XIII Circuito de Teatro em Português tem participação de 9 países até dia 24 de novembro
17 de novembro de 2022Entre osdias 12 e 24 de novembro de 2022, acontece o XIII Circuito de Teatro em Português, um festival internacional com companhias de países lusófonos, cuja programação ocupa equipamentos de cultura da Prefeitura Cidade de São Paulo. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Associação de Cultura e Cidadania Contadores de Mentira, com direção artística de Creuza Borges.
Da África estão presentes as companhias: Culturproject (São Tomé e Príncipe), Netos de Bandim / Guiné Cultural (Guiné-Bissau), Cia. Kafukolo (Angola), Cia. Teatro Girassol (Moçambique) e Associação Teatral Fladu Fla (Cabo Verde). Portugal é representado pela Cia. AnDanças (Famalicão/Coimbra). Os grupos/artistas que representam o Brasil são: La Inquieta Compañia (São Paulo/SP), Grupo Harém Teatro (Teresina/PI), Grupo Contadores de Mentira (Suzano/SP) Grupo Drgao7 de Teatro (São Paulo/SP), Marcia Kambeba e Aurita Tabajara (PA) e Pascoal da Conceição (SP).
São 14 companhias envolvidas em 13 espetáculos (adultos, infantil e para bebês) 5 oficinas e 2 Seminários, que circulam pelos palcos do Teatro Paulo Eiró, Teatro João Caetano, Teatro Flávio Império, Teatro Sérgio Cardoso, Centro de Culturas Negras, Centro Cultural Santo Amaro, Centro Cultural Vila Formosa, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro Cultural Olido e Centro de Referência da Dança.
As oficinas programadas são: Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o “Eu”, o “Outro” e o “Nós” (por Zé Pedro Pereira, do Teatro Art’Imagem – Portugal), Dança e Residência Artística (por Renato Nóbrega Vieira, a partir de Amália, Dona de Si – O Musical – PT), Encenação/Interpretação (por Pascoal da Conceição – SP), Teatro de Bonecos e Objetos para Iniciantes (por Claudemir Santana – SP) e Dança Afro e Percussão (por Netos de Bandim, Guiné-Bissau).
O Circuito de Teatro em Português foi criado, em 2003, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os nove países de língua portuguesa. “Por meio das artes cênicas buscamos o estreitamento das relações artísticas e o reconhecimento de nossas diferenças e semelhanças culturais”, declara Creuza Borges, diretora do Circuito. Em 19 anos de história, foram realizadas mais de 450 espetáculos, 76 oficinas e 38 seminários, envolvendo dezenas de cidades brasileiras e um público aproximado de 90 mil pessoas.
XIII Circuito de Teatro em Português
De 12 a 24 de novembro de 2022
Gratuito – Em todas as atividades e apresentações.
Locais e horários diversos. Ingressos: 1h antes dos eventos.
Programação e inscrições – oficinas/seminários: www.circuitodeteatroportugues.com.br
Facebook – @CircuitoTeatroPortugues e @GrupoDragao7
Instagram – @circuitodeteatroemportugues e @grupodragao.7
Teatro Flávio Império
Rua Prof. Álvares Pedroso, 600 – Cangaíba. SP/SP.
15/11 (terça, 15h às 17h) – Oficina: Teatro de Bonecos e Objetos para Iniciantes
Brasil | São Paulo/SP – Claudemir Santana
Vagas: 20. Público: 10 a 18 anos. Inscrições: circuitodeteatroportugues.com.br
18/11 (sexta, às 20h) – Teatro: Mar Me Quer
Moçambique | África – Cia. Teatro Girassol
Duração: 60 min. Classificação: 16 anos.
19/11 (sábado, às 19h) – Teatro: Pedro e o Capitão
Angola | África – Cia. Kafukolo
Duração: 60 min. Classificação:16 anos.
Centro Cultural Tendal da Lapa
Rua Guaicurus, 1100 –Tendal da Lapa. SP/SP.
15/11 (terça, às 19h) – Teatro: O Incrível Homem do Avesso
Brasil | Suzano/SP – Grupo Contadores de Mentira
Duração: 2h20. Classificação: 14 anos.
