COLÉGIO SANTO AMÉRICO LANÇA PROJETO CONVIVA

COLÉGIO SANTO AMÉRICO LANÇA PROJETO CONVIVA

27 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Iniciativa visa a promover um ambiente emocional seguro e saudável

Por intermédio de sua Pastoral, o Colégio Santo Américo lançou nesta terça-feira, 25 de outubro, o projeto ConViva, criado para promover ações e formações que privilegiem um ambiente emocional saudável para toda a comunidade escolar.

O ConViva reunirá parceiros, alunos e ex-alunos para conversas e encontros que têm como objetivo o debate de temas de interesse dos alunos. “Desde o início o projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos. Eles opinaram sobre temas de conversas, layout da sala ConViva, formato do projeto e explanaram sobre o que acreditam ser importante para a formação humana dos alunos do Santo Américo”, conta Thiago Dianezi, coordenador da Pastoral do colégio e responsável pelo projeto.

O primeiro encontro promovido pelo projeto reuniu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio com ex-alunos do Santo Américo e o monge beneditino Irmão Samuel para conversar sobre “Projeto de Vida”, tema de muito interesse para os alunos que se preparam para decidir o que desejam para o futuro profissional e pessoal.

O projeto irá atender, também, pais de alunos, professores e tutores, com encontros com profissionais de diferentes áreas para tratar de assuntos como saúde mental, limites e frustrações, habilidades socioemocionais, uso de tecnologias e compulsões em geral, sociodrama, entre outros.

O ConViva terá alunos atuando como líderes de suas turmas e que terão a missão de amplificar e difundir o tema debatido nos encontros. “O assunto abordado com profissionais convidados será levado para os demais alunos por intermédio dos líderes. Eles serão os responsáveis por alimentar suas turmas com as informações recebidas e seguir promovendo um debate amplo e saudável”, explica Thiago.

Em parceria com o CSA Acolhe, projeto criado para identificar as necessidades emocionais da comunidade escolar e realizar as devidas intervenções, o ConViva chega para complementar o trabalho do CSA Acolhe e promover ações de resposta às questões identificadas.

“O ConViva é um canal de escuta, um dos valores beneditinos do Santo Américo, mas é também um potente canal de voz para nossos alunos”, finaliza Thiago.  

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.

Por Fátima Lopes


Compartilhar