Theatro Municipal recebe Samba das Moças e Comunidade Jongo Dito Ribeiro no próximo dia 25 de julho

20 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Apresentações fazem parte das celebrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

No próximo dia 25 de julho, o Theatro Municipal de São Paulo recebe o espetáculo cênico musical O Samba das Moças, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A apresentação, que acontece às 20h, faz uma homenagem a Ivone Lara, Clara Nunes, e Alcione, representadas pelas cantoras negras da nova geração Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula. Samba das Moças terá participação da atriz Adriana Lessa e das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran, Leilane Teles e Safira Sacramento, coreografadas por Rafael Machado.

O show, que tem direção geral de Iléa Ferraz e Jô Santana, será dividido em quatro blocos, abordando temas específicos: Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho. Será permeado por poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo. Conta com direção musical Guilherme Terra, e dos músicos Simone Gonçalves, Jéssica Souza, Marcio Guimarães, Bruno Vieira e Guilherme Montanha. O Evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com parceria da Fato Produções Artísticas.

Durante a abertura, às 19h, será realizada no hall uma apresentação da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com presença da Drª Alessandra Ribeiro, especialista em dança do Jongo. A performance será realizada por 11 integrantes, sendo 3 tambus, dançarinos e cantores. Desde 2002, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem realizando trabalhos de reconstituição, composição e pesquisa com o objetivo de manter viva a chama dessa descendência, com o intuito de apresentar essa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira, elemento de resistência e união para a sociedade.

Para mais informações sobre os espetáculos confira a programação completa abaixo ou acesse Link

O Samba das Moças
Theatro Municipal
25/07/2022 • 19h e 20H

[ Theatro Municipal – Sala de Espetáculos ]

Direção Geral: Iléa Ferraz e Jô Santana

Cantoras: Grazzi Brasil, Bruna de Paula e Gabby Moura

Participação Especial: Adriana Lessa

Direção Musical: Guilherme Terra

Coreografia: Rafael Machado

Iluminação: Valmyr Ferreira

Figurino: Mônica Anjos

Visagismo: Dicko Lorenzo

Bailarinas: Leilane Teles, Ágata Matos, Preta Kiran, Safira Sacramento

Músicos: Marcio Guimarães, Bruno Vieira, Jéssica Souza, Guilherme Montanha e Simone Gonçalves

Produção Executiva: Marcia Uchôa e Renato Araújo

Assistente de Produção: Marcela Lima

Produção Fato Produções Artísticas

Duração 75 minutos

Classificação livre

Ingressos gratuitos. Retirar no site, disponível a partir de 22/07, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa/CPF.

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos – Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.

Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo – Sustenidos: Bradesco.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Approach Com,.


Compartilhar