Centro Cultural Olido
Avenida São João, 473 – Centro. SP/SP.
16 e 17/11 (quarta e quinta, 19h às 21h30) – Oficina: Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o “Eu”, o “Outro” e o “Nós”
Portugal | Porto – Zé Pedro Pereira – Teatro Art’Imagem
Duração: 4h (em 2 dias). Vagas: 25. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br
20/11 (domingo, às 18h) – Seminário Sobre Intercâmbio Cultural
Público: Classe artística e interessados em projetos de intercâmbios com países de língua portuguesa. Inscrições pelo site: circuitodeteatroportugues.com.br
Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha. SP/SP.
16/11 (quarta, 16h às 19h) – Oficina: Encenação/Interpretação
Brasil | São Paulo/SP – Pascoal da Conceição
Vagas: 25. Público: atores e interessados. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br
16/11 (quarta, 16h às 19h) – Teatro: Mário de Andrade Desce aos Infernos
Brasil | São Paulo/SP – Pascoal da Conceição
Duração: 50 min. Classificação: Livre (indicação: 12 anos).
Centro de Culturas Negras
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara. SP/SP.
16/11 (quarta, às 20h) – Teatro: Saudade
Cabo Verde | Praia (África) – Associação Teatral Fladu Fla
Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.
19/11 (sábado, às 10h às 12h) – Oficina:Dança Afro e Percussão
Guiné-Bissau | Bissau (África) – Netos de Bandim -Fidjus di Guiné Cultural
Duração: 2h. Vagas: 25. Público: interessados em geral. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. SP/SP.
17/11 (quinta, às 20h) – Teatro: Amália, Dona de Si – O Musical
Portugal | Famalicão/Coimbra – Cia. AnDancas
Duração: 1h40. Classificação: 14 anos.
18/11 (sexta, às 20h) – Teatro: Amílcar Geração
África | São Tomé e Príncipe – Culturproject
Duração: 60 min. Classificação: 14 anos.
Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. SP/SP.
17/11 (quinta, às 21h) – Teatro: Mar Me Quer
Moçambique | África – Cia. Teatro Girassol
Duração: 60 min. Classificação: 16 anos.
18/11 (sexta, às 21h) – Teatro: Amália, Dona de Si – O Musical
Portugal | Famalicão/Coimbra – Cia. AnDanças
Duração: 1h40. Classificaçao:14 anos.
19/11 (sábado, às 21h) – Dança: Netos de Bandim
Guiné-Bissau | África – Fidjus di Guiné Cultural
Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. SP/SP.
18/11 (sexta, às 21h) – Dança: Netos de Bandim
Guiné-Bissau | África – Fidjus di Guiné Cultural
Duração: 60 min. Classificação: Livre.
19/11 (sábado, às 21h) – Teatro: Amália, Dona de Si – O Musical
Portugal | Famalicão/Coimbra – Cia. AnDancas
Duração: 1h40. Classificação: 14 anos.
Centro Cultural Vila Formosa
Avenida Dr. Eduardo Cotching, 2203 – Vila Formosa. SP/SP.
19/11 (sábado, às 20h) – Teatro: Amílcar Geração
África | São Tomé e Príncipe – Culturproject
Duração: 60 min. Classificação: 14 anos.
20/11 (domingo, às 20h) – Teatro: Pedro e o Capitão
Angola | África – Cia. Kafukolo
Duração: 60 min. Classificação: 16 anos.
Centro Cultural Santo Amaro
Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro. SP/SP.
22/11 (terça, às 20h) – Teatro: As Palavras de Jó
Brasil | São Paulo/SP – La Inquieta Compañia
Duração: 60 min. Classificação: 14 anos.
Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá – Praça Ramos de Azevedo, Centro. SP/SP.
Até 16/11(domingo a quarta, 14h às 18h) – Oficina: Dança e Residência Artística
Portugal | Famalicão – Renato Nóbrega Vieira – Amália, Dona de Si – O Musical
Duração: 4h por dia. Vagas: 25. Inscrição: circuitodeteatroportugues.com.br
22/11 (terça, às 19h) – Música: Avelina Castela Ribeiro
Timor Leste | África
Duração: 30 min. Classificação: Livre.
