Tecnologia garante mais segurança digital nas escolas

Tecnologia garante mais segurança digital nas escolas

26 de julho de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Equipamentos eletrônicos de aprendizagem auxiliam no monitoramento em sala de aula 

Segundo levantamento TIC Kids Online Brasil, 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet. Na maioria dos casos, o acesso à rede é feito sem supervisão, o que dá margem ao compartilhamento de informações inadequadas e à exposição demasiada nas redes. Em paralelo, a “Pesquisa Global de Segurança Online 2023 – Percepções de Pais e Filhos sobre Segurança”, realizada com mais de 16 mil pais, adolescentes e adultos, aponta que 69% das pessoas pesquisadas experimentaram algum risco online no último ano.

À medida que a tecnologia avança e se torna fundamental, também, para o processo de ensino, é impossível privar crianças e adolescentes do acesso às telas e ao ambiente virtual. Mas, hoje, já existem alternativas que permitem o acesso controlado e que contribuem com a segurança digital nas escolas, como a Mesinha Digital Interativa. Esse equipamento é uma mesa computacional touch screen personalizada, com funções pedagógicas e de inclusão digital, com capacidade de utilização simultânea de até seis crianças e que vem com mais de 500 atividades ludopedagógicas, que podem ser personalizadas de acordo com a idade do usuário. Ao atuar de forma complementar ao ensino tradicional, o produto se adapta às necessidades de cada criança e de cada etapa do desenvolvimento psicomotor.

“O equipamento permite melhorar a qualidade da aprendizagem, oferecendo recursos pré-elaborados como atividades educativas e jogos que podem ser incorporados de forma dinâmica às aulas. Além disso, por proporcionar um ambiente supervisionado com atividades pré-estabelecidas pela equipe pedagógica, a Mesinha contribui para um ambiente digital mais seguro”, afirma Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece este e outros produtos de tecnologia educacional.

Tecnologia segura

Segundo Juliana Dutra, fundadora da Clínica Terapia de Criança, localizada em Sorocaba (SP), a Mesinha Digital promove um ambiente virtual bastante seguro para crianças e adolescentes. “Ela tem sido bastante benéfica para nossos pacientes. Estamos usando a tecnologia de forma mais ativa e como parceira do aprendizado. Além de conseguirmos delimitar as atividades de acordo com o desenvolvimento de cada criança, o equipamento nos permite estimular o processo de aprendizagem de maneira lúdica e divertida. Tem sido uma experiência ótima em nossos planos de tratamento”, conta a terapeuta ocupacional e responsável pela clínica, que é especializada na reabilitação de crianças de acordo com suas necessidades e no atendimento de autistas.

Com os mecanismos de segurança digital, segundo Juliana, é possível programar conteúdos de qualidade para o desempenho infantil. “Não é um acesso livre, em que o aluno assiste passivamente a quaisquer vídeos na internet, por exemplo. Ela é ativa no processo, com aplicativos direcionados à fase do desenvolvimento”, reforça Juliana.

O crescimento do uso da tecnologia nos processos de educação oferece inúmeras oportunidades, mas deve ser feito sempre com supervisão pedagógica, segundo Liliane. “Os equipamentos disponíveis nas escolas e clínicas permitem uma maior personalização, interatividade e acesso a recursos educacionais variados, enriquecendo o processo de aprendizagem. Mas, sem dúvida, esses recursos devem ser trabalhados por profissionais capacitados e de forma segura”, acrescenta Liliane.

Além disso, a Mesinha Digital utiliza tecnologias avançadas de segurança para proteger os dados e informações pessoais dos usuários, garantindo a privacidade e a integridade dos dados.
 

Letramento Digital 

Segundo a especialista, o letramento digital é de extrema importância na sociedade e como competência para o mercado. “A tecnologia desempenha um papel fundamental em praticamente todos os aspectos da vida. O letramento digital se refere à capacidade de utilizar e compreender a tecnologia de forma eficaz e crítica, incluindo o uso de dispositivos eletrônicos, computadores, internet e outras ferramentas digitais”, explica Liliane.

“A Mesinha Digital é um ambiente cuidadosamente preparado para as crianças, onde a aprendizagem se transforma em uma experiência envolvente. Com uma interface amigável e intuitiva, elas encontram um universo repleto de atividades educativas, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criativas e sociais. O conteúdo é pensado especialmente para cada faixa etária, proporcionando desafios adequados ao nível de aprendizado de cada aluno’’, afirma.

Neste sentido, a Mesinha Digital contribui para garantir mais segurança digital nas escolas, promovendo a educação digital responsável, orientando as crianças sobre o uso seguro e consciente da tecnologia desde cedo. “Por meio de jogos e atividades interativas, são ensinadas boas práticas no ambiente digital, como proteção de dados, respeito aos direitos autorais e cuidados com informações pessoais. Assim, a Mesinha Digital não apenas contribui para uma experiência educacional rica e estimulante, mas também prepara as crianças para uma convivência segura e responsável no mundo digital’’, finaliza Liliane.
 

Sobre a B2G

A B2G é uma empresa focada em negócios para governos e iniciativa privada, com atendimento e envio para todas as regiões do Brasil. Fundada em 2020, com sede em Curitiba (PR), atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais, como mesas digitais interativas, lousas interativas, totens, displays e outros equipamentos personalizados.

Assessoria de Imprensa B2G

Agência MAVERICK 360 – André Nunes


Compartilhar