Caravana de MS participa de encontro de líderes no Paraná

Caravana de MS participa de encontro de líderes no Paraná

1 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Em evento promovido pelo Sebrae, representantes de todas as regiões do estado conheceram boas práticas para exercerem a liderança 

Mais de 18 mil pessoas participaram da terceira edição do Líderes em Movimento, o maior evento de lideranças do País, promovido pelo Sebrae por meio do Polo de Liderança Sebrae. Realizado de forma híbrida nos dias 29 e 30 de agosto, a iniciativa contou com apresentação de casos de sucesso, momentos de networking e palestras. De forma presencial, foram representantes de 22 estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

A programação gratuita mobilizou líderes de todo o País em prol de uma temática central: liderança em rede como vetor para a transformação. Para isso, foram realizadas discussões com especialistas em neurociência, emoções, inovação e, também, governança ambiental, social e corporativa. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Danilo de Azevedo, ao participar deste tipo de ação, os líderes de Mato Grosso do Sul puderam conhecer boas práticas e compartilharem conhecimentos, de modo a implementar temas atuais ligados à liderança em sua realidade.

“O Líderes em Movimento é um evento que traz grandes transformações e reúne líderes de todo o Brasil. Eles estão tendo a experiência de conhecer novas ideias, novas formas de transformar os seus territórios, de levar conhecimento. Aqui, eles estão conhecendo projetos, que foram aplicados com êxito, e que eles podem replicar em suas regiões. Além disso, estão tendo a oportunidade de criar uma rede, uma conexão com outros líderes de todo o país”, destacou Azevedo.

Evento atrai lideranças de todas as regiões de MS

Pelo estado, participaram lideranças de todas as regiões, como é o caso da empreendedora Eliane Benites, que é de Figueirão, no Norte de MS. Ela afirma que empreende desde 2011, mas, o envolvimento enquanto liderança, começou antes. Ela foi coordenadora de associação comercial, liderou movimentos no bairro onde mora e é atuante em diversos conselhos municipais, sempre com um objetivo: fazer o bem em prol da coletividade. “Só é bom para um quando é bom para todos. Por isso, sempre estive envolvida nessas causas e eu acredito muito nas ações que são realizadas pelo Sebrae. Ao receber o convite para participar do Líderes, não pensei duas vezes e aceitei sair lá do Mato Grosso do Sul para vir até Foz do Iguaçu”, enfatiza Eliane.

Um dos participantes pela região Leste de MS foi o presidente da Associação Integra Costa Leste do Mato Grosso do Sul (AICL), Joaquim Romero Barbosa. A entidade é composta por 11 municípios na divisão com o estado de São Paulo e tem uma relevante representação regional. Para Barbosa, participar do evento deu a possibilidade de continuar se capacitando nesta temática. “Estamos sempre aprimorando nossos conhecimentos para passar para nossos diretores da Associação Integra Costa Leste e para os eixos que nós possuímos na parte turismo, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Me surpreendeu a qualidade das palestras, gostei de todas. Também encontrei líderes de várias cidades e vamos levar na bagagem muitos conhecimentos para nossa Região”, pontuou.

Para outro participante do encontro, já da região Oeste, o secretário Municipal de Finanças, da Prefeitura de Nioaque, foi a primeira vez  que participou de um evento voltado à liderança. “É uma oportunidade única poder participar de um evento desses, ainda mais com a qualidade de organização do Sebrae. Foram dois dias em que ouvimos palestrantes renomados que transmitiram conhecimento das inovações de liderança que ajudam na tomada de decisões, como ter uma liderança flexível e mais humana, explicado por pessoas com experiências que deram certo, sendo eu um multiplicador do aprendizado adquirido”, disse o secretário.

Por fim, na região Sul, o presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante, Rodrigo Jeferson Trambuch, reforçou a importância do papel de um líder no desenvolvimento de um território. “O mundo precisa de líderes que reconheçam o seu papel de conectar pessoas. E é esta capacidade de unir diversas vozes, pessoas, é que promove a transformação de uma região e o seu desenvolvimento. E a melhor forma de ajudar a minha região, o Território da Grande Dourados, e principalmente a minha cidade de Rio Brilhante, e mais precisamente a Associação Empresarial de Rio Brilhante é conectando pessoas com o mesmo propósito, para uma mesma direção: fazer da nossa região o melhor lugar para se Viver, Empreender e Inovar.  Ser um líder que conecta líderes”, finalizou.

Programação

Iniciada nesta segunda-feira (29), a programação do Líderes em Movimento contou com a participação de diversos especialistas do Brasil e do mundo. Dentre eles, estavam nomes como a doutora em neurociência, Marcia Abel; o astronauta da Nasa, Ron Garan; a ativista palestina Majd Mashharawi; o médico Eugênio Mussak; o palestrante da ONU, Peter Kronstrom; e a banda de jazz Marcelo Torres Jazz Band, dentre outros.

Houve ainda palcos simultâneos com os temas: comunicação digital; desenvolvimento territorial; individualidade coletiva; líder futurista; e liderança no desenvolvimento setorial.

Todas as soluções do Polo de Liderança Sebrae estão disponíveis para acesso no link: www.polodeliderancasebrae.com.br/.

Sebrae-MS


Compartilhar