Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.200 animais em etapa de Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 1.200 animais em etapa de Campo Grande (MS)

30 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No dia 10 de novembro, a cidade de Campo Grande (MS) foi palco das avaliações de carcaça da 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade. A unidade 1 do frigorífico Friboi no município contou com a participação de 11 pecuaristas, que inscreveram 1.217 animais. O principal destaque foi a avaliação de animais jovens e com boa cobertura de gordura. A edição do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo tem o apoio Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

André Locateli, gerente executivo da ACNB, informa que “a etapa de Campo Grande foi uma das que tiveram maior participação, tanto em número de animais quanto em número de pecuaristas”. Ele ainda destaca que “não foi apenas quantidade que esteve presente na 19ª etapa, mas muita qualidade também”. Foram 1.113 machos participantes – sendo 985 não castrados e 128 castrados –, além de 104 fêmeas.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Os machos avaliados apresentaram até dois dentes incisivos permanentes – ou cerca de dois anos de idade – em 92% dos casos, sendo que 53% desse total possuía dentição de leite completa – ou menos de dois anos de idade. Dos 1.113 machos, 97% pesou mais de 18 arrobas – o que elevou a média para 21,3 arrobas. Por fim, 74% dos bovinos apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O campeonato foi vencido por Colpar Participações S.A., grupo detentor da Fazenda Dois Irmãos, localizada em Naviraí (MS), que recebeu a Medalha de Ouro pela qualidade superior de seus animais. A Medalha de Prata foi entregue a Eros Felipe, da Fazenda Girua, que fica localizada em Rio Verde do Mato Grosso (MS). O terceiro lugar e a Medalha de Bronze ficaram com Tereza Cristina Pedrossian Cortada Amorim, proprietária da Fazenda Nova Campina, de Jaraguari (MS).

Para receber o melhor prêmio do campeonato, a Colpar Participações apostou na apresentação de lotes de machos castrados, o que a fez, além de vencer o campeonato, receber também a Medalha Ouro Branco. Carcaças reconhecidas com a Medalha Ouro Branco passam pela coleta de uma amostra de suas carnes, para a realização de análises laboratoriais e para a reunião de informações sobre a qualidade da carne dos animais da raça Nelore, principalmente nas características sensoriais.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

Entre as mais de 100 fêmeas Nelore avaliadas, 99% possuía até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade –, sendo que 71% tinha dentição de leite completa – menos de dois anos de idade. De todas as fêmeas, 100% apresentou cobertura de gordura mediana. As fêmeas pesaram mais de 14 arrobas, elevando a média para 16,3 arrobas.

O campeonato de fêmeas teve Braz Aristeu de Lima, da Fazenda Santa Amélia, de Santa Rita do Pardo (MS), como vencedor. Dona da Medalha de Ouro na etapa, a Fazenda Santa Amélia foi Campeã Nacional em Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas de 2020.

Calendário nacional

A próxima etapa nacional do Circuito acontece na seguinte data:

  • 06 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
  • 08 de dezembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Por Graziele Oliveira


Compartilhar