7 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 05/05

– Folha de S. Paulo destaca que enquanto acontecia o Acampamento Terra Livre, principal evento anual do movimento indígena, a bancada ruralista se mobilizou para avançar com o projeto que torna lei a tese do Marco Temporal —que, na prática, trava demarcações. A estratégia é se antecipar ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre esse mesmo tema.
Leia +: https://bit.ly/3M14c0U

– Globo Rural destaca que o governo trabalha por juros menores no Plano Safra 23/24. Em audiência no Senado, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro discordou de Paulo Teixeira, do MDA, em relação a projetos em análise na Casa, como defensivos e regularização fundiária.
Leia +: https://bit.ly/3LFgwSK

– SBT News divulga que o Greenpeace Brasil entregou, na 4ª feira (3.mai), um ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pedindo que o Projeto de Lei que muda as regras para autorização de agrotóxicos, também conhecido como “Pacote do Veneno”, não entre em votação sem passar por uma discussão mais ampla. No documento, a organização cobra a promessa do senador, feita em 2022, de uma tramitação responsável do projeto.
Leia +: https://bit.ly/3LXM5Zo

– Globo Rural ressalta que o governo tem que ser firme com o MST, diz Tereza Cristina. Em entrevista à Globonews, senadora e ex-ministra da Agricultura afirmou que invasões de terra são atos fora da realidade.
Leia +: https://bit.ly/3NILnAG

– Valor Econômico divulga que o Brasil deixará de ganhar R$ 30,5 bilhões na safra 2022/23 por causa da deficiência na armazenagem de grãos. O cálculo, elaborado Carlos Cogo, da Consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio, a pedido da Kepler Weber, e leva em consideração o volume previsto para embarques de soja e milho na temporada, o que se perde em prêmios negativos estimados para o ano e a taxa de câmbio esperada.
Leia +: http://glo.bo/44zlgC

2 – Broadcast Agro, do Estadão, diz que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende tratamento diferenciado e favorecido para o agronegócio na reforma tributária. A entidade propõe que o setor tenha alíquota diferenciada e menor que a geral se for adotado o modelo de tributação única, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), e que o produtor rural tenha adesão opcional ao regime do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Leia +: https://bit.ly/427MSwG

– Canal Rural fala que estudo aponta desafios do seguro rural em meio a mudanças climáticas. De acordo com a pesquisa, mais de mil municípios em todo o Brasil permanecem sem nenhuma cobertura de seguros.
Leia +: https://bit.ly/3M8FbRv

– Broadcast Agro, do Estadão, diz que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu que haja um alinhamento quanto ao posicionamento do País no exterior sobre as questões ambientais, sem “tapar o sol com a peneira”. “Não adianta tapar o sol com peneira. Temos de falar a verdade. (A fala de Jorge Viana) trouxe luz ao problema que temos de enfrentar. Houve, sim, aumento de desmatamento no Brasil nos últimos anos; há, sim, aumento de queimadas no Brasil”, afirmou.
Leia +: https://bit.ly/3AV5pAr

– Folha de S. Paulo noticia que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) no caso da fraude no cartão de vacina conta com a admissão de culpa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e braço-direito do ex-presidente. Aliados do ex-mandatário avaliam que Cid não terá alternativa a não ser reconhecer ter adulterado certificados de imunização. Ao mesmo tempo, advogados de Bolsonaro buscam desvinculá-lo do episódio.
Leia +: https://bit.ly/42krUdS

– Estadão destaca que Lula decide assumir coordenação política após reveses no Congresso. Presidente vai chamar para conversas dirigentes e líderes de MDB, PSD, União Brasil e PSB; partidos contribuíram para derrubar trechos de decretos que alteravam o Marco do Saneamento.
Leia +: https://bit.ly/44vwpE8

– Valor Econômico ressalta que ‘governo Lula parado dá bom momento para Bolsonaro’, diz Valdemar. Presidente do PL diz que falta articulação e critica atuação da PF: ‘Foi 50% da facada’.
Leia +: http://glo.bo/42bcpFo

Análise de Mídia – 04/05

– Estadão destaca que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu nesta quarta-feira, 3, a nova estrutura do governo com a divisão entre Ministério da Agricultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). A bancada ruralista é contrária à saída das áreas de abastecimento, agricultura familiar e gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Agricultura.
Leia +: https://bit.ly/42pck0s

