Usina no centro sul reduz em aproximadamente 40% o custo de produção dos canaviais com irrigação por gotejamento

Usina no centro sul reduz em aproximadamente 40% o custo de produção dos canaviais com irrigação por gotejamento

21 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Por Daniel Pedroso *

A cana de açúcar é uma das culturas mais plantadas do país, com uma área estimada em 10 milhões de hectares. O que leva o setor a produzir, segundo a ÚNICA 2022, 32,5 milhões de metros cúbicos de etanol e 41,5 milhões de toneladas de açúcar, elevando o Brasil ao patamar de maior produtor de açúcar e etanol do mundo.

No entanto, como qualquer cultura agrícola é influenciada por algumas variáveis do mercado interno e externo, como por exemplo, a desvalorização do real em relação ao dólar, oferta e demanda e pelo fornecimento externo de insumos.

Na safra 2021/2022 o setor de cana de açúcar vivia uma onda de grande euforia, onde os preços dos produtos (açúcar e etanol) estavam em alta e os custos de produção estavam relativamente baixos, levando o setor à uma grande recuperação financeira e proporcionando uma fase de investimentos.

Mas, a safra 2022/2023 vem demonstrando um cenário totalmente inverso, pois, mesmo os preços dos produtos ainda estando satisfatórios, os custos de produção se elevaram de maneira estrondosa devido à alta do dólar e a guerra entre Ucrânia e Rússia. O que levou a uma postergação dos investimentos.

Somado a lição aprendida com a grande seca de 2021 e aproveitando a onda positiva de investimentos, muitas Usinas/Fornecedores investiram na tecnologia de irrigação por gotejamento para verticalizar a sua produtividade e colher vários benefícios como a redução nos custos de produção da cana de açúcar.

Abaixo, iremos citar um caso real, onde uma Usina que adquiriu o sistema de irrigação por gotejamento está conseguindo reduzir os custos de produção de cana de açúcar quando comparado a seu sistema convencional.

Localizada na região centro sul do país, essa Usina conseguiu verticalizar sua produtividade elevando a média, em um ciclo de 5 anos, de 77 toneladas por hectare (dados de produtividade do sistema de produção convencional) para 165 toneladas por hectare (dados de produtividade através do uso de sistema de irrigação por gotejamento.

Na tabela acima, verificamos que a quantidade de insumos utilizados para se produzir 1 tonelada de cana de açúcar em dois sistemas de produção e podemos observar claramente que com o aumento da produtividade, a quantidade de insumos utilizados para se produzir 1 tonelada de cana de açúcar é reduzida, o que demonstra também a grande necessidade da água no ciclo de produção da cultura.

           Após essa análise e utilizando os preços médios de produção de cada item, foi possível monetizar as informações e comprovar que através do uso da irrigação por gotejamento e com o benefício da verticalização da produção é possível reduzir o custo de produção da cultura, no exemplo citado, em aproximadamente 40%.

Através desse caso real citado, podemos concluir que o uso da irrigação por gotejamento, levando ao aumento da produtividade é possível reduzir o custo de produção da cana de açúcar e assim proporcionar maiores lucros.

Daniel Pedroso *, especialista agronômico da Netafim Brasil.

Alfapress Com,.


Compartilhar