UFG, UFMS e UNB estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

UFG, UFMS e UNB estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

27 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país; Veja avaliação com as colocadas no Centro-Oeste

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) divulgou o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O estudo apontou que a Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as mais empreendedoras do Brasil, na 10ª colocação. Já a 15ª e a 16ª no topo ficaram com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade de Brasília (UNB), respectivamente. 

O ranking é feito por coleta de dados e avalia as universidades a partir de seis critérios: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. No estudo deste ano, foram analisadas mais de 100 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes.

“O IES Empreendedores destaca cases e iniciativas inovadoras nas universidades, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a extensão. O ranking não apenas apresenta as instituições, mas também serve como fonte de inspiração e orientação para que as demais sigam os caminhos e boas práticas que o Brasil está desenvolvendo nessa temática”, disse Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior. 

Desde 2016 a Brasil Júnior tem conduzido o Ranking de Universidades Empreendedoras, que é divulgado a cada dois anos, contribuindo para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro. 

Veja o ranking com as colocadas no Centro-Oeste:

“Acreditamos que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país, reconhecendo a educação como o elemento fundamental. Com o estudo temos o propósito de ampliar o conhecimento sobre o ensino superior brasileiro e dar voz ao jovem que anseia participar ativamente dessa mudança”, explica Rafaella Nascimento, Líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher na coordenação geral do ranking de universidades empreendedoras.  

Pela primeira vez estudo analisa os institutos federais empreendedores 

Brasil Júnior também lançou um estudo inédito que observa as práticas empreendedoras nos institutos federais. O Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE) analisou mais de 30 instituições em todo o Brasil, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). 

O índice apontou que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) obteve a melhor análise de empreendedorismo do Centro-Oeste, com a nota 51,08. O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Instituto Federal Goiano (IFGOIANO), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal de Brasília (IFB) tiveram 49,70; 46,20; 44,97 e 40,10, respectivamente. 

Os rankings das universidades estão disponíveis no site Universidades Empreendedoras.

Sobre a Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2022, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 28 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de mais de R$ 87 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros. 

Tais Gomes


Compartilhar