– Valor Econômico divulga também que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira que não existe nenhuma proposta dentro do governo federal para tentar taxar as exportações. Perguntado sobre a reforma tributária, ele defendeu a simplificação do modelo de arrecadação e reiterou que o setor agropecuário já paga muitos impostos.
Leia +: http://glo.bo/3LWIxa6

– Broadcast Agro, do Estadão, noticia que na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse aos parlamentares que podem “contar” com ele na peregrinação pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 459/2022, que dispõe sobre novas regras para aprovação e obtenção de registros de defensivos agrícolas.
Leia +: https://bit.ly/3NAt7th

– Valor Econômico informa que o governo brasileiro prevê a redução da dependência externa de fertilizantes de 80% para 10% a partir dos resultados do “Gás para Empregar”, programa que promete aumentar a oferta de gás natural e reduzir o preço no mercado interno. A estimativa foi apresentada nesta quarta-feira pelo secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, em audiência pública na Câmara dos Deputados.
Leia +: http://glo.bo/42o7zUR

– Broadcast Agro, do Estadão, noticia que o Banco Central aprovou a entrada do Itaú BBA no quadro de acionistas da Orbia, marketplace de insumos e serviços para o setor agropecuário. A operação já havia recebido o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no ano passado, conforme lembra a empresa em nota.
Leia +: https://bit.ly/44qfIK9

– Valor Econômico ressalta que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o Brasil deverá ter um posicionamento contrário ao banimento do inseticida carbosulfan, usado principalmente nas lavouras de algodão. A proibição global do uso do defensivo tem sido discutida em convenções internacionais.
Leia +: http://glo.bo/3AWgX6g

– Folha de S. Paulo destaca que após um período de bons preços externos e internos para as commodities nos anos recentes, os produtores agropecuários vivem um cenário bem diferente neste. Tanto no setor de grãos, como no da pecuária, os preços internos recuaram para os menores patamares desde 2020.
Leia +: https://bit.ly/3LUTJDZ

– Valor Econômico divulga que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira que as invasões de terras produtivas “colocam gasolina no fogo” e não contribuem para a pacificação que o país precisa. “Tudo que passa para a ilegalidade não terá meu apoio. Não faz sentido em um governo que é ligado aos movimentos sociais, que abre a porta ao diálogo, ter invasão de terra e desrespeitar a lei”, disse Fávaro durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Leia +: http://glo.bo/3I1OlNd

– Valor Econômico noticia que relator do projeto do novo arcabouço fiscal, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) deve acelerar as conversas com as bancadas partidárias até o início da próxima semana para tentar garantir a aprovação da proposta em 16 de maio. Segundo apurou o Valor, esse calendário foi defendido pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em conversas com o relator e com líderes partidários.
Leia +: http://glo.bo/3paN1kn

– Estadão destaca que deputados de oposição na Câmara se articulam para tentar aprovar um texto alternativo ao atual projeto de lei das Fake News, que está sob a relatoria de Orlando Silva (PCdoB-SP). Parlamentares bolsonaristas e integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) passaram a defender que, no lugar do texto apoiado pelo governo petista, seja levado à votação uma proposta elaborada pelo deputado Mendonça Filho (União-PE).
Leia +: https://bit.ly/44s2XPn

– O Globo ressalta que indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos pretende fazer uma reavaliação da estrutura do órgão nos próximos dias com o objetivo central de blindar o governo da ocorrência de novos episódios como o de 8 de janeiro.
Leia +: http://glo.bo/414kOZG

Análise de Mídia – 03/05

– Valor Econômico destaca que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira que “não existe Ministério da Agricultura sem Conab [Companhia Nacional de Abastecimento]”. A afirmação foi feita durante a primeira reunião dele com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. O chefe da Pasta destacou também ter postura idêntica à bancada acerca dos temas principais do setor e ressaltou que as invasões de terras Brasil afora devem ser reprimidas.
Leia +: http://glo.bo/3npwXL3

