Brasil continua liderando o crescimento das Insurtechs na América Latina

1 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

BRASIL GERA 57% DO INVESTIMENTO TOTAL NA AMÉRICA LATINA

O setor que está em alta há vários anos é o de Insurtech, o Brasil é um dos líderes onde há mais de 351 empresas dentro de seu ecossistema

O Brasil está no pódio com 37% de participação, são 169 insurtechs

Todo este crescimento que vem ocorrendo nos últimos anos deve-se principalmente à pandemia de covid-19, segundo alguns gestores, afirmam que há uma maior abertura, uma mentalidade diferente para motivar e reinventar formas de alcançar melhores resultados, transformação digital e equipes mais adaptadas ao mercado que se formou após esta pandemia.

  • Brasil gera 57% do investimento total na América Latina
  • Em 2020 o investimento cresceu 98%
  • US$ 500 milhões investidos
  • Pode chegar a 1.500 milhões de dólares nos próximos três anos

Qual o motivo do crescimento das Insurtechs no Brasil?

Um dos principais motivos é o foco em novos modelos de negócios dedicados a serviços de todos os tipos. As organizações foram obrigadas a agilizar a transformação digital e também a conseguir implementar canais digitais, por onde passaria o fluxo de vendas e contratações.

Claramente, a pandemia foi um impulso, ocorreu naturalmente para melhorar, transformar, adaptar novas ferramentas tecnológicas e assim continuar oferecendo serviços por meio da virtualidade. Terminada a pandemia, as empresas passaram por uma grande transformação digital, vendas e serviços começaram a funcionar mais rápido e as pessoas não precisam necessariamente ir a um local físico.

Hoje, 351 empresas do setor de Insurtech estão cadastradas na região, destas apenas 6,6% têm participação em mais de um mercado.

Aprofundando no ecossistema do Brasil, 6% está composto pelas Insurtechs de modelos de negócios tradicionais, por exemplo, aquelas que permitem simular o seguro de auto, pagar ao dirigir, etc.

38% de todas as insurtechs do Brasil estão inclinadas a modelos de distribuição, inclusive corretoras online, que buscam oferecer soluções de forma inovadora. As seguradoras estão 100% presentes, as empresas que oferecem seguros para celular também fazem o mesmo com uma insurtech bastante completa.

Por outro lado, os 56% restantes têm modelos colaborativos, pois fazem parte da cadeia de valor do seguro e formam equipe com seguradoras ou, como costuma acontecer, intermediários. As propostas oferecidas neste setor são inovadoras, como alguns insurgentes que procuram “gamificar” produtos para sua comercialização ou facilitam a jurimetria, que compara e minimiza os custos dos processos judiciais, algo novo nestes tempos. Também grande parte desse percentual abrange soluções para corretores de forma concisa.

Quais países lideram o pódio de empresas que prestam serviços de Insurtechs?

  1. No topo, o Brasil com 37% do total
  2. México com 20% do segmento está em segundo lugar
  3. Argentina tem 18% de representação no total de Insurtechs
  4. Chile, 11% de todas as insurtechs
  5. Em quinto está a Colômbia, com 8% de insurtechs

Brasil e México (com grandes empresas como Zenda.la ou Cangrejo) estão liderando o pódio das Insurtechs. São dois grandes ecossistemas que em breve se expandirão para fora dos limites geográficos de seus países. Por outro lado, o mercado argentino conta com empresas multinacionais como 123seguro.com ou MeCubro. O Chile também entrou no mercado com JooyCar e empresas locais como Grabar para dar e Klare. Finalmente está o ecossistema colombiano, com empresas que estão crescendo como Softseguros e WeSura.

Inovações que colocam a América Latina no topo, representando a região de forma excelente.

O que são Insurtechs e de onde vem a palavra?

São aquelas startups que se dedicam principalmente ao mercado segurador, encarregadas de fornecer soluções e experiências inovadoras ao cliente.

O termo Insurtech vem de duas palavras:

Seguro = Sure
Tecnologia = Technology

Antes, para fazer um seguro automóvel ou querer cancelar o serviço o cliente enfrentava um processo de documentos, palavras complexas, condições e assinaturas que, sem um advogado por perto, dificilmente conseguia entender, pois nem todas as pessoas estão familiarizadas com essas burocracias e com os termos específicos.

Justamente aí os empresários colocaram os olhos: na burocracia, procuraram a forma como toda aquela papelada é simplificada em apenas alguns movimentos no celular ou notebook.

Com muita criatividade e com a ajuda dos avanços tecnológicos, essas empresas conseguiram mudar radicalmente a forma antiga de poder contratar um serviço, foram agilizando até conseguir atender todas as necessidades do cliente, sem sair de casa.

  • Aceleração do processo: As automações se adaptam rapidamente ao perfil do usuário que ele procura e o sistema coleta os dados para poder fornecer uma solução rápida
  • Digitalização de processos: As tarefas que o cliente deseja realizar são digitalizadas, os papéis e outros documentos são simplificados dentro da Insurtech
  • Atendimento humanizado: Tudo o oferecido é personalizado e voltado diretamente para a satisfação das necessidades e desejos do cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.
  • Inteligência de dados: Busca compilar, armazenar, comparar e fornecer os resultados que o cliente busca, as atividades anteriores servem para a insurtech conseguir encontrar a solução para a necessidade do cliente, o sistema de dados compõe as informações estratégicas de uma empresa

Insurtechs endossadas pela Legislação Nacional

Outros motivos pelos quais as Insurtechs são cada vez mais utilizadas é por estarem sob a Resolução N° 359/2017, esta norma modificou a antiga Resolução 294/2013, onde foram propostas novas regras para a comercialização de seguros privados, a mesma foi aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados Seguro.

 Esta regra determina que: “É autorizada a emissão de passagens, apólices, certificados individuais, acordos coletivos e averbamentos por meios remotos”

Confiabilidade, rapidez e bom atendimento é o que essas empresas oferecem e o melhor de tudo, estão em constante atualização e transformação cada vez mais.

Redator: Jornalista Fran Saravia Editora: Contadora Melisa Murialdo

CONTEÚDO

Brasil continua liderando o crescimento das Insurtechs na América Latina. 1

O Brasil está no pódio com 37% de participação, são 169 insurtechs. 1

Qual o motivo do crescimento das Insurtechs no Brasil?. 1

Quais países lideram o pódio de empresas que prestam serviços de Insurtechs?. 2

O que são Insurtechs e de onde vem a palavra?. 2

Insurtechs endossadas pela Legislação Nacional 3


Compartilhar