26 de agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina

26 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A data reforça a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da equidade nas mais diferentes esferas da sociedade

A participação das mulheres no mercado de trabalho é um assunto importante e cada vez mais discutido no universo corporativo. Não é novidade que existe ainda uma enorme distância entre homens e mulheres nesse cenário, mas é fundamental que as empresas se oponham a esse fator.

Felizmente, o Brasil segue em busca de evolução nesse sentido, mas ainda tem muito o que melhorar. Em um estudo divulgado pela ONU, realizado em 2019, o nosso país ocupou a 10ª posição do ranking de mais empresas que têm mulheres líderes. Segundo estudo da 15ª edição da International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, 93% das empresas do país responderam que têm pelo menos uma mulher como líder, acima da média global de 87%.

Uma pesquisa feita pela consultoria de Recursos Humanos ManpowerGroup ouviu 39 mil pessoas em 40 países e concluiu que 47% das organizações estabeleceram 2022 como o ano-chave para trazer mais mulheres para o topo. E 35% têm meta até 2023 para mudar o equilíbrio entre os gêneros no topo da pirâmide.

No Brasil, 37% das empresas têm programas internos de desenvolvimento feminino, segundo o levantamento. Enquanto, muitas mulheres buscam seu reconhecimento em cargos de liderança, autonomia, voz, salários e cargos compatíveis com o do público masculino, muitas delas saíram de seus empregos para empreender e fomentar a presença feminina no mercado de trabalho, além de gerar empregos.

O Sebrae aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado. O estudo, realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado em 2019, antes da pandemia.

O mercado está repleto de exemplos de mulheres líderes e empreendedoras que estão trazendo evoluções para diferentes segmentos. Essas mulheres conquistaram espaços de destaque em suas áreas, tornando-se verdadeiras referências de liderança, desenvolvimento e gestão. Esses exemplos abrem caminhos para que outras mulheres busquem ocupar esses espaços.

Conheça, abaixo, seis mulheres que estão impactando diferentes segmentos e que são nomes que inspiram a transformação do universo corporativo. Elas reforçam a importância da diversidade  e as vantagens da liderança feminina.

Ingrid Montes

ITnvNuKr5ZBCGBhVExdPHwStjZlSF09TjgJfsxrp5lqO5n1pFZcin0OyUht9r4JCvcQu9ZfkUupcWSSLvUNVD888qGBjV0puB7XJoaY6Uve9rHAynmpGldMU1O9Vf0_C3MzvIuZCfEKyndxvZyUYdIQ

Em 2018, seu filho, com pouco mais de 2 anos, já apresentava algumas características clássicas de quem está dentro do Espectro Autista,  como não responder ao ser chamado, baixo contato visual e a não interação e falta de interesse por outras crianças.

Em 2020, em plena pandemia, Ingrid criou a Sentidos & Cores, que comercializa inúmeros produtos destinados ao público e famílias atípicas, que englobam várias categorias, partindo desde brinquedos até segurança, identificação e inclusão.

Ingrid além do site e do grupo de apoio que hoje conta com mais de 500 mães, desenvolveu dois produtos inovadores: a pulseira autismo com QRCode e o cordão de identificação de autismo. 

Elisa Rosenthal

HBX8LyhqeSGwcfXqduRGkmvMhCNT9kDW--tymTTcuR-EFK6M6USZoNnRZq5KL8Ny0imHTjz7Q3poCMXz8FmQ7goUsq-U5sBLtO-LNOaEp-IWY3axHb9cHdwVt0zr2G8CEHE9YZOa_IIghEeskGlhxQ

Atuou por mais de 15 anos nas principais empresas do segmento imobiliário, até empreender em 2017. É a idealizadora, co-fundadora e líder do Instituto Mulheres do Imobiliário. Mentora e consultora estratégica de negócios foi a primeira certificada Shakti Leader em São Paulo.

O Instituto Mulheres do Imobiliário tem como objetivo conectar mulheres que atuam nesse setor, fazendo com que exista uma rede de apoio recíproca para propagar, apoiar e capacitar. Ampliando a diversidade e oferecendo a sororidade.

Elisa é autora do livro “Proprietárias: ascensão da liderança feminina no setor imobiliário”,  que apresenta argumentos e dados que comprovam que criar e gerir o próprio patrimônio proporciona autonomia para a mulher. De acordo com Elisa, mulheres bem preparadas lidam melhor com os papéis e responsabilidades que elas merecem, querem e precisam ter.

Em 2019, foi eleita LinkedIn Top Voices. Atualmente, é executiva na eXp Brasil. Além disso, é colunista da Revista HSM Management, do Imobi Report e Exame Invest e produz e apresenta o podcast Vieses Femininos.

