Ciclone arranca árvores, deixa ruas inundadas e casas e carros destruídos no Sul; veja imagens

Ciclone arranca árvores, deixa ruas inundadas e casas e carros destruídos no Sul; veja imagens

13 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Passagem do fenômeno provocou estragos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

  • Redação Terra Redação Terra

13 jul2023 – 08h49

(atualizado às 10h16)

Compartilhar

Ver comentários

Ciclone extratropical: registros mostram força do vento e destruição no Sul do Brasil:

Duration 1:08

A passagem do ciclone extratropical provocou estragos entre a noite de quarta-feira, 12, e a manhã desta quinta-feira, 13, nos estados do Sul do Brasil.

Fortes chuvas e ventos foram registrados em vários municípios catarinenses, com danos em rodovias e árvores derrubadas. Em Chapecó, há ruas inundadas e casas e carros destruídos por árvores arrancadas pelos ventos.

Notícias relacionadas

Ciclone ainda provoca ventania no Brasil nesta quinta Inmet põe RS e SC em alerta de “grande perigo” por causa de ciclone

Ciclone extratropical voltará a atingir Sul do País; veja previsão

O fenômeno também causou impactos em 28 cidades do Rio Grande do Sul, onde foram registrados 388 mil pontos sem energia elétrica, segundo a Defesa Civil.

Queda de árvore em Xanxerê (SC)
Queda de árvore em Xanxerê (SC)Foto: Divulgação/Defesa Civil

Foram registrados ventos de quase 100 km/h, e o nível do rio Caí elevou-se de 7,92 metros para 10,44 metros na tarde de ontem, e outros cursos d’água também correm risco de transbordamento.

Postes em Xanrerê (SC)
Postes em Xanrerê (SC)Foto: Divulgação/Defesa Civil

Ciclone traz ventania e chuva

O ciclone já tem se direcionado em direção ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira, 13, mas seus impactos serão sentidos até o fim desta semana, afirmam meteorologistas. Desde o litoral gaúcho até a costa do Rio de Janeiro, deve haver vento forte e chuva. Já a frente fria avança até parte do Centro-Oeste.

São esperadas chuvas intensas e ventos fortes capazes de gerar transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, na região dos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil do Estado.

Em Santa Catarina, há risco de fortes ventanias e queda de granizo e neve durante a noite desta quinta-feira nas áreas mais altas do Planalto Sul. Na sexta-feira, 14 e no sábado, 15, a temperatura cai ainda mais e pode gear nos três Estados da Região Sul, de acordo com o Climatempo.

*Com informações da Ansa e Estadão Conteúdo.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Redação Terra


Compartilhar