Cineclube da Cênica tem sessão gratuita nesta quinta, 25

25 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Filme ‘Jorginho Guinle: $ó se Vive Uma Vez’ será exibido às 19h30, na sede de coletivo teatral rio-pretense, seguida de bate-papo com professor e pesquisador Diógenes Sgarbi

Dando sequência ao Cineclube do Projeto Território Cênico 2022, com curadoria e mediação do professor e pesquisador Diógenes Sgarbi, especializado em ciências sociais, a Cênica promove nesta quinta, dia 25 de agosto, a exibição do filme “Jorginho Guinle: $ó se Vive Uma Vez”. A sessão acontece às 19h30, na sede do coletivo teatral, no Jardim dos Seixas, em São José do Rio Preto. A entrada é gratuita e depois da sessão tem bate-papo sobre a obra com Sgarbi.

O docudrama de 2019 é dirigido por Otávio Escobar, que assina o roteiro junto a Duda Ribeiro. No elenco, Saulo Segreto, Guilhermina Guinle e Letícia Spiller. A obra trata da vida de Jorge Eduardo Guinle, que ficou conhecido, ao longo de sua vida, como um dos maiores playboys cariocas. Gozando do patrimônio de sua família abastada, ele circulou entre os melhores bares e boates, criando uma gama de contatos que o consagraram como o primeiro “promoter” do país. Jorginho, como era conhecido, mantinha amizades próximas com grandes estrelas internacionais como Rita Hayworth e Kim Novak, e foi o responsável por trazê-las para as terras tupiniquins.

O bate-papo com a plateia depois da exibição irá abordar as particularidades da sociedade brasileira a partir da biografia de Guinle, uma das pessoas mais ricas do país no século XX. O intuito é compreender nossos problemas sociais por meio de uma análise crítica sobre o tipo de burguesia que se formou historicamente no Brasil.

A programação do Cineclube vai até 15 de setembro, com exibições mensais, sempre às quintas-feiras, totalizando quatro longas. Em setembro, será exibido o filme “Entreatos”, (2004, documentário, 1h56min, livre), direção de João Moreira Salles.

Intervenção

A noite será aberta com a intervenção poética “Pé de Poesia”, resultado da oficina ministrada dentro do projeto pela atriz e dançarina Andrea Capelli e inspirada na obra de Manoel de Barros. A ação começa às 19 horas, também com entrada franca.

Sobre o projeto

Território Cênico é um projeto permanente de formação e difusão artístico-cultural realizado pela Cênica. Nesta edição, o projeto retoma o formato presencial e é viabilizado pelo ProAC Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes. Dentro da programação, além do Cineclube serão realizados ainda um intercâmbio, um show musical e a feira feminista de economia criativa e solidária idealizada pelo coletivo Primavera nos Dentes.

O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração de equipe de gestão e artistas envolvidos e à produção e edição de vídeo documental.

SERVIÇO:

Projeto Território Cênico 2022

Quando: Quinta, 25/8, a partir das 19h

Onde: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 265, Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto/SP) e Praça das Rosas (Avenida das Hortênsias, em frente ao Colégio Criarte, a 50 metros da Sede Cênica)

Grátis

PROGRAMAÇÃO

19h: Intervenção poética “Pé de Poesia”, com coordenação de Andrea Capelli

19h30: Cineclube: Filme “Jorginho Guinle: $ó se Vive Uma Vez” (2019, docudrama, 1h31min, 14 anos)

Direção, Otávio Escobar; roteiro, Otávio Escobar e Duda Ribeiro; elenco, Saulo Segreto, Guilhermina Guinle e Letícia Spiller

Sinopse: Jorge Eduardo Guinle ficou conhecido, ao longo de sua vida, como um dos maiores playboys cariocas. Gozando do patrimônio de sua família abastada, ele circulou entre os melhores bares e boates da cidade, criando uma gama de contatos que o consagraram como o primeiro “promoter” do país. Jorginho, como era conhecido, mantinha amizades próximas com grandes estrelas internacionais como Rita Hayworth e Kim Novak, e foi o responsável por trazê-las para as terras tupiniquins.

Após sessão, bate-papo sobre as particularidades da sociedade brasileira a partir da biografia de uma das pessoas mais ricas do país no séc. XX. O intuito é compreender nossos problemas sociais por meio de uma análise crítica sobre o tipo de burguesia que se formou historicamente no Brasil.

Siga a Cênica na internet: https://cenica.com.br | YouTube: /ciacenica | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica

Por Grazeial Delalibera


Compartilhar