Carta de vinhos da rainha: Conheça quais eram as bebidas preferidas de Elizabeth

14 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Elizabeth II não é fã de comer, mas tinha uma rotina específica de bebidas alcoólicas que consome diariamente 

No trono há 70 anos, a rainha da Inglaterra ficou conhecida por seus looks de cores fortes. Mas não é só isso que marca a personalidade da monarca. Ela também é conhecida por gostar de boas bebidas. Elizabeth faleceu no último dia 8 de setembro, aos 96 anos. 

Mas você sabe quais eram os vinhos preferidos da rainha Elizabeth?

Quais as bebidas que a rainha Elizabeth bebia todos os dias?

Com 96 anos de idade e 70 de reinado, a rainha recebeu orientações médicas para diminuir a ingestão de álcool. Afinal, ela tem o hábito de consumir algumas doses diariamente. Para manter Elizabeth 2ª na melhor forma possível, os médicos a deram essa orientação. 

Mas você sabe o que a rainha gostava de beber? Em entrevista à revista Vanity Fair, o ex-chef de cozinha do Palácio de Buckingham, Darren McGrady, contou que são 4 os drinks que fazem parte da rotina diária de Elizabeth II. 

Trata-se de: 1 drink à base de gin, antes do almoço. Durante a refeição, 1 dry Martini e 1 taça de vinho tinto logo após. Para finalizar o dia, 1 taça de champanhe antes de dormir.

Inclusive, em outra entrevista, desta vez ao The Telegraph, um jornal londrino, McGrady, afirmou que a rainha não é fã de comer. 

Em contrapartida, o menu diário de bebidas alcoólicas da rainha é bem específico. O hábito é até visto como um “segredo” para a longevidade.

Quais são os vinhos preferidos da rainha Elizabeth?

Segundo revelou a sommelier da Família Real, Pippa Penny, em entrevista ao Express do Reino Unido, esse menu tão específico tem o que há de melhor. 

As bebidas que chegam à mesa da rainha e da sua família no Palácio de Buckinham fazem parte de uma lista nada extensa. Nela estão rótulos da vinícola chilena Doña Javiera. 

São 4 os vinhos queridinhos da rainha: Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Esses são os únicos vinhos consumidos tanto no palácio quanto no parlamento britânico. 

Vale ressaltar que, na Inglaterra, o vinho sul-americano é distribuído pela Berry Bros. & Rudd. A empresa tem o selo de aprovação real, permitindo a comercialização no palácio e no parlamento. 

Qual é o vinho preferido da rainha Elizabeth?

Pippa Penny não revelou o vinho, especificamente, preferido de Elizabeth. No entanto, a sommelier afirma que o champanhe Pol Roger é o favorito da realeza. 

A bebida foi servida na recepção oficial do almoço realizado após o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, em 2018. O champanhe também foi servido no casamento do príncipe William e Kate Middleton, em 2011. 

Porém, segundo especialistas, são da Moldávia os vinhos preferidos da rainha. Sabe-se que entre eles estão 2 rótulos: o Equinox 5 Elemente e o Imperial Vin Reserve Cabernet. 

O 1º rótulo tem 92 pontos no site Winestatistics. Trata-se de um blend de 5 uvas: 23% merlot, 23% malbec, 19% rara neagra, 18% carménère e 17% Shiraz. 

Cada uma dessas cepas é envelhecida separadamente por 22 meses em barris de carvalho. 

Já o 2º rótulo, o Imperial Vin Reserve Cabernet, custa R$ 107. Em 2021, esse vinho foi premiado com a medalha de prata no concurso Mundus Vini International Wine Award. 

Esse vinho é feito com uvas cabernet sauvignon e a maturação de 12 meses em barris de carvalho francês.

A Moldávia, produtora de vinhos queridos por Elizabeth II

Com pouco mais de 2,6 milhões de habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Banco Mundial em 2020, a Moldávia é um pequeno país localizado no leste europeu. A produção de vinho chama a atenção do mundo, afinal, reúne os melhores produtores. 

A tradição vinícola da Moldávia tem mais de 5 mil anos. A história revela que a atividade foi levada para o local por meio de colonizadores gregos. Com a invasão do Império Romano, o processo foi aperfeiçoado. 

Atualmente, existem cerca de 142 vinhedos na Moldávia. Desses, 23 recebem turistas para visitar e conhecer os processos de produção, além de degustar os vinhos. 

A adega da Família Real britânica 

Apreciadores de bons vinhos e champanhes, começando pela matriarca, a família real da Inglaterra tem uma adega de respeito. A coleção é avaliada em mais de £ 2 milhões. 

Penny revelou ainda que a realeza tem compradores de vinho exclusivos. Essas pessoas fazem pesquisas e adquirem garrafas cujo valor gira em torno de £ 50. 

Apesar disso, esses vinhos ficam entre 10 ou 25 anos armazenados. Quando chega o momento de consumi-los, os valores chegam a £ 250 ou mais.

Por Felipe Murray


Compartilhar