Transição energética e mudanças climáticas são temas de conversa entre Lula e presidente da Áustria

Transição energética e mudanças climáticas são temas de conversa entre Lula e presidente da Áustria

20 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Líder brasileiro também tratou de projeto em torno do trabalho decente em reunião bilateral com Alexander Van der Bellen, em Nova York

Após fazer o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seguimento à agenda de reuniões bilaterais e se encontrou na tarde desta terça-feira (19/09), com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen.

No início da conversa, o presidente austríaco elogiou o discurso do presidente Lula na ONU, focado na união global contra desigualdade, fome e mudanças climáticas . Os dois falaram sobre questões ambientais, citaram a expectativa em torno da COP30, que será realizada em Belém (em 2025), trataram de transição energética e da busca por fontes limpas de energia. Lula ressaltou a intenção do governo brasileiro de iniciar uma “industrialização verde”, com baixa emissão de carbono, a partir da matriz energética do país, que já é uma das mais limpas do mundo.

O presidente também conversou com seu homólogo austríaco sobre a Aliança Global para Biocombustíveis , lançada ao lado de Índia e Estados Unidos durante a Cúpula do G20, em Nova Delhi. A iniciativa aposta no papel dos biocombustíveis e dos veículos flex na descarbonização do setor dos transportes. A intenção é fomentar a produção sustentável e o uso desses produtos, o que coloca o Brasil em uma vitrine de grande projeção, pelo histórico de produção, manejo e know how .

Lula citou o projeto em prol do trabalho decente que irá lançar com o presidente norte-americano Joe Biden nesta quarta-feira (20/09). O forte investimento austríaco no Brasil – principal parceiro do país europeu na América do Sul – também esteve entre os temas da conversa.

CONVITE – Esta foi a segunda reunião do presidente Lula com um alto representante do governo austríaco em 2023. Em julho, durante a cúpula da CELAC e União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, ele se encontrou com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer. Assim como fez na conversa com Nehammer há dois meses, Lula convidou o presidente a visitar o Brasil com uma missão empresarial, com o objetivo de ampliar as relações comerciais e os investimentos entre os dois países.

RELAÇÕES – As relações diplomáticas entre Brasil e Áustria datam do início do século 19. Desde o fim do século 20, os países ampliaram as relações, com a assinatura de diversos acordos bilaterais: contra dupla taxação, sobre cooperação econômica, técnica, parcerias entre museus, em educação e nas áreas científica e tecnológica. Em 2022, o volume de comércio entre os dois países foi de cerca de US$ 1,5 bilhão.

Palácio do Planalto


Compartilhar