Wi-Fi 6 e 5G: tecnologias que se complementam no mundo hiperconectado

Wi-Fi 6 e 5G: tecnologias que se complementam no mundo hiperconectado

24 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Embora o anúncio do 5G tenha causado mais repercussão, o Wi-Fi 6 é uma tecnologia igualmente poderosa

Por Rafael Rodrigues *

O rápido progresso da digitalização foi impulsionado pelos avanços na conectividade. Do 1G da década de 1980 ao 4G da última década, a conectividade sem fio ajudou a transformar a economia global e a sociedade. As novas tecnologias 5G e Wi-Fi 6 oferecem recursos promissores essenciais para aumentar ainda mais a eficiência dos negócios e aprimorar as experiências digitais das pessoas. Avaliando as diferenças e semelhanças dessas novidades, é correto dizer que o Wi-Fi 6 e o 5G se complementam perfeitamente.

Recentemente, no espaço das tecnologias de comunicação, costumamos ouvir falar mais da chegada do 5G do que sobre o avanço que o Wi-Fi 6 representa. De certa forma, se criou um entendimento de que ambas as redes fossem competir no espaço de conectividade. Afinal, ambas as tecnologias foram criadas em bases semelhantes, o que pode ser entendido como competição pelo mesmo setor. No entanto, a verdade é que, em muitos aspectos, o Wi-Fi 6 e o ​​5G não serão concorrentes, mas funcionarão como tecnologias complementares para poder expandir ainda mais o alcance e a velocidade das redes atuais.

Diferenças e semelhanças entre as redes

Embora existam várias diferenças técnicas entre os funcionamentos e aplicabilidades das redes, essas diferenças são principalmente referentes ao padrão entre as tecnologias de celular e Wi-Fi como um todo. Na verdade, o Wi-Fi 6 e o ​​5G são tão semelhantes em termos de velocidade da conexão, que as organizações devem usar outros critérios para escolherem o modelo com o qual vão operar.

O Wi-Fi 6 se diferencia da geração passada principalmente no que diz respeito à largura da banda e a latência. Essa nova tecnologia confere ao usuário uma velocidade que supera significativamente as redes atuais. Vale ressaltar que a rapidez da resposta é muito similar ao 5G, e as duas redes proporcionam uma experiência de navegação com uma fluidez jamais vista.

Wi-Fi 6 tem o potencial de popularizar o acesso rápido

No ponto de vista dos provedores de Internet que atuam em solo nacional, o advento do 5G não foi um fato de tanta relevância — esse setor se viu excluído dessa novidade. No entanto, o Wi-Fi 6 pode ser o complemento perfeito para suprir essa necessidade e democratizar ainda mais o acesso rápido, levando às casas e organizações o que há de mais moderno e veloz em termos de conectividade. Afinal, uma vantagem inegável do Wi-Fi 6 é o custo para se obter a experiência de banda larga fixa.

No Brasil, para operar na faixa de frequência 5G, é preciso conseguir uma licença junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em 2021, essas licenças foram leiloadas, e hoje, as grandes operadoras do país são as principais detentoras dessa tecnologia. Além disso, para conseguir os equipamentos para a implementação do 5G é preciso fazer um alto investimento. Nesse cenário, o Wi-Fi 6 pode desempenhar um papel importante na popularização do acesso rápido, tendo em vista o baixo custo que envolve a operação.

Por fim, reforço a importância dessas duas tecnologias para o futuro da conectividade. O 5G e o Wi-Fi 6 têm a oferecer uma série de benefícios importantes à uma variedade de setores e uma gama mais ampla de aplicações, desde mídia, transporte e saúde até agricultura, manufatura e logística. 5G e Wi-Fi 6 oferecem a melhor conectividade que existe tanto para uso industrial quanto para consumidores, e o acesso rápido definitivamente simboliza um marco de modernidade no mundo hiperconectado.

Rafael Rodrigues * é Managing Director da Celeti HUB, comunidade de provedores independentes, com foco na prestação de serviços de tecnologia, distribuição de streaming, compras, marketing e educação. O executivo é graduado pela FAAP, com especialização em Economia pela FIA e MBA em Gestão de Negócios e Inovação pela BI International.

Sobre a Celeti 

Fundada em 2019, a Celeti é uma empresa que fornece hardware e serviços para provedores de internet no Brasil. Atendendo mais de 5000 ISPs, possui sede no Rio de Janeiro e centros de distribuição e serviços em Santa Catarina, e no Espírito Santo. Com foco em provedores independentes, a organização tem como propósito desenvolver pilares e competências chave para aumentar a competitividade dos pequenos e médios ISP’s brasileiros, ajudando-os a atingir seus objetivos como empresários em um mercado em franca expansão e consolidação. A unidade de negócios de serviços, Celeti HUB, desenvolve o segmento de streaming, somado a tecnologia, compras, marketing, educação e networking. Através de parceiros como: Globoplay, Roku e FIA, leva acessibilidade e ferramentas que conseguem chegar às áreas mais remotas do país, gerando valor e competências para milhares de pequenos provedores e seus milhões de clientes assinantes. Saiba mais em:  Link 

ideia Com,.


Compartilhar