23/11 (quarta, às 19h) – Musica: Ritual das Águas
Brasil | Amazonas – Marcia Kambeba e Coro de Mulheres
23/11 (quarta, às 20h30) – Seminário sobre Línguas Maternas
Palestrante: Marcia Kambeba
Casa do Dragão7
Avenida Nazaré, 2121 – Ipiranga. SP/SP.
24/11 (quinta, às 20h) – Encerramento – Evento fechado para convidados.
OS ESPETÁCULOS
Espetáculo: Amália, Dona de Si – O Musical
Com: Cia. AnDanças
Portugal | Famalicão/Coimbra
Duração: 1h40. Gênero: Drama Musical. Classificação: 14 anos.
Amália, Dona de Si – O Musical, é um espetáculo que leva à descoberta da mulher Amália com seus sonhos, seus medos e ansiedades, sua vida e suas escolhas artísticas. Inspirado na fadista e atriz portuguesa Amália Rodrigues (1920-1999), o musical busca evidenciar a essência da personagem por meio das palavras que semeou durante a sua carreira. No palco, o intérprete é acompanhado por um trio de piano, guitarra portuguesa e contrabaixo. Com um sistema complexo de som, a voz de Amália, extraída de gravações, é acompanhada ao vivo pelos músicos, inclusive em duetos com o ator. A montagem conjuga momentos de ternura, alegria e entretenimento com outros, profundamente poéticos.
Ideia e produção:Diogo Carvalho. Dramaturgia e encenação:Jaime Monsanto. Interpretação:Diogo Carvalho. Músicos:Pedro Ferreira (piano), Wallace Oliveira e Vinícius Rocha (guitarra portuguesa). Coreografia:Núria de Oliveira Soares e Renato Nóbrega Vieira. Voz:António Sala.Diretor técnico:Ricardo Costa. Figurino:Formandos do CEARTE, supervisão de Tiago de Sá Barreiros e Fátima Deus. Sonoplastia:Ricardo Costa. Colaboração no guião: Joana Machado e Mariana Gonçalves (Investigadoras da Fundação Amália Rodrigues). Dress code dos músicos:AcorFato. Fotografia: Carlos Gomes. Design: Rui Veríssimo. Cabelos: Carlos Gago (Ilídio Design). Maquiagem: Andreia Santos. Música final (“Amália, Pelos Caminhos do Teu Nome”) – Ana Camacho (letra) e Pedro Ferreira (melodia). Apoio: Fundação Amália Rodrigues. Realização: Cia AnDanças.
Espetáculo: Amílcar Geração
Com: Culturproject
São Tomé e Príncipe | África
Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos.
Amílcar Geração busca dar ao pensamento de Cabral uma justa magnitude. O espetáculo trata o legado de Pedro Álvares Cabral como um património da humanidade e não como mera expressão da luta contra o colonialismo português. As pontes e paralelos entre o pensamento de Cabral e uma tradição filosófica clássica são amplificadas na montagem, dando expressão à ideia da universalidade de seu pensamento.
Texto e encenação: Guilherme Mendonça. Interpretação: Ângelo Torres. Produção executiva: Nuno Pratas. Produção: Culturproject.
Espetáculo: Pedro e o Capitão
Com: Cia. Kafukolo
Angola | África
Duração: 50 min. Gênero: Drama. Classificação: 16 anos.
O espetáculo Pedro e o Capitão traz uma larga conversação entre um torturador e um torturado na qual a tortura não está presente de fato, mas se manifesta como a grande sombra que pesa sobre o diálogo. A peça se define como uma indagação dramática na psicologia de um torturador. Investiga a resposta ao porque ou mediante qual processo um ser humano normal pode se converter em um torturador. Apesar do tema ‘tortura’ nortear a obra como um feito físico ela não figura na cena. “Como tema artístico, a tortura pode caber na literatura ou no cinema, mas no teatro torna-se uma agressão demasiada evidente para o espectador”, afirma o encenador Meirinho Mendes.
