Atentado terrorista deixa quatro mortos em Israel

Atentado terrorista deixa quatro mortos em Israel

23 de março de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

22/03/2022 – 13:10

Quatro vítimas foram mortas em ataque que acaba de acontecer em Beersheba, maior cidade no deserto do Neguev do sul de Israel. Três pessoas foram esfaqueadas até a morte, e uma quarta pessoa, um ciclista, foi atropelada por um carro dirigido pelo criminoso.

O ataque ocorreu em um shopping center e posto de combustíveis e, de acordo com os serviços de emergência, outras pessoas também foram feridas, sendo que duas estão em estado grave. O serviço nacional de emergência médica e desastres de Israel, Magen David Adom, está no local prestando assistência, e a polícia está fazendo buscas por outros possíveis suspeitos na região.

Relatos iniciais indicam que o esfaqueador é um beduíno cidadão israelense, da cidade de Hura, que teria primeiro provocado o atropelamento das vítimas e então saído do carro para esfaqueá-las. De acordo com os relatórios, o agressor já cumpriu pena na prisão em 2015, junto a vários outros suspeitos, por apoiar e promover o Estado Islâmico para estudantes de uma escola em que ele lecionava. O terrorista morreu após ser neutralizado por um transeunte.

Este é o terceiro esfaqueamento que ocorre em Israel nos últimos dias. No domingo, dois policiais ficaram feridos em um ataque com faca no bairro de Ras al-Amud, no leste de Jerusalém. No sábado, um homem de 35 anos foi esfaqueado e levemente ferido na Hebron Road, perto da Primeira Estação de Jerusalém.

André Lajst é cientista político, diretor executivo da StandWithUs Brasil e doutorando da Universidade de Córdoba (Espanha), em Ciências Políticas e Sociais, com foco no processo de paz palestino-israelense. 

Graduado no Centro Interdisciplinar Herzliya (Israel) em Governo, Diplomacia e Estratégia, com ênfase em Oriente Médio, é mestre pela mesma instituição em contraterrorismo e segurança nacional. Foi oficial acadêmico no departamento de pesquisa e operações da inteligência da Força Aérea de Israel e atuou como pesquisador do Instituto Internacional em Contraterrorismo, (ICT), onde realizou dezenas de pesquisas sobre terrorismo, processo de paz, mundo árabe e a influência dos grupos Hezbollah e Al Qaeda no Brasil. 

Tem sido fonte de diversos meios de comunicação do Brasil, entre os quais Revista Veja, Globo News, Folha de S. Paulo, CNN Brasil, Jovem Pan, Gazeta do Povo, O Estado de Minas, O Estado de São Paulo, e veículos da imprensa israelense, como Times of Israel, Channel 2, entre outros, sobre temas ligados ao Oriente Médio, terrorismo e contraterrorismo, processo de paz árabe-israelense e segurança nacional. 

Atua como professor e palestrante, em instituições públicas e privadas do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes, Casa do Saber, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Amazonas, Instituto Federal Rio Grande, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Judas Tadeu, entre outras.

Site: andrelajst.com

Instagram: @andrelajst

Twitter: /AndreLajst

Art Press,.


Compartilhar