– Estadão | Ministro de Lula volta a comparar invasões do MST com atos golpistas
– Globo Rural | Não existe Ministério da Agricultura sem Conab, diz ministro
– Broadcast Agro, do Estadão | FÁVARO: ESTAMOS EM VIAS DE ANUNCIAR SUPLEMENTAÇÃO PARA PLANO SAFRA 2022/23
– Valor Econômico | Agrishow monopoliza crédito em dólar
– Valor Econômico | Linha de crédito rural do BNDES em dólar acabou em um dia
– Sucesso no Campo | FPA recebe apoio do ministro da Agricultura em pautas prioritárias da bancada
– AgroMais | R$ 2 bilhões de crédito rural para financiamento em dólar do BNDES acabaram em um dia, afirma Fávaro
– Canal Rural | Conab: ‘Não há Ministério da Agricultura sem companhia de apoio e fiscalização’, diz Fávaro à FPA
– O Presente Rural | Abertura de mercados internacionais e recorde de exportações do agronegócio brasileiro são exaltados por Fávaro em reunião da FPA
– Jovem Pan | Ministro da Agricultura participa de reunião na FPA pela primeira vez

– Gazeta do Povo ressalta que o jornal americano The New York Times (NYT) publicou no último domingo (30) uma reportagem contendo críticas ao Movimento dos Sem Terra (MST). O texto, com título “Se você não usar sua terra, esses marxistas podem tomá-la”, é assinado por Jack Nicas, correspondente da publicação, que mora no Rio de Janeiro. Nicas chama o MST de “talvez o maior movimento inspirado no marxismo que opera dentro de uma democracia” e diz que nenhum outro movimento na América Latina atinge seu “tamanho, ambição ou sofisticação”.
Leia +: https://bit.ly/3HBfje2

– Broadcast Agro, do Estadão, divulga que o avanço no número de clientes da plataforma de Ciência de Dados da Bayer no Brasil poderá alçar, em até dois anos, a América Latina ao topo do segmento Climate FieldView da companhia alemã. Responsável pelo monitoramento em tempo real de máquinas e do campo, a tecnologia se expande no País, onde recebe até mesmo incentivos de uso para a aquisição de crédito.
Leia +: https://bit.ly/3VtPXEJ

– Valor Econômico destaca que com metas de ampliar em quase 50% as áreas beneficiadas pelo financiamento à agricultura de baixo carbono, o Programa ABC discute as regras que serão aplicadas no crédito subsidiado para o seu segundo ciclo de vida, de 2020 a 2030. Criado em 2010, o programa, que busca incentivar adoção de tecnologias que reduzam o impacto do plantio ao meio ambiente, financiou na primeira década de existência mais de 50 milhões de hectares com adoção de tecnologias sustentáveis, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Leia +: http://glo.bo/3Nz2zIU

– Broadcast Agro, do Estadão, ressalta que a Comissão Europeia chegou a um acordo que vai permitir o trânsito de grãos ucranianos em cinco países da União Europeia (UE) que tinham imposto restrições à passagem dos produtos por seus respectivos territórios, disse na sextafeira (28) o vice-presidente da comissão, Valdis Dombrovskis, em publicação no Twitter.
Leia +: https://bit.ly/3Hzp1he

– Globo Rural destaca que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu ao ministro Carlos Fávaro (Mapa), na última quintafeira (27), que o próximo Plano Safra disponibilize um total de R$ 403 bilhões para financiar o custeio, os investimentos e a comercialização da produção.
Leia +: https://bit.ly/44muG3T

– Folha de S. Paulo informa que a importação de agrotóxicos tem queda de 50% no ano. Compras de adubos também caem, mas receitas externas com agronegócio sobem.
Leia +: https://bit.ly/3HyO1oK

– Valor Econômico noticia que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou a votação do projeto de lei de combate as fake news na Câmara após apoio da maioria dos partidos. Ele não deu uma nova data para pautar a proposta. Um pouco antes, o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), solicitou mais tempo para analisar todas as sugestões feitas pelas bancadas desde a apresentação da última versão do parecer na quinta-feira.
Leia +: http://glo.bo/3AKPfJT

– Estadão destaca que Lira convence Lula a abrir o cofre e a liberar emendas e cargos em troca de apoio no Congresso. Presidente da Câmara diz a petista que governo precisa ‘entregar’, se quiser ter base sólida; Planalto destrava R$ 10 bilhões, além de ‘restos a pagar’ da gestão Bolsonaro.
Leia +: https://bit.ly/44qOKC4

– O Globo ressalta que Lira exclui Novo da CPI do 8 de Janeiro, e PT espera ter mais uma vaga. O presidente da Câmara entendeu que o partido não deve indicar membro para colegiado por não atingido a cláusula de barreira.
Leia +: http://glo.bo/3p2gM6P