Texto: Mario Benedetti. Tradução e encenação: Meirinho Mendes. Dramaturgia: Rogerio Carvalho. Elenco: Meirinho Mendes e Dionísio Caminha Kiluanji. Técnica: Nuno Martinho. Cenografia e figurino: Meirinho Mendes. Produção: Meirinho Mendes/Net-Fs. Fotos: Marta Silva Mendes. Coprodução: 3M e Fundação Sindika Dokolo. Idealização: Cia. Kafukolo.
Espetáculo: As Palavras de Jó
Com: La Inquieta Compañia
Brasil | São Paulo/SP
Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação: 16 anos.
As Palavras de Jó vem recolocar o homem e a humanidade do homem no centro da vida e da Esperança. É um grito de alerta, um chamado à razão e à lucidez para que os homens parem de brigar e de matar uns aos outros em nome de Deus.
Texto: Matéi Visniec. Tradução: Chica Carelli. Ator e diretor: Ailton Rosa. Iluminação: Robson Lima. Trilha original: Diógenes Cordeiro (Spike). Figurino: Júlio Minervino. Cenografia: Lucas Luciano. Preparação corporal: Ju Lima. Fotografia: Aguinaldo Rodrigues. Coprodução: Grupo Dragão 7 de Teatro e La Inquieta Compañia.
Espetáculo: Mar Me Quer
Com: Grupo de Teatro Girassol
Moçambique | Maputo (África)
Duração: 45 min. Género: Drama. Classificação: 16 anos.
“Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: É preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma quem nem chegou a falecer”. Inspirados pelas fala do escritor Mia Couto, o Grupo de Teatro Girassol apresenta o espetáculo Mar Me Quer. O enredo conta uma história de amor e conquista à beira mar, com segredos e confissões, entre a gorda, a bela Luarmina e o despreocupado pescador Zeca Perpétuo, intermediados pelo avó Celestiano.
Texto original: Mia Couto. Adaptação do texto: Joaquim Matavel. Encenação: Joaquim Matavel. Cenografia: Joaquim Matavel e Rute Osório de Castro. Elenco: Albertina Guilaze, Horácio Mazuze e Rafael Vilanculos. Luz e som: O grupo – criação conjunta. Apoio: Faizal António.
Espetáculo: O Incrível Homem pelo Avesso
Com: Cia. Contadores de Mentira
Brasil | Suzano/SP
Duração: 2h20. Género: Drama. Classificação: 14 anos.
O Incrível Homem pelo Avesso é teatro, feira, procissão, celebração. Um outro lugar, que desenterra a história do massacre de Canudos (BA), quando mais de 25 mil pessoas foram dizimadas. O espetáculo trata do povo canudense que dedicou a vida à construção de uma nova realidade sertaneja, conduzido pelo peregrino religioso Antônio Conselheiro. O espetáculo celebra Canudos e Antônio Conselheiro por meio da narrativa de vários canudenses presentes na guerra, adentrando na história do Brasil por um caminho contrário à ótica militar de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Contaminados por figuras como Pajeú, Jardelina, Ana do Bom Jesus, Beatinho, João Abade, Vila Nova e Macambira, entre outros sertanejos históricos, os integrantes da companhia construíram a dramaturgia, assinada pelo diretor e ator Cleiton Pereira.
Dramaturgia: Cleiton Pereira. Direção geral: Cleiton Pereira. Direção musical, música e composições: Michael Meyson. Atores e brincantes: Alessandro Silva, Cleiton Pereira, Daniele Santana, Felipe Galisteo, Kaique Calisto, Michael Meyson, Samuel Vital, Silas Xavier, Pamella Carmo e Vanessa Oliveira. Iluminação: Tomate Saraiva. Idealização e produção: Contadores de Mentira.
Espetáculo/dança afro: Netos de Bandim
Com: Fidjus di Guiné Cultural
Guiné-Bissau | Bissau (África)
Duração: 50 min.Classificação: Livre.
