Xandô concorre ao Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira na categoria Design Gráfico
17 de agosto de 2023Votação popular para a premiação está aberta até 27 de agosto; Reconhecimento fortalece a imagem da embalagem brasileira, promovendo a valorização das empresas e profissionais
AXandô, líder em leites tipo A no estado de São Paulo, participa pela primeira vez da 23ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, que visa eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência no mercado brasileiro. O prêmio conta com a expertise e chancela da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem e o público pode votar na embalagem preferida até o dia 27 de agosto, por meio do link https://www.abre.org.br/premio_voto_popular/.
O Prêmio ABRE avalia, entre outros aspectos, a inovação, a funcionalidade e a atratividade. Concorrendo ao módulo Design Gráfico, a Xandô foi inscrita como cliente e a agência Pharus como responsável pelo desenvolvimento das embalagens da marca. Este módulo avalia critérios específicos como aspectos visuais, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos, e entre estes aspectos, a contribuição para fortalecer o valor da embalagem.
A Xandô completou 40 anos em 2022 e iniciou o trabalho de branding, o que impactou todos os pontos de contato com o consumidor, entre eles a embalagem. “A marca estava pronta para quebrar paradigmas e atualizar os símbolos que fizeram parte da sua história. Junto à Pharus, iniciamos uma jornada de inovação e trouxemos uma nova identidade visual, mais adequada a essência da Xandô e a este novo momento de transformação”, afirma Vivian Ramirez, head de Marketing da Xandô. “Iniciamos o trabalho ouvindo os nossos consumidores para entender as percepções construídas através do portfólio ao longo desses 40 anos, em seguida mergulhamos na história e nas motivações da família desde 1982. Descobrimos que a origem, a tradição e a qualidade fazem parte do DNA da marca. Com todo esse repertório em mãos, a Pharus iniciou o desenvolvimento do brand book e das embalagens”, diz a executiva.
De acordo com Rapha Dutra, consultora criativa da Pharus, foram inscritas todas as embalagens da marca para o prêmio ABRE. “A Xandô sempre foi sinônimo de tradição e qualidade no mercado. Para elevar à máxima potência toda sua reputação e histórico, era preciso redefinir embalagens e identidade visual através de um design atual, mas que trouxesse a essência familiar que a marca inspira. Buscando reforçar o traço emocional, exploramos o conceito de vocação: embalagens que representam produtos vindos diretamente da fazenda, feitos com tradição e dedicação, que vão direto para a mesa das pessoas”, explica. “Pensando na tradição da marca, voltamos à Fazenda Colorado, o começo de tudo, onde descobrimos o storytelling pronto que o lugar nos contava: a fazenda é a alma da Xandô. O projeto gráfico vem da herança da marca. Do desenho arquitetural do estábulo, surge o arco e alia-se a à figura da vaca ícone da marca. Há também a janela, que leva o consumidor à fazenda e traz a fazenda até suas casas. O azul da marca é mantido, com um leve ajuste de contraste para trazer mais destaque ao todo da embalagem. Como toque final, trazemos a assinatura do fundador da marca, Sr. Lair, que inspira nossa história desde o começo”, detalha Dutra, da Pharus.
A cerimônia de entrega da premiação do troféu Ouro, Prata e Bronze e do certificado digital, será no dia 21 de setembro de 2023, na Casa Giardini, em São Paulo.
Sobre a Xandô
Há mais de 40 anos, a Xandô leva a Fazenda para a mesa do consumidor. Hoje a marca éreferência em leites tipo A e sucos 100%.
Em 1982, a “Laticínios Xandô” foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil – com um recorde histórico de 100 mil litros em apenas 24h – e possui uma das ordenhas mais modernas da América Latina, em formato de carrossel.
Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem açúcar, conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, vinda dos diversos pomares próprios da F.C, mas atualmente o portfólio conta com sete sabores.
Recentemente, a força e a maturidade da Xandô permitiram o avanço da agenda de inovações de forma ágil e ousada, inaugurando sua presença nas categorias de queijos e manteigas, ambas com produtos diferenciados e muito nutritivos, mantendo o DNA original da marca.
Acesse: https://www.xando.com.br/
Redes sociais: @xandobrasil
Marcela Martinez | COMMUNICA BRASIL