TVT estreia terceira temporada do programa Transição

TVT estreia terceira temporada do programa Transição

12 de novembro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Programa diário produzido em parceria com a Fundação Itaú Educação e Trabalho tem como tema a retomada da indústria brasileira e será exibido de segunda à sexta, às 22h, no canal 44.1. Vice-presidente Geraldo Alckimin é um dos convidados.

Estreia no dia 11 de novembro a terceira temporada do programa Transição, coprodução da TVT com a Fundação Itaú Educação e Trabalho. Os temas desta temporada serão a retomada da indústria brasileira, o mercado de trabalho no cenário da implementação das novas tecnologias e a formação profissional. O Transição será exibido de segunda à sexta, às 22h em canal aberto digital no canal 44.1 e pelo YouTube @RedeTVT.

“Com tema Indústria 4.0, o programa Transição trouxe as transformações nas relações de trabalho apontando soluções para realocar e requalificar os trabalhadores e trabalhadoras”, conta o presidente da TVT, Maurício Junior.

A cada episódio, um setor diferente da indústria será tema de conversa

descontraída com especialistas convidados, como economistas, gestores e representantes de entidades. Também são convidados acadêmicos para debater sobre a formação profissional. O objetivo é trazer informações, novidades sobre novas tecnologias, além de debater sugestões de caminhos e desafios a serem superados pelo mundo do trabalho.

O primeiro Transição da nova temporada será Neoindustrialização. O episódio faz panorama da trajetória de resiliência do setor industrial brasileiro nos últimos anos, com destaque para o depoimento do Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Coméricio e Serviço, Geraldo Alckimin sobre o Programa Nova Indústria Brasil (NIB).

Além do Vice-presidente Alckmin, outros personagens importantes falarão sobre como o programa do governo federal pode impulsionar o emprego e estimular o desenvolvimento e a formação profissional: o Ministro da Economia Luiz Marinho, o presidente do IBGE Marcio Pochmann, a diretora do Dieese Adriana Marcolino, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

Temas dos novos episódios do Transição: de Internet das coisas à tecnologia aeroespacial

O segundo programa desta nova fase do Transição será a Internet das coisas. O programa explica o conceito de Internet das Coisas que conecta bilhões de dispositivos à internet, permitindo que objetos do cotidiano, como carros e eletrodomésticos, coletem dados e interajam de forma inteligente. 

O especialista da Associação Brasileira de Internet das Coisas, Rogério Moreira vai debater como a Internet das Coisas está integrada em diversos setores industriais, aumentando a produtividade, a sustentabilidade e segurança. Junto com ele, estará a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora dos programas de pré-iniciação científica da USP e vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas.

A tecnologia na indústria têxtil é o tema do terceiro programa. O diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel e a professora do curso de pós-graduação Têxtil e Moda da USP Francisca Dantas Mendes, serão os convidados.  

O programa trata da importância da tecnologia para a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor têxtil desde os processos de preparação das fibras até os avanços mais recentes em automação e fabricação digital.

O quarto episódio do Transição é dedicado ao Brasil aeroespacial. O programa destaca a importância de empresas envolvidas na produção de aviões, radares e tecnologias aeroespaciais. Os convidados são Armando Lemos, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE) e o professor do Centro engenharia modelagem da UFABC, Annibal Hetem.

A indústria de borracha e plásticos é o tema do programa que fecha a semana de estreia da terceira temporada do Transição. Além de contar sobre os processos de fabricação e as tecnologias utilizadas neste setor, o programa vai tratar também dos desafios ambientais e as inovações sustentáveis dentro da indústria de plásticos e borracha.

Os convidados deste episódio são Marcelo Zaidan Presidente da ABIARB e SINDIBOR e Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados.

O que é o Programa Transição

Produzido pela TVT em parceria com a Fundação Itaú Educação e Trabalho, o programa Transição estreou em 2022, com a proposta de analisar o mercado de trabalho brasileiro no cenário de implementação de novas tecnologias, com destaque para a formação profissional. Na segunda temporada, o Transição deu ênfase a iniciativas de associações, coletivos e movimentos sociais para geração de emprego e renda. 

Nesta terceira temporada, o Transição debate os rumos do país para a retomada da indústria brasileira como protagonista do desenvolvimento econômico e social do Brasil. O programa traz ainda reportagens especiais para ilustrar e subsidiar o bate-papo no estúdio. 

O Transição é uma produção educativa que propõe informar, pensar, debater e sugerir caminhos para o desenvolvimento industrial do país. Os episódios estão disponíveis do canal da TVT no Youtube: @RedeTVT. O programa também vai ao ar todos os dias pelo canal 44.1 na Grande São Paulo. 

Serviço:

Estreia 3a temporada Programa Transição

Segunda a sexta, a partir das 22h

Programa de reestreia, dia 12, com vice-presidente Geraldo Alckmin

Coprodução: TVT e Fundação Itaú Eduçação e Trabalho

https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/

Transmissão pelo canal digital 44.1 e pelo YouTube da TVT: https://www.youtube.com/@redetvt 

Outras informações: https://tvtnews.com.br

Alexandre Barbosa – Editor TVT News


Compartilhar