessoas podem visitar a Expo-ABINAM & SINDINAM 2024, podem também assistir às palestras, que certamente é a melhor maneira de ampliar o conhecimento sobre a indústria de águas minerais.
Mas há uma terceira opção disponível para os visitantes do evento: é comparecer ao Water Bar, um local exclusivo do evento, para a degustação das diferentes águas minerais naturais. No local, é possível conhecer todos os benefícios da água mineral para a saúde, com a verificação dos tipos de água com os diferentes minerais presentes na água.
Serviço:
31º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais Naturais e
Expo-ABINAM & SINDINAM 2024
Data: 20 a 23 de agosto de 2024
Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall – Campinas – SP
Mais informações:
11 99973 9583
IMK – Relações Públicas