Sisteminha contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Maranhão
18 de dezembro de 2024O Sisteminha é uma iniciativa que visa promover a produção familiar de alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional de forma sustentável.
Recentemente, o Sisteminha foi aprimorado para incluir uma abordagem de produção integrada com foco comunitário e escalabilidade, apoiando o empreendedorismo social: O Sisteminha Comunidades. Essa evolução contribui para a redução da pobreza e da fome, impactando positivamente o desenvolvimento social de milhares de famílias, especialmente no Nordeste.
A tecnologia tem como objetivo otimizar o uso de recursos naturais, como água e nutrientes, além de tratar resíduos por meio de técnicas inteligentes de cultivo escalonado e diversificado.
Essas práticas sustentáveis não só minimizam o impacto ambiental, mas também aumentam a produtividade a longo prazo.
Socialmente, o sistema empodera comunidades vulneráveis, proporcionando autonomia na produção de alimentos e na geração de renda.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Alinhado a isso, o Sisteminha Comunidades é uma ferramenta eficaz para promover desenvolvimento sustentável e socialmente justo.
Atualmente o Sisteminha Comunidades é uma tecnologia que já atende a todos esses objetivos.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.
Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO da Embrapa Cocais. Edição nº 301, de 18-12-2024.
Redação: Flávia Bessa. Colaboração: José Rey e Renata Oliveira.