Três integrantes do Gabinete Compartilhado marcam presença na Conferência da Água da ONU

Três integrantes do Gabinete Compartilhado marcam presença na Conferência da Água da ONU

23 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Google/DCM

Principal evento global sobre o tema acontece entre os dias 22 e 24 de março, em Nova Iorque
A Conferência da Água da ONU, principal evento global sobre o tema, terá três representantes do Gabinete Compartilhado – o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e as deputadas federais Camila Jara (PT-MS) e Duda Salabert (PDT-MG) – marcando presença na edição deste ano, que acontece entre os dias 22 e 24 de março. 

Com o objetivo de conscientizar sobre a crise global de água e definir uma ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados, o encontro deverá ter como resultado o lançamento da Agenda de Ação da Água. 

Duda Salabert estará em missão oficial representando a Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados, na qual coordena o grupo de trabalho sobre Águas, e sua atuação se dará em três frentes: vocalização de casos de violação do direito humano à água, como por exemplo os rompimentos das barragens de mineradoras em Mariana e Brumadinho; valorização da cooperação internacional no planejamento e efetivação de políticas, programas e ações para segurança hídrica; e fortalecimento do sistema democrático como base para endereçar a crise climática.

“A questão hídrica afeta nosso país de muitas formas, desde a ausência de água tratada para consumo, passando pela falta de acesso à coleta de esgoto, até a importância deste tema conectado às mudanças climáticas. O Estado brasileiro precisa dar conta do momento de crise hídrica e climática que vivemos, se adaptando e mitigando tais consequências. A nossa ida à Conferência permitirá que partilhemos conhecimentos e aprendamos com experiências de governos, legisladores, organizações, empresas, movimentos sociais e pessoas de todo o mundo”, destacou.

Como exemplificação, a deputada cita os extremos que têm afetado o mundo todo. “As secas estão aumentando, impedindo e destruindo plantios e trabalhos, por exemplo.

Por outro lado, vivemos também chuvas históricas, que destroem nossos municípios, onerando os cofres públicos nas reparações, e, sobretudo, fazem vítimas fatais.

Em Minas Gerais, por exemplo, a mineração matou centenas de pessoas e dois dos nossos grandes rios, o Paraopeba e o Doce, com consequências ainda incertas na saúde das pessoas e dos ecossistemas integrados aos rios”, afirmou.

Já a deputada federal Camila Jara (PT/MS) participará do evento representando o Pantanal e o Cerrado. “É uma honra representar esses biomas em uma missão internacional da ONU. Mais de 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e 4,2 bilhões não têm acesso ao saneamento básico.

Precisamos democratizar o acesso à água e conservar os recursos hídricos que temos. Isso é uma pauta do MS e do mundo”, ressaltou.

Para o senador Alessandro, é crucial a definição do plano de ação para implementação das metas mundiais para Água e Saneamento, que estão relacionados à saúde, alimentação, subsistência, desenvolvimento, clima e meio ambiente.

“Para nós, o tema da Água é muito sensível, e os problemas que enfrentamos hoje são resultado do acúmulo de erros na gestão da água de Sergipe, principalmente por interferência política. Meu papel como senador é apontar a correção desses erros e garantir investimentos para os projetos”, ressalta.

O tema Meio Ambiente é o que ganhou maior adesão dos integrantes do Gabinete Compartilhado, tendo cinco, dos sete parlamentares, participando de comissões sobre o tema: Tabata Amaral (PSB-SP), Camila Jara, Amom Mandel (Cidadania-AM) e Duda Salabert  participam da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – CMADS, e o senador Alessandro Vieira integra a Comissão de Meio Ambiente – CMA no Senado.

Caravelas Consultoria Renata Castro – 81 99167.0504 E-mail: renatacastro@caravelasconsultoria.com


Compartilhar