O grupo cultural Netos de Bandim foi criado, em 2000, na cidade de Bissau. Por meio da dança, da música e do teatro, busca preservar as práticas culturais de seus povos (Fulas, Balantas, Repeles, Manjacos, Mancanhã), tendo ainda como principal meta a divulgação e promoção da cultura da Guiné-Bissau. Dessa forma, dão continuidade ao legado das gerações anteriores, daí a inspiração para o nome Netos de Bandim. O grupo constitui uma demonstração de comprometimento da terceira geração de jovens do Bairro Bandim, na cidade de Bissau, para com os seus professores (avós), que consideram uma tarefa nobre e complexa, diante do fenómeno globalização.
Espetáculo:Mário de Andrade Desce aos Infernos
Com: Pascoal da Conceição
Brasil | São Paulo/SP
Duração: 50 min. Classificação: Livre (indicação: 12 anos).
Inspirado no poema Mário de Andrade Desce aos Infernos, de Carlos Drummond de Andrade (de A Rosa do Povo), escrito no calor da morte do poeta, o espetáculo de Pascoal da Conceição incorpora textos originais do escritor modernista em entrevistas, prosa, poesia, conferência e crônica. São nove estações/cenas que apresentam um momento da obra e da vida do poeta: “Um pensamento para lubrificar nossas reflexões sobre o agora, o Brasil e o brasileiro, o mundo e a arte”, define o ator Pascoal da Conceição.
Direção geral e concepção: Pascoal da Conceição. Em cena: Pascoal da Conceição, Guilherme Calzavara (sopro, voz e violão), Ito Alves (percussão) e Franz Granja. Assistência de direção: Natália Nery. Iluminação: Arnaldo D’Ávila. Técnica de som: Iuri Fabiano. Caracterização: Gabriel Carvalho. Produção executiva: Franz Granja.
Espetáculo: Saudade
Com: Associação Teatral FLADU FLA
Cabo Verde | Praia (África)
Duração: 50 min.Classificação: 17 anos.
Saudade é um monologo cuja narrativa é calcada no drama poético a partir de estrofes de poesias e diferentes autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que escreveram sobre o tema ‘saudade’. Recorrendo ao mar como confidente ou inspirado pelo mar como fonte de saudade ou ponte pela qual se desperta o sentimento de saudade. Ou ainda o horizonte para além do qual se emanam as memorias de uma vida permeada pelo sufoco das saudades. O ator navega nas estrofes que, mesmo sendo de estruturas poéticas diferentes e de autores provenientes de diferentes países, aparentam uma unidade poética, uma linguagem comum por terem a mesma fonte de inspiração, o mar e a língua que os une. Em um cenário que ora traz um barco em alto mar ora é um parque das memórias da infância e ainda um precipício do desabafo das dores da saudade, o ator Jailson Miranda figura como elemento de ligação do espaço-tempo para uma única dimensão sentimental e atemporal.
Coletânea de poesias: Sabino Baessa e Gildaris Pandim. Encenação e figurino: Sabino Baessa. Interpretação e sonoplastia: Jailson Miranda. Iluminação: Paulo Silva. Audiovisual: Oficina de Audiovisual sobre a escritora brasileira Clarice Lispector.
Espetáculo / Música: Avelina Castela Ribeiro
Timor Leste | África
Duração: 30 min. Classificação: Livre.
A paixão de Avelina Castela Ribeiro pelo cantar vem desde a infância. A vida artística começou na organização de criança e adolescentes MAC-CRIANÇAS UNIDAS, onde aprimorou a voz juntos com outras crianças, cantando em rádios, programas de TV, eventos e festas pelo Timor Leste. A carreira decolou, atuou em propagandas e novelas, mas afastou-se para se dedicar à formação acadêmica. Vencedora de vários concursos de música em Goiânia, BR, onde vive para se dedicar aos estudos, ela declara: “a música sempre me desperta e me liberta; é uma chama, uma raiz muito forte dentro de mim”. Avelina é formada em Ecologia e Análise Ambiental, nasceu em Dili, Timor Leste, em 1993.
Espetáculo / Música: Ritual das Águas
Com: Marcia Wayna Kambeba e Coro de Mulheres
Brasil | Amazonas
Duração: 30 min. Classificação: Livre.