Análise de Mídia – 02/05

– Jovem Pan destaca que o ministro da agricultura Carlos Fávaro vai se reunir com a bancada ruralista nesta terça-feira (02) para discutir pautas prioritárias para o setor do agronegócio. O anúncio estaria marcado para ser realizado durante o evento da Agrishow, mas Fávaro afirmou ter sido “desconvidado” do evento após a sinalização da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Leia +: https://bit.ly/40UTNIi

– Valor Econômico ressalta que em meio à ofensiva para garantir maioria na CPMI, o governo se descuidou e não deve conseguir ter maioria na CPI das invasões do MST. Bolsonaristas se articularam e estão perto de emplacar o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), autor do requerimento da comissão, na principal cadeira do colegiado. O ex-ministro Ricardo Salles (PL-SP) é o nome mais cotado para a relatoria.
Leia +: http://glo.bo/41VEvnQ

– Globo News destaca que o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, ressaltou que não há problemas com a bancada ruralista no Congresso e, sim, muitos pontos de encontro para resolver os problemas do Brasil.
Leia +: https://bit.ly/44ipDS7

– Valor Econômico divulga que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai propor ao relator da MP que reestrutura a Esplanada, Isnaldo Bulhões (MDB-AL), gestão compartilhada da política de garantia de preços mínimos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A mudança estava em gestação na Casa Civil, quando a bancada ruralista passou a pressionar no Congresso para que a Conab voltasse integralmente para o Ministério da Agricultura.
Leia +: http://glo.bo/3p2bSXx

– Valor Econômico divulga que a 28ª Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores do mundo, abriu suas portas na manhã desta segunda-feira (1º) com a expectativa de superar as vendas do ano passado, quando somaram R$ 11,2 bilhões, apesar dos juros altos e da escassez de crédito.
Leia +: http://glo.bo/3LJV1BM

– Globo Rural diz que a Atlas Agro Fertilizantes anunciou a construção, em Uberaba (MG) da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados do país que utilizará hidrogênio verde no processo produtivo. A empresa investirá US$ 850 milhões (ou cerca de R$ 4,3 bilhões) na construção da unidade, que terá capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano de fertilizantes.
Leia +: http://glo.bo/44jc6K1

– Canal Rural informa que a Embrapa Algodão e a empresa israelense Kaiima Seeds firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver novas cultivares de mamona no Brasil. A parceria busca gerar cultivares de alto desempenho produtivo, adaptáveis a diferentes condições de cultivo e com características diferenciadas, como composição de óleo, resistência a doenças e precocidade.
Leia +: https://bit.ly/3NAE5ix

– CNN Brasil destaca que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi recebido por apoiadores na Agrishow, a maior feira do agronegócio na América Latina, em Ribeirão Preto (SP). No evento, o ex-mandatário criticou a homologação de novas terras indígenas.
Leia +: https://bit.ly/426YXlo

– Valor Econômico ressalta que interrompidas desde 2017, as exportações brasileiras de carne de frango para o Reino Unido devem ser retomadas ainda este ano, segundo declarou o ministro da Agricultura Carlos Fávaro durante evento do setor realizado ontem (27/4) em São Paulo.
Leia +: http://glo.bo/42fsDwB

– O Globo noticia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), na manhã desta terçafeira no Palácio do Alvorada. O encontro, combinado desde a semana passada, ocorre em meio a críticas do parlamentar à articulação política do governo.
Leia +: http://glo.bo/3nr8CnZ

– Folha de S. Paulo destaca que a onda de CPIs que vem se formando no Congresso não deve atrapalhar a tramitação da reforma tributária e do arcabouço fiscal, segundo as estimativas da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Personagem de destaque na CPI da Covid em 2021, Tebet prevê que o inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro terá uma vitrine inicial com ataques e grosserias, mas a exposição acabará reduzida a memes de internet.
Leia +: https://bit.ly/41WIPmD

– Estadão ressalta que a pressão contra o Projeto de Lei das Fake News ameaça a votação da proposta na Câmara, nesta terça-feira, 2. Deputados bolsonaristas, bancadas conservadoras e empresas de tecnologia como Google, Facebook e TikTok aumentaram a mobilização para barrar o andamento do projeto, levando mais deputados a se posicionar contra a mudança na lei. O texto tem apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o Palácio do Planalto admite dificuldades para a votação.
Leia +: https://bit.ly/3HxKrLI

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar