Três integrantes do Gabinete Compartilhado marcam presença na Conferência da Água da ONU
23 de março de 2023 Off Por Ray SantosFoto: Google/DCM
Principal evento global sobre o tema acontece entre os dias 22 e 24 de março, em Nova Iorque
A Conferência da Água da ONU, principal evento global sobre o tema, terá três representantes do Gabinete Compartilhado – o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e as deputadas federais Camila Jara (PT-MS) e Duda Salabert (PDT-MG) – marcando presença na edição deste ano, que acontece entre os dias 22 e 24 de março.
Com o objetivo de conscientizar sobre a crise global de água e definir uma ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados, o encontro deverá ter como resultado o lançamento da Agenda de Ação da Água.
Duda Salabert estará em missão oficial representando a Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados, na qual coordena o grupo de trabalho sobre Águas, e sua atuação se dará em três frentes: vocalização de casos de violação do direito humano à água, como por exemplo os rompimentos das barragens de mineradoras em Mariana e Brumadinho; valorização da cooperação internacional no planejamento e efetivação de políticas, programas e ações para segurança hídrica; e fortalecimento do sistema democrático como base para endereçar a crise climática.
“A questão hídrica afeta nosso país de muitas formas, desde a ausência de água tratada para consumo, passando pela falta de acesso à coleta de esgoto, até a importância deste tema conectado às mudanças climáticas. O Estado brasileiro precisa dar conta do momento de crise hídrica e climática que vivemos, se adaptando e mitigando tais consequências. A nossa ida à Conferência permitirá que partilhemos conhecimentos e aprendamos com experiências de governos, legisladores, organizações, empresas, movimentos sociais e pessoas de todo o mundo”, destacou.
Como exemplificação, a deputada cita os extremos que têm afetado o mundo todo. “As secas estão aumentando, impedindo e destruindo plantios e trabalhos, por exemplo.
Por outro lado, vivemos também chuvas históricas, que destroem nossos municípios, onerando os cofres públicos nas reparações, e, sobretudo, fazem vítimas fatais.
Em Minas Gerais, por exemplo, a mineração matou centenas de pessoas e dois dos nossos grandes rios, o Paraopeba e o Doce, com consequências ainda incertas na saúde das pessoas e dos ecossistemas integrados aos rios”, afirmou.
Já a deputada federal Camila Jara (PT/MS) participará do evento representando o Pantanal e o Cerrado. “É uma honra representar esses biomas em uma missão internacional da ONU. Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico.
Precisamos democratizar o acesso à água e conservar os recursos hídricos que temos. Isso é uma pauta do MS e do mundo”, ressaltou.
Para o senador Alessandro, é crucial a definição do plano de ação para implementação das metas mundiais para Água e Saneamento, que estão relacionados à saúde, alimentação, subsistência, desenvolvimento, clima e meio ambiente.
“Para nós, o tema da Água é muito sensível, e os problemas que enfrentamos hoje são resultado do acúmulo de erros na gestão da água de Sergipe, principalmente por interferência política. Meu papel como senador é apontar a correção desses erros e garantir investimentos para os projetos”, ressalta.
O tema Meio Ambiente é o que ganhou maior adesão dos integrantes do Gabinete Compartilhado, tendo cinco, dos sete parlamentares, participando de comissões sobre o tema: Tabata Amaral (PSB-SP), Camila Jara, Amom Mandel (Cidadania-AM) e Duda Salabert participam da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – CMADS, e o senador Alessandro Vieira integra a Comissão de Meio Ambiente – CMA no Senado.
Caravelas Consultoria Renata Castro – 81 99167.0504 E-mail: renatacastro@caravelasconsultoria.com