Também palestrante no Seminário Sobre Línguas Maternas, Marcia Wayna Kambeba apresenta o espetáculo musical percussivo, Ritual das Águas, que conta com participação de um coro de mulheres. A apresentação aborda a força das águas e da natureza, também a “força mãe” que cada mulher tem dentro de si. Marcia Wayna Kambeba, pertencente à etnia Omágua/Kambeba, é a poeta e geógrafa. Nasceu na Aldeia Ticuna, em Belém do Solimões, AM.
SEMINÁRIOS | OFICINAS
Seminário Sobre Intercâmbio Cultural
Participantes: Classe artística e interessados em projetos de intercâmbios com países de língua portuguesa.
Os grupos participantes do Circuito de Teatro em Português falam sobre a realidade da produção cultural em seus países e – em conjunto com acadêmicos, espetadores e representantes dos países de língua oficial portuguesa, responsáveis pela pasta da cultura – dialogam sobre medidas a serem concebidas e implementadas para incrementar a colaboração entre artistas de países de língua oficial portuguesa. O Seminário Sobre Intercâmbio Cultural será aberto ao público interessado e à classe artística, a todos que queiram partilhar seus trabalhos e participar da próxima edição do Circuito de Teatro em Português, entregando seus projetos para futuras colaborações entre países da CPLP.
Seminário Sobre as Línguas Maternas | Outras línguas eram faladas antes do português
Palestrante: Marcia Wayna Kambeba e Coro de Mulheres
Brasil | Amazonas
O seminário aborda as línguas maternas, as línguas dos povos originários. A atividade tem como intuito homenagear a mulher, tornando visível o seu papel central na criação, transmissão, e sustentação da vida – no sentido biológico, social e cultural. Estes aspectos encontram sua unidade no conceito de “mãe” – aquela que gera, cria, educa e sustenta. Várias “mães” estarão presentes no Circuito de Teatro em Português: as línguas-mães (faladas nos países de língua portuguesa, determinantes para a formação de culturas e de formas de saber e sentir tão distintos nesses países); a mãe-terra; e a Floresta Amazônica.
Oficina de Dramaturgia Portuguesa Contemporânea: o “Eu”, o “Outro” e o “Nós”
Ministrante: Zé Pedro Pereira | Teatro Art’Imagem
Portugal | Porto
Zé Pedro Pereira conduz a oficina com foco na exploração de conceitos da filosofia fenomenológica (O “Eu”, o “Outro” e o “Nós”), por meio da análise de alguns exemplos da dramaturgia portuguesa contemporânea. Analisando seis obras levadas à cena pelo Teatro Art’Imagem, entre 2009 e 2020, serão estudadas suas diferentes visões identitárias, em duas sessões. Na primeira – Visões Autoidentitárias – serão discutidas as obras: Um Punhado de Terra (de Pedro Eiras), Vítima da Crise (de Jorge Palinhos) e O Fascismo (Aqui) Nunca Existiu!, de José Leitão. Na segunda sessão – Visões Extraidentitárias – serão analisadas as obras: Desumanização (dramaturgia de Zé Pedro a partir da obra Desumanização, de Valter Hugo Mãe), A Noite de Ravensbruck (de José Viale Moutinho) e História da Ilha do Tesouro de Stevenson (de Jorge Louraço Figueira). A oficina será enriquecida pela apresentação do espetáculo Desumanização, que servirá como documento vivo para reflexão.
Oficina de Dança Afro e Percussão
Ministrantes: Netos de Bandim
Guiné-Bissau | Bissau (África Ocidental)
Oficina destinada a atores e bailarinos, na qual os participantes, em diálogo com os formadores e pela experiência física, aprendem danças do repertório do grupo Netos de Bandim. A proposta é dançar as ‘histórias’, os modos de estar e de pensar do povo da Guiné-Bissau. O Netos de Bandim tem como principal meta divulgar e promover a cultura da Guiné-Bissau, dando continuidade ao legado das gerações anteriores. O nome surge justamente pelo comprometimento da terceira geração de jovens do Bairro Bandim, da cidade de Bissau, para com seus professores (avós).
