Tributo a Dona Cleo: Curta! homenageia Cleonice Berardinelli
1 de fevereiro de 2023O Curta! presta homenagem à professora, acadêmica e imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli, falecida aos 106 anos, na noite de terça-feira, 31 de janeiro. Ela é tema do documentário “Cleo”, dirigido por Guilherme Begué, que será exibido no Curta! nesta quinta-feira, no sábado e no domingo.
O documentário retrata a vida e a carreira de Dona Cleo — como era conhecida por gerações de alunos e admiradores. Considerada uma referência em estudos de literatura portuguesa, foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa. Exerceu o magistério por mais de meio século em locais de prestígio, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, e colecionava ex-alunos ilustres, como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado. Em “Cleo”, ela mesma — já com mais de cem anos de vida — apresenta poemas recitados de cor.
Produzido pela Boulevard Filmes, o longa vai ao ar na quinta-feira, dia 2, às 20h30; no sábado, dia 4, às 11h, e no domingo, dia 5, às 20h. Também está disponível para assinantes do Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br — novos usuários cadastrados no site têm sete dias de acesso gratuito a todos os conteúdos da plataforma.
Quinta do Pensamento – 2/02
20h30 – “Cleo” (Documentário)
A intelectual Cleonice Berardinelli foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre o poeta português Fernando Pessoa e se tornou uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Dona Cleo, como gostava de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também membros da ABL. Aos 103 anos (quando este documentário foi produzido), Dona Cleo nos presenteia com poemas recitados de cor. Diretor: Guilherme Bengué Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de fevereiro, sábado, às 11h; 5 de fevereiro, domingo, às 20h.
PROMO: https://youtu.be/6l_Ta0w5twI
FOTOS: https://drive.google.com/open?id=1wHo4QODBY8K_okrsHCAKUQ5shKf-EBkX
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;
O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.
Agência Febre