A convite do CIN/MS, empresários sul-mato-grossenses participam de missão empresarial no Chile

26 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
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Para ampliar os negócios e as oportunidades comerciais com o mercado externo, a convite do CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul), os empresários sul-mato-grossenses Lincoln Machado e Camila Zanetti Machado, da empresa ArtiD’Oro estão em território Chileno, participando durante toda semana da Missão Empresarial Brasil-Chile, que teve início dia 23 e segue até o dia 26 de agosto.

Com iniciativas da Rede CIN, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com a Apex-Brasil, Sebrae e da Sociedade de Fomento Fabril, a missão chamou a atenção dos empresários, que enxergaram a oportunidade de negociar seus produtos com o mercado chileno e aceitaram o desafio de participar dos encontros.

Há 23 anos no mercado, a empresa ArtiD’Oro, que atua no ramo de joalheria, já exporta para Bolívia e Irlanda, mas viu na missão uma oportunidade para ampliar o mercado. A empresária explica que essa é a primeira viagem do casal com o objetivo de estreitar laços comerciais e tem sido uma experiência muito válida para os negócios.

“A missão superou nossas expectativas. Está sendo muito proveitosa com uma rica programação com diversas instituições brasileiras e chilenas, representantes da embaixada do Brasil no Chile, Itamaraty, ApexBrasil e apresentações técnicas com orientações sobre logística, trâmites de importação e legislação local”, comentou.

Camila Zanetti ressaltou a importância da consultoria prestada pelo CIN/MS, e a mediação para a abertura de novos mercados. “O time do CIN é extremamente competente, assessorando o grupo de empresários em todos os momentos, nossas expectativas são muito boas, o mercado chileno é promissor e abriu certamente o caminho para que o nosso planejamento estratégico de exportação para a América do Sul se amplie a partir de 2022” completou Camila.

Durante a semana, 46 representantes de 38 empresas brasileiras estão fazendo negociações importantes, a expectativa é que a iniciativa movimente mais de R$ 50 milhões em negócios até o fim de 2022.

Mais que vizinhos na América do Sul, o Chile e o Brasil são parceiros comerciais com diversas oportunidades. Segundo a Apex-Brasil, existem mais de 1.700 produtos brasileiros que interessam o mercado chileno, como máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, fármaco e alimentos.

Na programação da viagem, estão inclusos seminários, oficinas empresariais, rodadas de negócios e visitas técnicas a empresas chilenas para prospectar novidades. As empresas têm a oportunidade de aprender mais sobre os desafios logísticos, contratuais e negociais para exportação, importação e investimentos no Chile.

FIEMS


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