FPA: Análise de Mídias – 09 a 11/04/2024

FPA: Análise de Mídias – 09 a 11/04/2024

11 de abril de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 09/04

– Valor Econômico destaca que governo estuda mudanças e prevê R$ 3 bilhões para seguro rural na safra 2024/25. Na abertura da Tecnoshow, nesta segunda-feira, ministro Carlos Fávaro disse que ideia é deslocar parte dos recursos do Proagro.
Leia +: https://bit.ly/49oGyUk

– Globo Rural noticia que o Conselho Monetário Nacional (CMN) realizou uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (8/4) para promover mudanças nas regras do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que conta com subsídio do governo federal e que tem sido alvo de preocupações da equipe econômica devido aos gastos crescentes.
Leia +: https://bit.ly/3J9lxCm

– Valor Econômico ressalta que a ExpoLondrina esperam aumentar volume de negócios em 10% este ano. Tradicional exposição agropecuária realizada no Paraná iniciou no dia 5 e segue até o dia 14.
Leia +: https://bit.ly/3JbWZbX

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que a colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingia, até domingo (7), 76,4% da área plantada no País, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. Há atraso de 1,8 ponto porcentual em relação a igual período do ano passado e avanço de 5,4 pontos porcentuais em uma semana.
Leia +: https://bit.ly/4aNqwEM

– Valor Econômico divulga que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) encaminhou ofício, na quinta-feira passada (4), ao governador Tarcísio de Freitas, no qual pede adoção de medidas fiscais para proteger a cadeia produtiva paulista do leite. Segundo comunicado da Faesp, o alto volume de importação de leite em pó de países do Mercosul, em especial da Argentina e do Uruguai, causa impacto na formação do preço do leite em todo o País, provocando a atual crise enfrentada pela bovinocultura de leite no Estado, com risco de a atividade entrar em colapso. São Paulo é responsável por 27% do volume de importações de leite em pó no País, segundo a Faesp.
Leia +: https://bit.ly/49txxcG


– Valor Econômico destaca que julgamento de Moro é suspenso por novo pedido de vista com placar de 3 a 1 para absolver senador. TRE do Paraná retomará análise das ações do PL e do PT nesta terça-feira (9).
Leia +: https://bit.ly/49CQY2Y

– O Globo noticia que as ameaças de descumprimento de decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, podem fazer com que a Corte julgue em breve duas ações que tratam das regras do Marco Civil da Internet sobre a responsabilidade das redes sociais pelo conteúdo publicado nas plataformas.
Leia +: https://bit.ly/43SSvR5

– Folha de S. Paulo destaca que STF decide por unanimidade que Forças Armadas não são poder moderador. Votação terminou nesta segunda (8) com o voto do ministro Dias Toffoli, formando placar de 11 a 0.
Leia +: https://bit.ly/4aNoowB

Análise de Mídia – 10/04

– Estadão destaca que líder ruralista diz que MST está dentro do governo e que invasões acontecem porque gestão Lula deixa. Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, afirmou que cada um controla seus aliados no dia em que movimento anunciou ocupação de terra na Bahia.
Leia +: https://bit.ly/49ARE8K

– Artigo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), no Poder 360°, ressalta que o projeto de lei conhecido como Combustível do Futuro, aprovado por ampla maioria na Câmara dos Deputados, definiu regras para a produção e o uso do biometano no Brasil. O objetivo é converter um grande problema, que é a emissão do CH4 (gás metano), em uma oportunidade formidável de investimentos, renda, empregos e desenvolvimento.
Leia +: https://bit.ly/3PRFJfF

– Estadão destaca que o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), comentou as mudanças nas regras do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). As modificações foram aprovadas em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) realizada na última segunda, 08. Lupion questionou a redução do limite de enquadramento obrigatório no Proagro.
Leia +: https://bit.ly/49C3K1j

– Estadão ressalta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar, na segunda-feira, 15, a “prateleira de terras” improdutivas e devolutas para destinar à reforma agrária e à demarcação para quilombolas, promessa feita pelo petista desde o ano passado. A informação é do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, por meio de rede social.
Leia +: https://bit.ly/3xshL4C

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou, por meio do seu site oficial, que cerca de 400 famílias do movimento ocuparam uma fazenda em Itabela, no extremo sul da Bahia. Segundo o movimento, a área é improdutiva. O ato faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. A área invadida pelo movimento é da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ligada ao Ministério da Agricultura, e, portanto, do governo federal.
Leia +: https://bit.ly/3JdI157

– Valor Econômico ressalta que controle da cigarrinha do milho exige investimentos e maior atenção devido ao clima deste ano. Manejo e prevenção são diferenciais para enfrentar a praga.
Leia +: https://bit.ly/4atrPsv

– Globo Rural destaca que a nova fruticultura brasileira ganha espaço no país e no mundo. Brasil tem grande potencial, ainda pouco explorado, de desenvolver o cultivo de espécies nativas e exóticas para atender demandas domésticas e internacionais.
Leia +: https://bit.ly/3U0OWnw

– Valor Econômico noticia que Câmara aprova PL para recriar DPVAT e inclui trecho que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas. Pelo texto, DPVAT passará a se chamar SVAT e voltará a ser cobrado depois de dois anos; proposta segue para o Senado.
Leia +: https://bit.ly/4aR1B2P

