Abordagem Social se antecipa em relação a frente fria e realiza ação com pessoas em situação de rua

Abordagem Social se antecipa em relação a frente fria e realiza ação com pessoas em situação de rua

14 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No intuito de prevenir os problemas causados pelo frio previsto para este fim de semana, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última terça-feira (11), a abordagem social noturna afim de identificar as pessoas em situação de rua e ofertar os serviços socioassistenciais presentes no Município.

Na ação foram abordadas 17 pessoas e dessas apenas 02 aceitaram ser acolhidas no Serviço de Acolhimento para Indivíduos e Famílias em Situação de Rua – Acolhimento POP. Na oportunidade, foram entregues cobertores para as pessoas que preferiram permanecer nas ruas.

A coordenadora do SEAS, Solange Sanxo, destaca que a abordagem é uma ação realizada constantemente, porém, boa parte das pessoas em situação de rua se negam a aceitar o acolhimento pela dificuldade de concordar com as regras do local.

“Os que preferem ficar nas ruas são aqueles que já estão em fase crítica de alcoolismo, dependência química e que não conseguem respeitar os limites de horário de entrada, de refeição, estado de lucidez e higiene. Alguns também preferem ficar livres para beber e usar drogas. Isto dificulta a oferta dos serviços a que eles têm direito”, disse.

Solange ressalta que a equipe SEAS explica sobre o funcionamento dos serviços existentes no Município e cabe aos atendidos a decisão de aceitar acolhimento ou permanecer na rua.

Os lugares percorridos nesta ação e com a maior concentração de pessoas em situação de rua são: Av. Clodoaldo Garcia, Praça da Alvorada, Terminal Rodoviário/Praça da Bíblia, Supermercado Proença, Praça da Matriz, Praça Ramez Tebet, Lagoa Maior e Velório Municipal e imediações.

SERVIÇO

Com a frente fria se aproximando, a população pode colaborar com o serviço, comunicando à equipe de abordagem caso presencie alguém passando frio nas ruas. Os telefones de contato são: telefone (67) 3929-1566 e (67) 99212-5728, atendimento das 07h às 17h de segunda a sexta e finais de semana e feriado através do número (67) 99274-4942.


Compartilhar