Vantagens de modernizar o logotipo da sua empresa
24 de novembro de 2022Reformular o logotipo do próprio negócio é como revitalizar a própria marca no mercado. É como repaginar o próprio “look” na rua conforme as novas tendências. É como buscar sempre se aprimorar, por quem não se recicla, não se encaixa. Entenda
Redesenhar o logotipo da empresa é algo que grandes companhias do mundo inteiro já fizeram, sem perder algumas características bem peculiares a seus negócios.
Algumas marcas de bebidas fazem isso sempre, outras de roupa também buscam um desenho mais moderno, para acompanhar as tendências de consumo de seus principais clientes.
Empresas de tecnologia que trabalham no mercado como a Vtex, entendem bem a necessidade e também já passaram por essa etapa, ajudando várias marcas.
Claro que nem sempre a ideia é bem vinda entre os sócios e fundadores da empresa.
Ora é porque o próprio dono desenhou o logotipo em um guardanapo quando ainda sonhava em ter o próprio negócio e hoje nutre sentimentos pelo desenho. Ora é porque a empresa julga perda de tempo e de recursos uma vez que as vendas estão em alta.
Seja qual for a razão de tanta resistência, aqui vão algumas vantagens de inovar o logotipo do próprio negócio e que precisam ser consideradas por quem ama o que faz.
Conceito de “empresa moderna”
O conceito de modernidade e de arrojo que uma empresa deseja passar ao mercado, muitas vezes também esbarra no logotipo que possui e que precisa acompanhar os novos tempos.
Imagine a imagem que seria transmitida por uma empresa a seus clientes, cujo logotipo criado nos anos 80, ainda hoje fosse utilizado em peças de publicidade, cartazes, informativos e outros?
Agregaria credibilidade aos negócios? E uma agência de publicidade e marketing, então?
Engajamento com o público
Às vezes, para vender mais é necessário reposicionar a marca no mercado. Quando uma empresa vende muito para um público na faixa dos 30 aos 50 anos, mas deseja morder uma fatia maior de mercado entre o público mais jovem, um reposicionamento é fundamental.
E como começar tal mudança? Pelo logotipo da empresa, posteriormente pelos produtos que vende e até na forma como abordará este perfil de cliente, que claro, deve acompanhar o novo “visual” da empresa.
O logotipo não reflete a essência do negócio
Quando um logotipo não representa muito bem a marca, sendo algo difícil de notar ou de lembrar é o momento de torná-lo mais simples, moderno e quem sabe mais leve.
Não basta ser “bonitinho”, é preciso representar o que a empresa faz no mercado e com isso, chamar mais a atenção dos clientes que certamente gravarão na memória um desenho impactante e conectado com a empresa.
A empresa cresceu e evoluiu
Quando a empresa se torna maior do que quando iniciou suas atividades, conta com mais recursos, investimentos e até mesmo expande suas áreas de atuação no mercado.
Esse crescimento que obviamente também reflete impactos no aspecto financeiro, com a prospecção de mais clientes e maior satisfação no mercado, não podem passar despercebidos do público.
O melhor jeito de criar o conceito de expansão de mercado, modernização de estrutura e de volume frente às concorrentes, é redesenhar a própria logomarca. Tomando as devidas proporções, é como renovar o RG, ao atingir a maioridade, porque o rosto não é mais o mesmo de quando se tinha poucos anos de vida. Logo, a identidade não é a mesma.
Pelas mesmas razões se deve renovar o logotipo da empresa. Tantas mudanças, investimentos, direções, clientes e novas possibilidades de mercado, produtos e serviços, pedem uma nova identidade ao próprio negócio!
Desenho de família
Essa é a desculpa mais comum entre quem não quer redesenhar o logotipo da empresa. Porque o pai, a mãe, o avô ou qualquer outro parente o desenhou.
A pergunta que fica é: Por mais estima que se tenha pelo ente, o trabalho fala com o público? É profissional? Vende?
Quem sabe um logotipo moderno não fosse a melhor forma de honrar a pessoa que com tanto carinho desejou o progresso da firma?
Mudar o layout faz bem à empresa e seus negócios. Pensar nisso é garantir longevidade à própria marca.
Redação