6 dicas de como organizar sua loja para receber seus clientes e impulsionar as vendas no Natal

6 dicas de como organizar sua loja para receber seus clientes e impulsionar as vendas no Natal

19 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
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Para obter sucesso nas vendas de fim de ano, é preciso investir em planejamento e organização

A época de fim de ano é uma das mais aguardadas pelos varejistas. Esse período, em que antecede a comemoração do Natal, é um dos momentos mais movimentados do ano e permite que comerciantes, de diferentes áreas, possam obter um faturamento significativo em seus negócios. Para poder lucrar em cima dessa festividade e com o mercado mais aquecido, é importante focar na organização do empreendimento. Ambientes bem organizados e negócios bem planejados podem garantir a fidelização de um cliente, além de ser determinante para alavancar as vendas de produtos e serviços. Confira, a seguir, algumas dicas de como organizar seu negócio para receber bem seus clientes no Natal.

Disposição de produtos mais vendidos

Os produtos mais importantes e campeões de vendas devem ser dispostos longe da entrada da loja. Como eles são o foco de muitos clientes, ao colocá-los mais ao fundo do estabelecimento, as pessoas são obrigadas a percorrer todo o espaço, o que faz com que descubram outros produtos disponíveis, podendo alavancar suas vendas.

Organizar embalagens de maneira uniforme

A organização dos produtos é essencial para que os clientes encontrem o que precisam sem dificuldade, além de passar a mensagem de que o negócio preza pelo cuidado, com uma estética limpa e bem distribuída. Os rótulos devem ser virados para frente para que o cliente consiga ler sem dificuldade. 

Embalagens pequenas devem ficar na altura da cintura, enquanto nas prateleiras mais baixas devem ser colocados aqueles produtos que são maiores para melhorar a visualização. O cliente pode não pensar em cada um desses detalhes de maneira consciente, mas com certeza faz a diferença durante a sua estadia no espaço.

Agrupar produtos do mesmo setor

Produtos de um mesmo tipo devem ficar juntos, facilitando para o cliente observar as variedades disponíveis e a marca que mais lhe agrada.

Preço

Preste atenção às etiquetas de preço e sempre as mantenha atualizadas. Certifique-se de que a etiqueta referente ao produto está na posição correta e não se esqueça de trocar quando o preço mudar. Assim, evita que o cliente seja surpreendido com um valor diferente ao chegar no caixa, o que pode provocar a desistência.

Promoções e novidades

Os produtos em promoção ou novos lançamentos devem ficar expostos em posições de destaque, como em vitrines ou nas pontas das gôndolas. Esses são os locais mais atrativos para divulgar as ofertas disponíveis e auxiliar nas vendas dos produtos em oferta.

Funil de vendas

A estratégia de marketing chamada funil de vendas é uma das mais eficazes na hora de fidelizar o cliente e efetivar sua aquisição por um produto. Ela traz uma atenção especial a todo o processo de venda, que tem início no primeiro contato com o comprador, passa pelo atendimento e pode terminar na interação pós-compra, para entender melhor o consumidor e suas necessidades.

Como é uma estratégia que perpassa por diferentes etapas do relacionamento entre o comprador e o vendedor, ela é uma forma completa de entender a interação com o cliente e estimulá-lo a retornar mais vezes. Para isso, o funil de vendas se divide em três etapas fundamentais para trabalhar o relacionamento com o comprador.

A primeira é chamada de momento de descoberta, onde o cliente tem seu primeiro contato com a marca e toma conhecimento de seus produtos ou serviços. Já a segunda etapa é chamada de reconhecimento do problema, em que o cliente enxerga os produtos ou serviços da empresa como uma possível solução para suas necessidades. A terceira e última etapa é o momento de efetivação da compra, em que é preciso destacar-se da concorrência e ter uma postura mais incisiva para consolidar a transação.

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