Amigos criam empresa especializada em soluções químicas e conquistam mercado nacional

21 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Atualmente, 7 a cada 10 hospitais no Brasil utilizam algum produto Resix Invent; objetivo é triplicar o tamanho da empresa até 2024

Imagine uma pomada que funciona como um “gel invertido”, ou seja, fica líquida quando em contato com temperaturas altas. O produto possibilitaria, por exemplo, que fosse aplicado em queimaduras, bastando apenas jogar água fria no local para retirá-la, sem a necessidade de esfregar na hora da limpeza. Essa é uma das inovações criadas e desenvolvidas pela Resix Invent, empresa especializada em soluções tecnológicas na área química, hospitalar e farmacêutica, alocada no Parque Tecnológico São José dos Campos, um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil.

A Resix também é responsável pela criação de um ‘neutralizador de odores’, utilizado na lavagem de ruas, feiras livres e caminhões de lixo de diversas prefeituras espalhadas por todo o Brasil. O produto, desenvolvido com ativos naturais, encapsula as moléculas que geram mal cheiro e as destroem, possuindo alta eficácia e baixo impacto ambiental. Desenvolvido em 2019, atualmente o neutralizador de odor é utilizado por prefeituras de diversas cidades como São José dos Campos, Guarulhos e Itajaí. Futuramente, a expectativa é disponibilizar o produto para uso doméstico e pet shopping.

Atuando nos mercados químico, hospitalar e farmacêutico, a Resix Invent possui centenas de clientes no portfólio, a exemplo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e das indústrias farmacêuticas Vic Pharma, Cosmoderma e Rioquímica S.A. Com o lançamento de novos produtos em fase de liberação e registro,  a empresa espera triplicar o faturamento até 2024, ampliando significativamente o número de colaboradores e a estrutura fabril.

“Em pouco mais de 7 anos, conquistamos o mercado nacional e, atualmente, 7 a cada 10 hospitais no Brasil trabalham com algum produto Resix Invent”, explica o sócio-diretor Wilson Segala. Além de atuar nos mercados químico, hospitalar e farmacêutico, a Resix Invent também está presente em projetos inovadores, como o Amazônia 4.0, que tem como objetivo o desenvolvimento econômico, sustentável e social da Região Norte do Brasil e, consequentemente, das comunidades locais, sem o impacto do desmatamento. Neste plano, a empresa é responsável pelos sistemas de tratamento de água e esgoto, reuso de água, tratamento de resíduos e compostagem. O projeto está em fase de finalização e, posteriormente, começará a ser desenvolvido no bioma da Serra da Mantiqueira.

Fundada em 2015 por três amigos – o químico Wilson Segala, de 40 anos; o físico Mário Duarte, de 58 anos; e o engenheiro químico Francisco Sales, de 65 anos – a Resix Invent nasceu da percepção que o Brasil ainda era muito dependente de produtos e insumos químicos na área de limpeza e desinfecção hospitalar, que vinham de outros países, principalmente Estados Unidos e China. 

De acordo com Segala, a empresa tem com a missão um “novo olhar” para tecnologias inovadoras na área química, hospitalar e farmacêutica. “Queremos reformular perguntas, reunir ideias e desenvolver soluções criativas e ecologicamente corretas. A nossa essência é a inovação”, conclui.

Sobre a Resix Invent 
Fundada em 2015, a Resix Invent é uma empresa especializada em soluções tecnológicas na área química, hospitalar e farmacêutica, com grandes empresas em sua carteira de clientes, como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além de indústrias farmacêuticas como a Vic Pharma, Cosmoderma, Grow e Rioquímica S.A.

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, visando o desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas 152 empresas, 5 institutos de ciência e tecnologia e 10 institutos de ensino e pesquisa.

Oliver Press,.


Compartilhar