Vazio sanitário do algodão inicia dia 20 de setembro no Tocantins

Vazio sanitário do algodão inicia dia 20 de setembro no Tocantins

18 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), ressalta aos cotonicultores tocantinenses que, a partir desta quarta-feira, 20, inicia, no Estado, o período de vazio sanitário do algodão, que segue até 20 de novembro. Neste intervalo, ficam proibidos a manutenção e o plantio da oleaginosa.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Controle do Bicudo do Algodoeiro, Cleovan Barbosa, os objetivos da medida são prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, principal praga que ataca a cultura de algodão. Ele informou que a Adapec realizará o monitoramento das áreas de cultivo cadastradas, a fim de garantir que não haja plantas vivas com risco fitossanitário no campo.

A legislação prevê que, em caso da presença de plantas vivas com risco fitossanitário, o processo de eliminação é de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área, e o produtor deve fazê-lo de forma mecânica ou química. Caso sejam descumpridas as normas, o proprietário estará sujeito a sanções previstas em lei.

Dados

O Tocantins possui, atualmente, uma área de cultivo de algodão cadastrada na Adapec de aproximadamente 6,2 mil hectares.

Bicudo do Algodoeiro

Os adultos são besouros com coloração cinza ou castanha, medindo de 3 mm a 7 mm de cumprimento. Infestam as lavouras de algodão desde o início da emissão de botões florais até a colheita, podendo ter de 4 a 6 gerações em um ciclo da cultura e, se não forem controlados, podem causar perdas de até 70% da produção.

Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins


Compartilhar