Unesp e Eucatex: parceria para pesquisas técnico-científicas já dura 15 anos

Unesp e Eucatex: parceria para pesquisas técnico-científicas já dura 15 anos

21 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Visitas técnicas aos viveiros e florestas de eucalipto da empresa, doação de mudas e vivências dos processos produtivos marcam o relacionamento

Neste mês de novembro, a UNESP – Universidade Estadual Paulista, de Botucatu, recebe 4.500 mudas de eucalipto cultivadas no Viveiro da Eucatex. Elas serão utilizadas em plantio na fazenda experimental de apoio ao ensino e pesquisa – FEPE da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ, em experimento que servirá de base para pesquisas em sistema silvipastoril – plantio de árvores, no caso, o eucalipto, em consórcio com o gado. Essa é apenas uma das atividades envolvidas na parceria que já dura 15 anos.

Com uma de suas principais indústrias instaladas no município – a Unidade Painéis e Pisos -, a Eucatex mantém com a instituição de Botucatu uma parceria livre de contratos, apoiando experimentos sempre que solicitada.   “A parceria técnico-científica estabelecida entre a Eucatex e o Laboratório de Bioeconomia, Técnicas e Operações Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, vem conferindo o desenvolvimento de diversos estudos que envolvem discentes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, facultando aos gestores florestais informações para tomadas de decisões e a difusão do conhecimento por meio de trabalhos acadêmicos, publicados em eventos científicos e periódicos nacionais e internacionais”, assinala o professor Dr. Danilo Simões, responsável pelo Laboratório.

Segundo ele, outro aspecto essencial são as visitas técnicas relacionadas às disciplinas sob a sua responsabilidade, ministradas no curso de graduação em Engenharia Florestal e no curso de Pós-graduação em Ciência Florestal, as quais permitem interlocuções e visão sistêmica sobre os processos produtivos. “Desta forma, essa é uma parceria essencial para a qualidade do ensino e pesquisa, logo, assegura uma formação diferenciada aos discentes”, ressalta Simões, como:

1 – Visitas técnicas às estruturas da Eucatex para mostrar aos alunos como é a profissão na prática, considerando que se trata de uma sólida empresa de base florestal, onde conhecem a silvicultura e o sistema de colheita de madeira, com explicação de forma técnica de como funciona cada atividade, quais suas interfaces com outras áreas e demonstrações de máquinas em operação;

2 – Visita de pesquisadores estrangeiros, como a recente visita de um docente e um discente de doutorado, ambos da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, que tiverem a oportunidade de conhecer as operações de colheita em áreas florestais da Eucatex.

Outro aspecto extremamente valioso foi a atuação de profissionais da Eucatex em eventos relacionados à Universidade, como a recente participação de Naiara Carvalho, gerente de Tecnologia, Meio Ambiente e ESG da Eucatex e membro do Conselho Fiscal da Florestar, no Encontro Virtual sobre ESG, uma parceria entre Florestar São Paulo e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) – UNESP. Na ocasião, a gerente compartilhou com os alunos o histórico das práticas ESG e a influência nas atividades corporativas.

EUCATEX www.eucatex.com.br

Juliana Victorino – Agência Jacarandá


Compartilhar