Adriana Coutinho

WhjxsbwHVBvxow10suq9_l_zrmAL1gYjAv_q1EsX2Gn1DwyOQEuzGLSqJBpM5d9ad6HNys8Hl7GpPa0QjT7hn-wopuHTEY3cyk6HaadbwIDmwrIoeVwaIJcUKXyBJbZRha67ycNik44yjcytDh6Bpg

Nascida no Capão Redondo, região periférica da capital paulista, Adriana já foi dona de farmácia, restaurante, designer de interiores e fotógrafa e, dessa forma, conheceu as redes sociais e seu potencial.

Empresária, palestrante e digital influencer. Adriana é founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado, já alcançou muitos dos seus objetivos e, agora, se prepara para lançar sua nova marca. 

A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Universal Music, Niely Cosméticos, Antonia Morais, Fábio Júnior, entre tantos outros. No setor audiovisual, já atuou como produtora de clipes da Disney com Luísa Sonza e de Cleo Pires com Mano Brown, além de conciliar a vida profissional com a de mãe. 

Einat Eisler Carasso

sz11kY1wUNqHDXHAt1PWpcqDNDXAisXhEdr6bJ0AGbmPMpukTfsKgjJtPYCCvNyCYZT8wqbd9Z81UScQcH4YJjhlCQBcI5XyvinZrguQqzcZhvOiTNHnWRV8ds0uAhKjxwnR7ZRAjIzzc_eXRKlvMw

Einat é CEO do Freshmania, e-commerce expert em leite fresco, que traz  inovação a uma forma tradicional de se consumir o alimento. A empresa de Einat segue o conceito  “da fazenda direto para sua mesa”, que entrega em menos de 48 horas, considerando o momento da produção até a casa do cliente.

Formada em Administração de Empresas e Economia Internacional pela Università Commerciale LUIGI BOCCONI (Milão, Itália) e pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil). Foi responsável pelo Marketing da marca Letti e seu e-commerce Mania de leite.

Sua carreira sempre foi voltada para o desenvolvimento e análise de Pesquisas Quantitativa e Qualitativa e desenvolvimento de planejamentos estratégicos para marcas e produtos. Trabalhou em instituto de pesquisa e consultoria de Branding e inovação para grandes marcas como BRF (Sadia, Perdigão e Batavo), MasterCard, Cia Muller (Cachaça 51 Brasil e internacional e 51 Ice), Piracanjuba, CitrusBR, Coca Cola, Pernod Ricard, BRmalls, foi sócia fundadora da consultoria ConcretoBrasil e da agência de publicidade Maria São Paulo, entre outros.

Ana Tomazelli

9jYsbopErvQHZ0bLq-UpB5LlssXehJGJ1s5tQ62DWGN_3HpFoLDvZV91AGH--3yt1OvHXO_pvFMJFtajG6zahoqVzmNY9vI_9FHeejlN0aj_N4zpKXJv_R77Gde3DZmoN49n75CIX2wumv_Z6Uek4Cw

Ana Tomazelli é psicanalista e idealizadora do Ipefem. Após 20 anos na área de recursos humanos, Ana criou o Ipefem. Fundado em 2019, o Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas – Ipefem atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. 

E é por meio das frentes de Pesquisa, Educação e Terapia, que ela ensina a identificar e interromper processos de violência socioemocional na família, nos relacionamentos e no trabalho.

Ana é Executiva Internacional de Recursos Humanos, Empreendedora Social, Professora, Terapeuta Familiar, fundadora e Presidente do Ipefem – Instituto de Pesquisa & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas.

Isa Quartarolli 

GPBrJ4XS7-Y1cDs0RtIi3uY7TK5PIuQEvgATYAcMFmxyxainWGEHtPLXuYoLVFMz9UPYg0YNkvLFMW_4J6luH8jwe8BRKY0Zg89l0Z9Y_QpXdSa7idEFuR1L_xp4ZRy7z0zm0Y9u0xiavrsjs3ncUAI

Empreendedora, comunicadora, questionadora com mente inquieta e especialista em ter ideias. Tem como propósito dar voz às lideranças femininas para que mais mulheres se enxerguem como protagonistas de suas histórias.

Em 2019, criou a Women Leadership, startup de educação que incentiva a liderança feminina na nova economia. A startup já conseguiu impactar a vida de mais de 15 mil mulheres com bootcamps, cursos, conteúdos e eventos como “Elas lideram na tecnologia”, “Elas lideram com protagonismo”, “Elas lideram – Semana da liderança feminina”.

A curitibana, que já participou de projetos na RPC (afiliada da Rede Globo PR), Sebrae/PR, Governo do Paraná e em outras grandes empresas em sua cidade natal, realiza, desde 2017, palestras sobre Propósito & Liderança Feminina, sempre com o intuito de fomentar e impulsionar mulheres protagonistas dentro da sociedade.

Agência Temma


Compartilhar