TerraClass apresenta resultados do mapeamento da cobertura e do uso da terra na Amazônia e Cerrado

TerraClass apresenta resultados do mapeamento da cobertura e do uso da terra na Amazônia e Cerrado

1 de agosto de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Dados atualizados do projeto TerraClass, que qualificam a cobertura e o uso da terra em áreas desflorestadas nos biomas Amazônia e Cerrado, serão apresentados pela Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira (01/08), às 14h, durante evento na sede da Embrapa, em Brasília (DF). Os novos mapeamentos, cobrindo os anos 2018, 2020 e 2022, vão integrar a série histórica do projeto e ajudar a responder o que ocorre nas áreas onde a vegetação natural foi suprimida, como o estabelecimento de culturas agrícolas, de pastagem e de outros usos da terra, bem como a regeneração da vegetação.

A partir da série histórica do TerraClass é possível analisar as transições ocorridas ao longo do tempo e melhorar o entendimento sobre os fatores determinantes dos processos de supressão da vegetação natural, bem como entender a dinâmica de intensificação da produção agrícola. O objetivo é disponibilizar ao Estado Brasileiro dados oficiais referentes a estes dois biomas que, juntos, recobrem mais de 70% do território nacional, oferecendo subsídios para políticas públicas de produção agrícola com bases sustentáveis, de preservação da cobertura vegetal natural, da biodiversidade e de manutenção dos serviços ecossistêmicos.

O evento terá a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e do diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin. Também são aguardadas as presenças da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.

Além dos mapeamentos, o evento vai apresentar o novo GeoPortal TerraClass, plataforma digital que integra os dados dos biomas Amazônia e Cerrado em um único ambiente, permitindo o acesso de forma transparente aos mapas da série histórica e a utilização de um conjunto de ferramentas analíticas.

Sobre o TerraClass

O projeto TerraClass é fruto de uma parceria entre o INPE e a Embrapa, iniciada em 2008, cujo principal objetivo é mapear a cobertura e o uso da terra em áreas onde a vegetação natural foi suprimida, detectadas pelo programa de monitoramento do desmatamento por satélite (Prodes), para identificar quais são as principais atividades antrópicas desenvolvidas nessas unidades territoriais.

Uma das principais inovações na nova série de mapeamentos é a adoção de tecnologias desenvolvidas no Brasil, que ampliam a soberania na organização e processamento dos dados e a divulgação dos resultados. As séries históricas de imagens de satélite utilizadas estão baseadas no projeto Brazil Data Cube (BDC) e no pacote computacional SITS, ambos desenvolvidos pelo INPE. Também foram aplicadas novas metodologias de mapeamento, que incluem computação de alto desempenho e inteligência artificial.

A atualização dos mapeamentos referentes à Amazônia foi retomada em 2021 graças à parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Já o TerraClass Cerrado integra o projeto FIP Paisagens Rurais, financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, que são gerenciados pelo Banco Mundial e envolve, entre outras instituições parceiras, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MMA), o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

SERVIÇO:

Evento de lançamento dos novos resultados do TerraClass Amazônia e Cerrado

Data: 1º de agosto de 2024

Horário: 14 horas

Local: Auditório José Irineu Cabral – Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica (final da W3 Norte) – Brasília (DF)

Assessoria de Imprensa – Embrapa


Compartilhar