STF mantém Moraes no processo que investiga tentativa de golpe

STF mantém Moraes no processo que investiga tentativa de golpe

14 de dezembro de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Gésio Passos – repórter da Rádio Nacional

13/12/2024 – 22:04

Brasília

STF decidiu manter o ministro Alexandre de Moraes como relator do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil entre 2022 e 2023.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro questionou, mais uma vez, se Moraes não estaria impedido de atuar no processo, por considerar que ele seria umas das vítimas do golpe.  

O mesmo pedido já havia sido negado pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, em fevereiro.

O relator do pedido é próprio Barroso, que considera que Moraes não é parte do processo, “porque os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de tentativa de golpe de Estado têm como sujeito passivo toda a coletividade, e não uma vítima individualizada”.

Oito ministros acompanharam o relator. O ministro André Mendonça foi o único que votou pelo impedimento de Moraes, considerando que ele sofreria consequências graves, com prisão e morte, se o golpe ocorresse.

Lembrando que nessa votação o próprio ministro Alexandre de Moraes se considerou impedido. 

Em novembro, Bolsonaro e mais 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe, com planejamento de rapto e assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin.

Edição:

Roberto Piza / Liliane Farias


Compartilhar