Ação avalia risco de quedas entre idosos na capital

Ação avalia risco de quedas entre idosos na capital

6 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Shopping e Clínica Habilis realizam testes para avaliar risco de quedas entre os dias 8 e 10 de setembro

Estima-se que pelo menos um a cada três idosos sofre uma queda todos os anos. As consequências vão desde fraturas simples até necessidade de internação com maiores gravidades. Esse tipo de acidente, que afeta pessoas acima de 65 anos, é considerado problema de saúde pública, já que reduz a mobilidade e qualidade de vida das pessoas. 

Em Campo Grande, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, o Shopping Campo Grande e a Clínica Habilis realizam testes entre os idosos para avaliar o risco de queda da população. O atendimento será feito por fisioterapeutas e acontece em frente à H. Stern, das 10 às 22 horas, sem necessidade de agendamento e por ordem de chegada. “Vamos coletar dados clínicos por meio de testes validados e estabelecer propostas de prevenção para ajudar a comunidade, principalmente dessa faixa etária”, explica Gilberto Vieira Júnior, especialista em Fisioterapia Neurofuncional.

Após os testes, a Clínica irá elaborar um mapeamento a partir dos dados coletados e formular estratégias específicas para a redução de quedas. Gilberto aponta que a ação tem grande relevância e possui alto impacto já que está diretamente ligada à mobilidade entre os idosos. “É primordial para a qualidade de vida. Com o avanço da idade, a mobilidade fica reduzida e o risco de queda torna-se a maior preocupação na família, podendo acarretar consequências mais graves às pessoas”, complementa.

Para a superintendente do Shopping Campo Grande, Vanessa Miller, a ação vai colaborar na promoção do bem-estar dos idosos . “Isso ajuda a tornar não apenas nosso Shopping ainda mais seguro como também trará contribuições valiosas para toda a sociedade”, avalia. A parceria com a Clínica ainda prevê treinamentos com a Brigada de atendimento do Shopping, com atualização periódica e assistência adequada para prevenção de novos eventos.

Grupo Sato


Compartilhar