![55,1% das dívidas negativadas em agosto foram recuperadas em até 60 dias por consumidores do Centro-Oeste revela Serasa Experian 55,1% das dívidas negativadas em agosto foram recuperadas em até 60 dias por consumidores do Centro-Oeste revela Serasa Experian](https://jornaldiadia.com.br/wp-content/uploads/2023/11/dinheiro_real_brasileiro.jpeg)
55,1% das dívidas negativadas em agosto foram recuperadas em até 60 dias por consumidores do Centro-Oeste revela Serasa Experian
9 de dezembro de 2023Em todo o país, contas básicas como água, energia e gás foram as mais contempladas no período São Paulo, 08 de dezembro de 2023
– De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, 55,1% das contas negativadas em agosto no Centro-Oeste, foram regularizadas ou renegociadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após o mês de referência, com destaque para o estado de Mato Grosso (62,3%).
Confira abaixo o levantamento completo da região:
![](https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/8d4cfe22-ae00-42d0-3a1f-08d9cfa433a8/b49632ce-b694-40d8-8b18-0de01a2a8081.png)
No cenário nacional, o percentual foi de 57,6% de pagamentos, o menor de 2023 até agora, e o recorte por setores revelou que “Utilities”, que engloba contas com água, energia e gás, recebeu a maior taxa de pagamentos (63,7%).
Veja nos gráficos a seguir a evolução mês a mês e a visão por segmentos:
![](https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/8d4cfe22-ae00-42d0-3a1f-08d9cfa433a8/c9b30552-2426-4c7b-829a-6602b7bb08c7.png)
![](https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/8d4cfe22-ae00-42d0-3a1f-08d9cfa433a8/916488c7-f9bb-4be8-b895-8ab4fc498b33.png)
“Com uma nova fase do Desenrola começando em outubro, os consumidores brasileiros optaram por priorizar itens essenciais, como água, luz e gás, e esperar as novas ofertas de refinanciamento oferecidas pelo programa para colocar outras contas em dia.
Com isso, observamos uma diminuição no fluxo de pagamentos durante os meses de setembro e outubro, conforme mostra o indicador”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Ainda segundo ele, a expectativa é de que o programa impulsione as solvências nos próximos meses.
Em relação ao valor desses compromissos financeiros, débitos superiores a R$ 10.000 marcaram o maior percentual de quitações (67,0%), enquanto aqueles entre R$ 2.000 e R$ 10.000 tiveram o menor (50,0%).
Confira na tabela abaixo:
![](https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/8d4cfe22-ae00-42d0-3a1f-08d9cfa433a8/c3287573-2bb0-449c-9d84-d9090a4c760a.png)
Consumidores paranaenses foram destaque na recuperação de crédito
No ranking por Unidades Federativas (UFs) do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o Paraná conquistou o primeiro lugar, com 71,8% dos encargos pagos em até 60 dias após a negativação em agosto.
Em seguida estavam Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul e Acre nas colocações iniciais. Veja o levantamento completo por estados:
![](https://cseprs3.s3.amazonaws.com/email-editor-files/8d4cfe22-ae00-42d0-3a1f-08d9cfa433a8/0d931a5b-88f8-48b7-bff1-1105700a7f2a.png)
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Foco na educação financeira para manter o nome limpo
O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas.
A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:
1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
3. Siga os passos de negociação.
4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico.
A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor.
Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres.
Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.
Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos.
É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW.
Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.
Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade.
Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Equipe de Relações com a ImprensaBruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comMaria Sossmeier | (11) 3066 7777 | maria.sossmeier@edelman.comNicole Barreto | (11) 3066 7777 | nicole.barreto@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 / (11) 97556-5011 | victoria.bernardes@edelman.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com