BBF fecha parceria inédita com a Vivo para acelerar sua digitalização e ampliar o acesso à internet 4G para comunidades do Nordeste do Pará

BBF fecha parceria inédita com a Vivo para acelerar sua digitalização e ampliar o acesso à internet 4G para comunidades do Nordeste do Pará

1 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
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A parceria acelera a transformação digital da Companhia e reforça o seu compromisso no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua.

A Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, trading, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável, e a Telefônica Brasil, proprietária da marca Vivo e operadora líder no país com cerca de 112 milhões de acessos, firmam parceria para ampliar o ecossistema digital da BBF com conectividade móvel e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

O projeto, além de cobrir com internet 4G uma área de quase 1,7 mil Km² de área agrícola, inclui em sua infraestrutura as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT do projeto. O processo de automação permitirá as mais modernas aplicações para rastreamento da frota logística, rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem, monitoramento climático, entre outras tecnologias. “Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, presidente da BBF.

Além disso, a parceria poderá beneficiar habitantes que residem no entorno das operações da BBF, abrindo a oportunidade de acesso a uma internet mais rápida e com melhor conectividade.

O ganho tecnológico vai oferecer, ainda, mais segurança no trabalho, visto que a comunicação interna e externa ficará mais ágil, garantindo maior celeridade no tratamento das ocorrências relacionadas a saúde e segurança das equipes. O projeto prevê a instalação de 23 torres com tecnologia 4G até março de 2024; a primeira será ativada no município do Acará, com previsão de início de operações já em dezembro desse ano.

No estado do Pará, a BBF possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de cinco mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento. O projeto irá melhorar a comunicação entre os colaboradores da empresa que atuam na atividade agrícola, aprimorará o controle operacional e aumentará a eficiência dos processos da empresa com gestão em tempo real. A BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura.

“Priorizamos levar às empresas, como é o caso da BBF, um amplo ecossistema de inovação ao agronegócio, que além da conectividade embarca soluções inteligentes e relevantes, que de fato ajudam a resolver os desafios de automatização do campo e de processos agroindustriais. Todos os projetos são integrados em plataformas exclusivas de gestão, com foco no aumento da produtividade com menor custo operacional e otimização de recursos”, explica o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado.

Conectividade para além da empresa

O projeto também reforça o compromisso da BBF no desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua, bem como localidades circunvizinhas, atendendo comunidades e povos tradicionais – indígenas e quilombolas – que vivem em localidades isoladas e que passarão a ter conectividade para melhor comunicação a partir da infraestrutura contratada pela BBF.

A iniciativa ampliará o acesso à internet móvel de alta velocidade em onze municípios paraenses: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru. A BBF mantém a operação em cinco dessas localidades com o cultivo da palma de óleo e com operação agroindustrial.

 “Este é um projeto inédito no mercado de Agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região. Nossa empresa está investindo na combinação da agricultura com tecnologia, para impulsionar as melhores práticas ambientais, maximizar a eficiência de nossos negócios e ampliar o acesso à internet das comunidades vizinhas”, finaliza Steagall.

Sobre a BBF

A Brasil BioFuels (BBF) é a maior produtora de óleo de palma na América Latina, com área cultivada superior a 68 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano óleo e uma das pioneiras na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia nos sistemas isolados: usinas movidas a biodiesel produzido na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Cultura da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172, de 7 de maio de 2010.

 A BBF criou um modelo de negócios integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o plantio da palma, extração do óleo bruto e produção de bicombustíveis, até a geração de energia – com ativos totalizando cerca de R$ 1,5 bilhão e atividades gerando mais de 6 mil empregos na região do Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, 1 unidade de esmagamento de soja e 1 indústria de biodiesel.

A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos na primeira Biorefinaria desse tipo no país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 112 milhões de acessos (3T22) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). 

Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com 369 milhões de acessos.

Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Há 23 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é um dos principais pilares de responsabilidade social no conceito ESG da Vivo. Com foco em educação na escola pública, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Por Alice Bettencourt


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