Oficina de Dança e Residência Artística
Ministrante: Renato Nóbrega Vieira
A partir do espetáculo: Amália, Dona de Si – O Musical
Portugal | Porto
O XIII Circuito de Teatro em Português realiza residência artística com Renato Nóbrega Vieira, coreógrafo do espetáculo Amália, Dona de Si – O Musical. Com duração de 4 horas diárias, a atividade tem o objetivo a trabalhar bailarinos/as na recriação das coreografias do espetáculo, sendo alguns convidados para integrar o corpo de baile nas três datas agendadas: Teatro Sérgio Cardoso as 18h, Teatro Paulo Eiró (20h) e Teatro João Caetano (20h).
Renato Nóbrega Vieira (Porto, PT) começou a dançar aos 12 anos. Aos 14, foi estudar dança em Lisboa, no Conservatório Nacional, e logo atuaria como bailarino profissional, dançando para as companhias: Ballet D’europe (França), Vortice Dance Company (Holanda) e Samadhi Dance Company (Portugal). Trabalha como coreógrafo, desde 2014, definindo-se como um “coreógrafo que dança”. Apaixonado também pela música, integra o grupo musical Real Rockers. Conjugando música e dança, apresentou-se na Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha, Holanda, Estónia, México e em Portugal. Ao lado de Ana Lígia Vieira, foi cofundador do estúdioB (2012 a 2019); fundou o Ownpulse Dance Group (2020); leciona dança contemporânea na Action Performing Arts Center (Porto) e Artis Bailado (Famalicão).
Oficina de Encenação/Interpretação
Título: Embora seja loucura tem seu método / Oficina Antropofágica de Leitura e Interpretação de Textos | Ministrante: Pascoal da Conceição
Brasil | São Paulo/SP
Na Oficina Antropofágica de Leitura e Interpretação de Textos, Pascoal da Conceição propõe as seguintes abordagens: Encontro com o texto; Estar pronto é tudo; Toda magia tem truques; Só é real o resultado, numa conjugação de exercícios de voz, de leitura e de ocupação do espaço. “Embora seja loucura tem seu método. Esta é uma breve oficina de truques e de técnicas para criação de seus próprios truques”, comenta o ator. A atividade inclui apresentação de cada participante sobre sua relação com arte, a cultura e o oficio do teatro.
Pascoal Conceição é ator, dublador, produtor teatral e diretor brasileiro. Reconhecido por papéis como Dr. Abobrinha, da série infantil Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura), e Mário de Andrade, na minissérie Um Só Coração (Rede Globo). Pascoal estreou no teatro, em 1972. Estudou na EAD – Escola de Arte Dramática – USP. Foi também office-boy e bancário mas, a em meados dos anos 1980, passou a se dedicar somente à carreira de ator. Foi um dos fundadores do Grupo Dragão7, onde atuou, dirigiu e produziu os espetáculos. No Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigido por José Celso Martinez Corrêa, atuou em Ham-let, As Bacantes, Mistérios Gozozos e outros. Também trabalhou com Bibi Ferreira e Carlos Alberto Soffredini, entre outros diretores. Em 2021, estreou a peça Mário de Andrade Desce aos Infernos. Também gravou o documentário Mário um Modernista em Mogi, sobre visita de Mário de Andrade em vários pontos de Mogi das Cruzes, SP.
Oficina de Teatro de Bonecos e Objetos para Iniciantes
Ministrante: Claudemir Santana
Brasil | São Paulo/SP
Sugestão: levar materiais recicláveis – garrafas pet, sacolas plásticas, linhas, barbantes, cola quente, tesoura sem ponta, canetas, canetinhas e outros objetos.
Claudemir Santana ministra oficina de criação e manipulação de bonecos e objetos para iniciantes, utilizando materiais recicláveis e/ou outros objetos e adereços. O programa aborda uma breve compreensão do universo em questão, tanto no desenvolvimento do corpo do “ator/participante” como na confecção do boneco/objeto, e na criação de cenas. Isto se dá por meio de exercícios, bate-papo, confecção e criação de bonecos, junto à elaboração de pequenas cenas como exercício de desenvolvimento do boneco e do criador. O objetivo da oficina é proporcionar à criança e ao jovem um pouco da vivência e do olhar sobre o teatro de animação e as formas animadas, com inspiração no teatro de manipulação direta, o bunraku.
Verbena Assessoria de Com,.