Alex Manente cobra informações do ministro do Trabalho e Emprego sobre ações para o combate ao trabalho infantil no país

Alex Manente cobra informações do ministro do Trabalho e Emprego sobre ações para o combate ao trabalho infantil no país

24 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Levantamento do IBGE demonstrou que houve aumento do trabalho infantil em todas as faixas etárias, mas foi ainda mais acentuada entre jovens de 16 e 17 anos.

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) enviou nesta quinta-feira (21), requerimento de informação ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre ações que estão sendo desenvolvidas para o combate ao trabalho infantil no país. No documento o parlamentar solicita informações de quais programas governamentais vêm sendo desenvolvidos para a erradicação do trabalho infantil.

Manente questiona também quais ações estão sendo realizadas em conjunto com o Ministério da Educação para a redução da evasão escolar e a retirada de jovens do trabalho infantil, além do que a legislação permite e quais ações estão sendo planejadas e executadas, para a fiscalização do cumprimento do Decreto 11.479 de 2023, que dispõe sobre programa de aprendizagem profissional para adolescentes e jovens.

Alex Manente apontou levantamento do IBGE que mostrou a ocupação irregular de crianças e adolescentes cresceu 7% entre 2019 e 2022, sendo que pretos e pardos são 66,3% do total. O País tem 756 mil menores em atividades perigosas, com riscos à saúde e integridade física.

“Levantamento do IBGE também demonstrou que houve aumento do trabalho infantil em todas as faixas etárias, mas foi ainda mais acentuada entre jovens de 16 e 17 anos, demonstrando, conforme especialistas relatam, o empobrecimento das famílias brasileiras no pós-pandemia da Covid-19”, explicou o parlamentar.

“A legislação brasileira proíbe qualquer forma de trabalho até os 13 anos, sendo que a idade mínima para trabalho é 16 anos, mas com restrições e parâmetros, e entre 14 e 15 o jovem só pode trabalhar como aprendiz”, completou Alex Manente.

Tiago Santiago
Tel: 61 99684-8403
Email: tiagosantiago@caravelasconsultoria.com

Compartilhar