– Folha de S. Paulo ressalta que Silveira afaga Prates após conversar com Pacheco, e Lula ainda avalia troca na Petrobras. Ministro cita respeito e admiração por presidente da estatal, mas integrantes do governo consideram situação irreversível.
Leia +: https://bit.ly/3vCeHSZ

– Estadão estaca que CCJ da Câmara começou, nesta quarta-feira, a analisar prisão de Chiquinho Brazão. Deputados do Centrão começaram movimento para derrubar prisão, mas governo tenta manter decisão do STF.
Leia +: https://bit.ly/3PStdgg

Análise de Mídia – 11/04

– Estadão destaca que uma declaração do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, antecipando a discussão sobre a troca de comando na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), desagradou a parlamentares da bancada ruralista, apurou o Estadão/Broadcast. Na abertura do Cana Summit, evento realizado nesta quarta-feira, 10, em Brasília pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), o ministro disse que “chegou a hora” de o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) assumir a Frente, após o mandato do atual presidente, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).
Leia +: https://bit.ly/4b8Dkpt

– Folha de S. Paulo destaca que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, defendeu nesta quarta-feira (10) o projeto de lei aprovado pela Câmara sobre biocombustíveis e arrancou aplausos de uma plateia formada por produtores de cana e dirigentes de entidades do setor, em mais um aceno do governo ao agro no tema. A fala ocorreu durante o Cana Summit, evento promovido pela Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília.
Leia +: https://bit.ly/43QQ7KJ

– Estadão noticia que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, voltou a falar sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) nesta quarta, 10. O ministro foi questionado se as mudanças nas regras do Proagro iriam impactar os pequenos produtores, foco do programa. De acordo com o chefe da Agricultura, os produtores que foram excluídos do Proagro com as modificações poderão aderir ao Seguro Rural.
Leia +: https://bit.ly/3vYKgGq


– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, ressalta que o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, defendeu que o texto do projeto de lei do Combustível do Futuro, aprovado na Câmara dos Deputados, seja mantido no Senado. “O Brasil será um grande protagonista no fornecimento de SAF (combustível sustentável de aviação), aumentaremos a mistura de etanol anidro na gasolina para 30% e o mandato de biodiesel no Combustível do Futuro. Precisamos trabalhar para manter o texto do relator, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), no Senado, que prevê biogás, SAF, hidrogênio de baixo carbono (hidrogênio verde) e etanol”, disse Alckmin na abertura do Cana Summit, evento realizado pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), hoje, em Brasília (DF).
Leia +: https://bit.ly/3vKw1Fl

– Valor Econômico noticia que o governo do Paraná publicou decreto que muda a regra para cobrança de ICMS sobre a importação de leite em pó e muçarela do Estado. Antes isentos do tributo, agora a alíquota passa a ser de 7%. Esses dois produtos também perdem o direito ao benefício do crédito presumido de 4% de ICMS. O crédito presumido é uma ferramenta de incentivo fiscal que permite abater o ICMS de outros créditos.
Leia +: https://bit.ly/3VRnhHV

– Globo Rural destaca que Conab corta estimativa de produção de soja e milho, mas aumenta de feijão. Companhia espera uma queda de 8%, ou 25,7 milhões de toneladas, em relação ao recorde de 2022/23.
Leia +: https://bit.ly/4atucvD

– O Globo ressalta que ‘Abril Vermelho’: MST invade área federal na Bahia, e governador petista vai à marcha do movimento para apaziguar ânimos. Ocupação ocorre em Itabela, no Sul do estado, sob a alegação de ser improdutiva; gestão de Lula afirma que propriedade abriga estação de zootecnia da Ceplac, vinculada ao Ministério da Agricultura.
Leia +: https://bit.ly/3UbsOrM

– Uol destaca que o Brasil subiu no ranking da OMC (Organização Mundial do Comércio) e terminou 2023 como o 24o maior exportador do mundo. Em 2022, o país estava na 26a posição. Nesta quarta-feira, a entidade divulgou seu informe sobre o comércio no mundo e apontou como o Brasil somou US$ 340 bilhões em exportações no ano passado, o equivalente a 1,4% de todo o fluxo mundial.
Leia +: https://bit.ly/4aA5YQf


– Valor Econômico destaca que Pesquisa Quaest divulgada nesta quintafeira (11) mostra a aprovação e a avaliação do governo do presidente Lula (PT) nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. Leia +: https://bit.ly/4at26Ra – Folha de S. Paulo ressalta que manutenção de prisão de Brazão enfraquece Lira e afeta disputa por sucessão na Câmara. Aliados de primeira hora do presidente da Casa lideraram articulação para soltar suspeito de mandar matar Marielle, mas saíram derrotados. Leia +: https://bit.ly/4arAhsg – Estadão destaca que Marcos Pereira, cotado para suceder a Arthur Lira, reúne cúpula dos Poderes em festa de aniversário. Adversários na disputa pelo comando da Câmara, ministros do governo Lula e magistrados do STF estiveram na festa; um dos principais assuntos foi a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão. Leia +: https://bit.ly/3TTcOcC

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com



Compartilhar