Brasil Design Award tem recorde de inscrições
20 de setembro de 2022Consagrado como maior prêmio do Design Brasileiro, o BDA recebeu um número recorde de inscrições em sua 12ª Edição
Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) o BDA (Brasil Design Award), considerado pelo setor, como maior premiação do design brasileiro, recebeu 1.670 inscrições neste ano – um aumento de 5%, em relação ao ano passado. Capitaneado pelo tema “Sem fronteiras para o design Brasileiro”, a edição recebeu inscrições de 22 Estados brasileiros, de norte a sul. O período para inscrição dos projetos durou cerca de 50 dias. “Queremos ressaltar a importância do design na estratégia das empresas, assumindo relevância nos negócios, mas sempre pensando no ser humano – filosofia ‘High Tech + High Touch’”, ressalta o designer Gabriel Lopes, presidente da ABEDESIGN.
Este ano o BDA, reforça seu compromisso com a Diversidade e apresenta uma avaliação de projetos com presidentes de categorias, formado apenas por mulheres. As profissionais, juntamente, com vice-presidentes de categoria e júris, farão a seleção dos melhores projeto. “A nova formatação da presidência dos júris assegura uma maior representatividade nas regiões do país – uma pluralidade de profissionais, de diversos segmentos, experiências e, acima de tudo, reforça e destaca a liderança feminina no segmento de design. O BDA reconhece e destaca a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.”, afirma a diretora de Premiações da ABEDESIGN e diretora geral do Brasil Design Award 2022 , Vanessa Queiroz.
“Este ano promovemos o acesso, demos oportunidade para outros grupos, além dos estudantes, por meio de descontos e bolsas: estudantes de Graduação, PCD, Pessoas Pretas e Indígenas, Idosos, ONG’s”, enfatiza Vanessa.
Conheça as categorias do BDA 2022:
1. Branding – Camila Moletta, diretora de Design Coca-Cola LATAM e Co-fundadora da MORE GRLS.
2. Craft for Design – Flavia Zimbardi, Typeface Designer e Artista Visual.
3. Design Gráfico – Monica Moura, professora Doutora e Pesquisadora em Design na UNESP – Universidade Estadual Paulista.
4. Design de Ambiente – Bebel Abreu – arquiteta, produtora cultural Diretora da Mandacaru Design, Bebel Books e da What Design Can Do – Brasil.
5. Design de Embalagem – Daniela Cachich – Presidente de Unidade de Negócios de Bebidas do Futuro – AMBEV.
6. Design Social – Mel Campos, designer Estratégica em Inovação Social na Natura e diretora ADG Brasil e PretADG.
7. Design de Produto – Renata Moura, especialista em Design Emocional e Designer Industrial do Estúdio Renata Moura.
8. Design de Serviço – Iana Chan, CEO e Fundadora da PrograMaria, Colunista IT Forum 365 – Diversidade e Inclusão na Tecnologia.
9. Design Editorial – Thais Klein, Lead Design Global da Condé Nast EUA.
10. Design Digital – Rachel Lima, design Lead da AmbevTech, Diretora ADG e no grupo de trabalho PretADG.
11. Design Sustentável (novo) – Laura Bretanha Herter, chefe de Operações e gerente geral da KLABIN.
12. Destaques do Ano (novo) – Dandara Almeida, diretora de Criação da Tátil Design e Diretora da ADG Brasil.
Os projetos foram enviados (on-line) no início de setembro. Agora, o prêmio entra em fase de definição da “shortlist” – uma pré-seleção dos melhores projetos. Após este primeiro filtro, a média da nota de todos os júris de cada categoria definirá os vencedores em três classificações: ouro, prata e bronze. Além disso, os projetos selecionados na categoria ouro, passarão por uma nova avaliação que poderá premiar com o troféu Grand Prix BDA – O melhor dos melhores. O evento de premiação será realizado no início de dezembro, em São Paulo, presencial e com transmissão ao vivo.
Cronograma previsto:
· 1ª Fase – Seleção de Shortlist 05/09 a 26/09
· 2ª Fase – Seleção de Vencedores 03/10 a 17/10
· 3ª Fase – Definição de Grand Prix 18/10 a 21/10
Segundo o diretor de Comunicação e Relacionamento da Abedesign, Anderson Passos, na premiação deste ano, será anunciado uma nova categoria para a premiação para 2023 – uma categoria especial para a Imprensa/Jornalismo. “O objetivo é estimular a produção jornalística sobre o design brasileiro, exaltando o pensamento crítico do setor, valorizando, ainda mais, o design no País e fora dele. Ademais, fortalecer o ecossistema e profissionais de Imprensa”, finaliza.
Por Paula Ferezin