Análise de Mídia – 17/10/2022

17 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Diário de Goiás/Google

– Valor Econômico divulga que as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram US$ 13,97 bilhões em setembro, 38,4% mais que um ano antes e valor recorde para o mês, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura. O resultado se deve a aumentos tanto nos preços dos produtos exportados (17,2%, em média) quanto no volume de embarques (18,1%).
Leia +: http://glo.bo/3yOrGz7

– Globo Rural cita que impulsionado pelas culturas de soja, milho e algodão, o ritmo de adoção de técnicas de irrigação está crescendo de forma acelerada no Brasil. De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação (CSEI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o crescimento da área irrigada no país passou de 118.520 hectares (ha) ao ano em 2000, para 370.302 ha no ano passado. As taxas mais altas de crescimento são verificadas na instalação de pivôs centrais, geralmente utilizados para irrigar grandes áreas.
Leia +: https://bit.ly/3VtkQZL

– Broadcast Agro, do Estadão, ressalta que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregará ao governo, amanhã (18), o posicionamento do setor agropecuário brasileiro para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). A CNA estará presente na COP27 que será realizada de 6 a 18 de novembro,no Egito, e reunirá líderes de todas as nações para debater sobre o clima.
Leia +: https://bit.ly/3eDeqqi

– Valor Econômico informa que o desmatamento mais do que dobrou no Cerrado quando comparados os meses de agosto e setembro de 2022 com o mesmo período do ano passado, informa o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dos 144 mil hectares abertos nos últimos dois meses, 48% estão dentro de propriedades rurais. No ano passado, 77% dos 65 mil hectares desmatados estavam dentro de fazendas.
Leia +: http://glo.bo/3MAmWD0

– Canal Rural ressalta que se as tendências atuais de produção de soja seguirem como estão, o Brasil converterá cerca de 5,7 milhões de hectares de florestas e Cerrado em lavoura nos próximos 15 anos. Tal atividade poderia levar ao incremento de 1,955 milhões de toneladas de CO2 lançados na atmosfera.
Leia +: https://bit.ly/3z9AmR1

– Valor Econômico noticia que o primeiro debate entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite deste domingo (16) foi marcado por ataques e trocas de acusações sobre a pandemia, corrupção, “fake news” e pobreza. Lula procurou desgastar Bolsonaro ao explorar a falta de vacinas e os problemas da gestão federal para combater a covid-19.
Leia +: http://glo.bo/3ezJ5ou

– Folha de S. Paulo cita que o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar nessa segunda-feira (17) a confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas, argumentando que os equipamentos são ultrapassados e antigos, “geração do final dos anos 1990”.

Bolsonaro também repetiu que deixou a análise da lisura do primeiro turno das eleições presidenciais a cargo das Forças Armadas, que integram a comissão de transparência do Tribunal Superior Eleitoral. E acrescentou que “todos são unânimes” ao afirmar que não existe sistema eletrônico impenetrável.
Leia +: https://bit.ly/3EMOAux

– Estadão ressalta que após o primeiro turno, membros do Centrão abandonaram o papel de bombeiros e passaram a estimular o presidente Jair Bolsonaro (PL) a questionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A virada de chave ocorreu a partir dos ataques aos institutos de pesquisa, vistos como oportunidade de expor uma suposta perseguição a Bolsonaro, sem que ele seja acusado de ser antidemocrático como no caso das urnas eletrônicas.

Nomes como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Fábio Faria (PSD), que até então temiam os efeitos eleitorais das críticas aos ministros da Corte, agora fazem coro ao presidente nos bastidores.
Leia +: https://bit.ly/3yLuywM

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar